Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bolívia busca experiência brasileira no apoio à agricultura familiar


As políticas implementadas pelo governo brasileiro para o fortalecimento da agricultura familiar deverão ajudar a Bolívia a fomentar o desenvolvimento rural da região, uma vez que 80% da agricultura boliviana tem como base a estrutura familiar. Em reunião técnica realizada naquele país na última semana, ficou acertado que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) capacitará o governo boliviano para ações de apoio aos pequenos produtores.

A expectativa é de que o projeto tenha início ainda neste semestre, com duração de até dois anos. O acordo prevê ao menos outras duas visitas à Bolívia - uma para fazer o diagnóstico da realidade local e outra para capacitação dos profissionais bolivianos.

Nesta primeira visita, a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ferramentas de políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar e nutricional com desenvolvimento local.

"Destacamos as ações em que utilizamos o que é produzido pela agricultura familiar para combater a insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que garantimos a comercialização e a renda ao produtor. A intenção é passar a experiência que temos, para que as ações sejam adequadas à realidade boliviana", ressalta a superintendente.

Desde a implantação do PAA, em 2003, até 2015, a Conab já investiu R$ 3,6 bilhões de reais no apoio à comercialização da produção 2,5 milhões de toneladas de alimentos produzidos por mais de 400 mil famílias de pequenos agricultores. Executado pela Conab e também por Estados e municípios com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o PAA proporciona a compra direta de produtos de agricultores familiares, por meio de suas associações ou cooperativas, garantindo renda a esses trabalhadores. Os alimentos são doados para a rede socioassistencial de todo o país, para atendimento a segmentos da população que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, complementando também a merenda da rede pública de ensino.

Ações de análise e acompanhamento de mercado

Além das ações com foco na agricultura familiar, os representantes do governo da Bolívia também demonstraram interesse em conhecer a expertise brasileira na análise e acompanhamento de mercado, apresentada pelo superintendnte de Gestão da Oferta da Conab, Wellington Teixeira.

Esse acompanhamento é utilizado pelo governo federal na definição de políticas públicas para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar do país.

Fonte: CONAB

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)