Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Boas práticas do TCE-RO são destacadas pela Atricon na entrega de Certificado de Garantia de Qualidade do MMD-TC


O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio do seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva, recebeu na última terça-feira (17) o Certificado de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), expedido pela comissão designada pela Associação Nacional dos TCs (Atricon) e composta pelo conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), pela conselheira-substituta Maria de Jesus (TCE-AC) e pelo assessor da entidade nacional, Rômulo Lins.

O ato ocorreu na sede da Corte de Contas, em Porto Velho, e contou com a presença do conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, vice-presidente do TCE-RO, além de servidores do Tribunal de Contas rondoniense que compuseram a equipe de autoavaliação da instituição.

O certificado comprova que a Corte de Contas de Rondônia passou por uma revisão externa dos seus pares (outros TCs) e que, portanto, na aplicação do MMD-TC, segue as orientações da Atricon e as melhores práticas internacionais de controle e auditoria pública.

Durante o ato, o conselheiro Gilberto Jales, coordenador da comissão de avaliação da Atricon, enalteceu o trabalho realizado pelo TCE rondoniense, um Tribunal de Contas, segundo ele, moderno e atuante, com procedimentos, normativos, ações e sistemas tecnológicos que figuram em alto grau de excelência, servindo como modelo para os tribunais coirmãos.

BOAS PRÁTICAS

Entre as boas práticas verificadas e atestadas, a comissão pontuou duas consideradas referências para o Sistema de Controle Externo Nacional, sendo uma delas o processo seletivo para provimento de cargos em comissão, introduzido em 2016 e destacado por seu aspecto moralizador, inovador e democrático, em sintonia ainda com princípios constitucionais e administrativos.

Outra boa prática apontada foi a gestão de auditorias por projetos a partir da consolidação de cinco subprojetos para a composição das prestações de contas anuais dos gestores municipais, que, este ano, para sua realização demandou uma força-tarefa com auditorias nos 52 municípios. Essa medida é fundamentada no Manual de Auditoria do TCE-RO e está em conformidade com os padrões internacionais das entidades superiores de fiscalização (ISSAI 100 e 200), bem como atende diretrizes da própria Atricon.

Ainda durante o ato de entrega do Certificado de Garantia de Qualidade ao TCE-RO, o conselheiro presidente Edilson de Sousa agradeceu a forma cortês, mas profundamente técnica e científica com que a comissão da Atricon atuou durante toda a avaliação dos critérios do MMD-TC, que, segundo o presidente, se constitui em ação essencial visando diagnosticar e possibilitar os avanços necessários às melhores práticas de controle externo por parte dos TCs.

CONSOLIDAÇÃO

O Marco de Medição de Desempenho busca permitir a consolidação de conhecimento científico mais aprofundado sobre os Tribunais de Contas, facilitando, entre outras ações, a elaboração dos seus planejamentos estratégicos. O resultado de todos os TCs será apresentado, de forma consolidada, sem identificação individual, no XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 22 a 24 de novembro de 2017, em Goiânia (GO).

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)