Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

BOLIVIANOS SÃO CADA VEZ MAIS PARCEIROS COMERCIAIS IMPORTANTES PARA RONDÔNIA - Por Sérgio Pires


BOLIVIANOS SÃO CADA VEZ MAIS PARCEIROS COMERCIAIS IMPORTANTES PARA RONDÔNIA - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

BOLIVIANOS SÃO CADA VEZ MAIS PARCEIROS
COMERCIAIS IMPORTANTES PARA RONDÔNIA

Eles querem nossos produtos; usar nossos portos para que possam escoar sua produção; querem nosso calcário, para correção do solo e melhoria das pastagens para o gado; querem apoio em assistência técnica. Em troca, oferecem sal de qualidade (só com o sal que compraremos deles, teremos uma economia anual de 20 milhões de reais para os produtores de gado de Rondônia) e uma longa parceria comercial, importante para eles e também para nós. Os bolivianos estão chegando, com boas propostas de negócios, onde Rondônia tem muito a ganhar. A caminhada é longa, porque as conversas comerciais tinham praticamente estagnado há cerca de 15 anos, mas reacenderam agora. Claro que os méritos devem ser divididos entre muita gente, mas há três personagens do nosso lado que merecem destaque especial. Um deles é o vice governador Daniel Pereira, que não desistiu até conseguir colocar as negociações bilaterais num novo patamar. Outro, o deputado Luiz Cláudio, que tem sido um dos principais parceiros do agronegócio rondoniense. O terceiro personagem é um empresário de visão, que se mexeu, investiu, visitou, abriu portas e agora torna-se um dos mais importantes parceiros dos produtores bolivianos: César Cassol, o homem do calcário. Em encontro recente, em Rondônia, as negociações avançaram bastante, quando vários empresários da Bolívia se reuniram com brasileiros, para começaram a ampliação dos negócios entre os dois países. O jantar foi em Rolim de Moura, promovido por César Cassol.

E ele está otimista! Depois de se reunir com autoridades, lideranças da produção da Bolívia e os próprios produtores, César começa a expandir a parceria, ajudando nossos vizinhos a enriquecer o solo com calcário de qualidade, que vai melhorar o sistema de plantio e também o da criação de gado. Os primeiros negócios concretos envolveram 18 mil toneladas de calcário vendidas aos bolivianos. Eles já nos mandaram as primeiras toneladas de sal. Mas isso será, pelo que parece, apenas a ponta do iceberg. Os números das transações bilaterais poderão ser superlativos, se os governos dos dois países continuarem apoiando, como o de Rondônia tem feito, para crescimento das metas de negócios e perspectivas de expansão comercial dos dois lados da fronteira. A economia boliviana tem crescido e o caminho de grandes transações está aberto. O que se espera é que não aconteça o que houve no passado, quando o diálogo comercial parou, sem explicação lógica. Agora, em novos tempos, a Bolívia pode ser um grande parceiro comercial. Daniel  Pereira, Luiz Cláudio, César Cassol e muitos outros rondonienses já entenderam isso. Agora, então, é hora de faturar com os nossos vizinhos!

TUDO MENTIRA

É de apavorar! As 12 principais notícias divulgadas nas redes sociais sobre a Lava Jato são...falsas. Isso mesmo. A mentira, a vilania, a maldade, a falta de respeito e de vergonha na cara, está mostrando a verdadeira face (com o perdão do trocadilho), de milhões de brasileiros que usam as redes sociais para plantar inverdades. A situação chegou a tal ponto que alguns sites nacionais já criaram espaços para separar o que é verdade do que é mentiroso. É uma sucessão de canalhices que deveriam envergonhar quem as cria, mas, ao contrário, quanto mais absurda e tenebrosa, mais a notícia inventada é tida como verdadeira, pelos ignorantes e incautos, que não checam as informações, algumas delas claramente esdrúxulas. Há milhares. Uma delas,apenas como exemplo, é risível, embora tenha tido grande crédito: a de que o ex Presidente Lula estaria negociando uma delação premiada, para acabar com ministros, magistrados, amigos e inimigos. Um absurdo desses é compartilhado milhares de vezes, como se fosse verdade. As redes sociais estão se tornando um grande perigo. Incontrolável, aliás!

VIADUTOS: CONTRA O TEMPO

O Dnit está tentando recuperar o tempo perdido. Pelo menos nas obras dos dois viadutos sobre a BR 364, na altura da Campos Sales, no bairro Eletronorte. No final de semana e até na segunda, feriado municipal, as máquinas da empresa contratada trabalharam duro, sem parar, preparando o terreno para o término de uma pista lateral, necessária para que a pista seja desviada, quando então serão feitas as obras de elevação das duas pistas normais, que passarão sobre os esqueletos de viadutos, já prontos há alguns anos. Há nove atrás, foi assinado o contrato para a construção dos viadutos em Porto Velho. No ano seguinte, 2009, os primeiros trabalhos começaram. A partir daí, deu tudo errado. A ponto de  engenheiros designados pelo CREA terem visitado as obras dos dois viadutos então prontos na Campo Sales, praticamente jogados no meio das pistas e considerado que eles deveriam ser demolidos. Agora, contudo, o Dnit volta ao projeto original e começa a realizar o trabalho, que culminará com um trânsito muito melhor, depois da conclusão da complexa obra. Agora vai?

O ROLO DA LEI DOS TÁXIS 

O senador Acir Gurgacz vai enfrentar a primeira pressão, vinda de profissionais do setor, em relação ao projeto de sua autoria, que proíbe os táxis lotação e cria barreiras para a ação de taxistas em alguns setores, como o transporte de intermunicipal de passageiros e carga e outras questões semelhantes. Esse assunto, aliás, foi o principal mote para a nova briga entre ele e o também senador Ivo Cassol, com troca de duras farpas na semana passada. Ambos divulgaram vídeos nas redes sociais, com duras críticas mútuas. Cassol contra o projeto apresentado por Acir e já aprovado em comissões do Senado. O senador e empresário de Ji-Paraná, rebatendo Cassol, bate na tecla que não mexeu numa lei que já existe, mas apenas propôs sanções mais duras para os chamados piratas. O que, aliás, Cassol e lideranças do setor dos táxis contestam com veemência, ambos afirmando que a lei mudou sim e que significará graves prejuízos à categoria. Ou seja, a discussão ainda vai longe.

MANIFESTAÇÃO EM JI-PARANÁ

Taxistas da região central do Estado estão convocando seus colegas para uma grande manifestação de protesto ao projeto, nesta próxima sexta, em Ji-Paraná, exatamente a cidade que é base eleitoral de Gurgacz. O polêmico projeto de Gurgacz, incluído no Código de Trânsito,  estabelece duras multas e até apreensão do veículo e perda da licença, ao taxista que fizer  o transporte remunerado não licenciado de pessoas ou bens qualificadas, em todo o território nacional. Um dos líderes do movimento é Maurício Santana, presidente da Federação das Associações de Transporte Público Alternativo de Rondônia (Fetaron). Segundo ele, a matéria apresentada por Acir no Senado vai afetar e inviabilizar o transporte intermunicipal de passageiros, causando prejuízos imensos a todos os profissionais que atuam no setor. O senador Acir Gurgacz nega que seu projeto prejudique os taxistas, pois, segundo ele, proíbe apenas ações daqueles que trabalham de forma ilegal. É o que ele tem repetido em artigos que publicou em seu jornal, o Diário da Amazônia e nas entrevistas em sua emissora de TV, a Rede TV!, dadas por taxistas que o apoiam. Os dois lados marcam suas posições...

O MÉDICO DOS 15 LIVROS

Empresário de sucesso, comandando um dos mais respeitados hospitais do Estado (o Hospital Central), o médico Viriato Moura é também um amante das artes e das letras. São conhecidos e elogiados seus quadros, pinturas que encantam a quem as vê, da mesma forma como fazem sucesso seus livros. Pois essa semana, o médico/escritor/artista lançou mais uma obra, dentro do Festival de Literatura da Amazônia. Trata-se da 15ª publicação assinada por Viriato. É o talento e a dedicação às artes e à literatura, que fez com que esse rondoniense apaixonado por sua terra, publicasse  seis dos seus livros em apenas seis meses. Médico, escritor, artista plástico, encantado com a filosofia, contista e pensador, Viriato Moura é daquelas figuras multifacetadas, que atuam com destaque dentro da sua profissão, mas também se destacam em várias atividades que enriquecem a cultura do nosso Estado. Vale a pena ler as escritas dele. Viriato é mais um dos grandes talentos que essa terra recebeu (ele chegou aqui com dois anos de idade) e viu se transformar numa figura de destaque em nossa coletividade.

BOLIVIANOS SÃO CADA VEZ MAIS PARCEIROS COMERCIAIS IMPORTANTES PARA RONDÔNIA - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião


 

MEDICAMENTOS DA NATUREZA

Porto Velho vai sediar mais um grande encontro científico, promovido pela Unir, Fiocruz e vários parceiros. A segunda edição do simpósio sobre nanobiotecnologia e biodiversidade de Rondônia vai trazer vários palestrantes de peso, nessas áreas, além de abrir as portas para a participação gratuita de 250 participantes. O evento se realiza  entre os dias 24 e 27 deste mês, na Faculdade do Porto (FGV). No encontro, serão discutidos caminhos e inovações na área da nanobioteclogia, que pode ajudar a Ciência e a Medicina, inclusive com os estudos relacionados com medicamentos produzidos pela natureza e que têm sido de grande valia para salvar vidas. Os promotores do evento estão contando com o apoio de várias empresas e patrocinadores, mas ainda precisam de uma parceria para o patrocínio do coffee breake, agendado para os participantes. Contatos sobre o evento e para fechamento de parcerias, com a doutora Cleópatra Caldeira, no celular 99282.1243.

HÉVERTON E OS INTERNAUTAS

As enquetes realizadas pelos sites de notícias (por aqui o pioneiro foi o Rondônia Dinâmica), claro que não dão norte científico sobre eventuais candidaturas, mas ao menos deixam claro o que ao menos parte do público leitor pensa. Nas várias perguntas sobre candidatos ao Governo, por exemplo, os três principais nomes na pré disputa, foram os mais votados pelos internautas: Ivo Cassol, Maurão de Carvalho e Acir Gurgacz, demonstrando que esse público está acompanhando de perto a evolução dessa fase, que antecede a corrida eleitoral do ano que vem. Há outros nomes, contudo, que não estão oficialmente na corrida, mas quando perguntado sobre eles, o internauta também opina. No caso do promotor de Justiça Héverton Aguiar, uma possibilidade ainda não concreta na disputa de 2018, sua aprovação foi surpreendente. O mesmo site recebeu centenas de “votos”, que aprovaram, em sua grande maioria, o nome de Héverton, caso ele decida mesmo disputar o Governo. Três em cada quatro participantes da  enquete,  disseram que poderiam votar nele, caso se candidate. Não é científico, mas...

PERGUNTINHA

Depois de tantos massacres registrados nos Estados Unidos, incluindo o da segunda-feira, com  dezenas de mortos e centenas de feridos, por apenas um atirador, você se mantém a favor da liberação das armas no Brasil ou mudou de ideia?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)