Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Bloco Pirarucu do Madeira esta pronto para desfilar - Por Zekatraca


 

Gente de Opinião

Bloco Pirarucu do Madeira
esta pronto para desfilar

 
 
O carnaval tradicional, aquele que não precisa de trio elétrico e nem de banda em cima de caminhão de som, para animar os foliões, segundo sua principal incentivadora a jornalista blogueira Luciana Oliveira, está “prontinho da silva” para desfilar pelas ruas que formam o circuito Caiari, no próximo domingo dia 4, com o cortejo do bloco “Pirarucu do Madeira”
 
A concentração do cordão idealizado pelo advogado Ernani Segismundo está marcada, para começar as três horas da tarde, na rua Pinheiro Machado em frente o Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco. A Banda “Pirarucu Escamado” realizou ensaio geral na noite da última quarta feira e afinou o repertório, baseado em frevos pernambucanos e marchinhas do carnaval tradicional e marchas-rancho, sob o comando do maestro Silvinho Santos o que garante um desfile dos mais animados dos últimos anos.
 
Luciana Oliveira desenvolveu pesquisa, sobre entidades carnavalescas que fizeram sucesso no carnaval de Porto Velho desde os idos da década de 1920, até os anos sessenta e assim, vai colocar no Circuito Caiari estandartes, lembrando blocos: Da Dona Jóia; Rei da Selva; escola de samba “Deixa Falar”; escola de samba O Triângulo Não Morreu, bloco da Cobra; bloco Das Piranhas; Oxerevasuse. Bloco Lira do Amor; bloco do Purgatório; bloco 812; bloco Seca Buteco; bloco Escorrega La Vai Um entre outros. “Esses blocos acompanharam o crescimento da cidade, por isso merecem nossa homenagem”, disse Luciana.

Considerado o bloco mais democrático da Amazônia já que não comercializa abada e nem tão pouco bebidas, o Pirarucu do Madeira a cada ano que passa, ou a cada carnaval, vem se consolidando como o verdadeiro representante do carnaval de outrora praticado pelos foliões de Porto Velho. “Podemos dizer, que o Pirarucu, é o bloco de todos nós”, palavras da presidente da Banda do Vai Quem Quer. 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Não sei se é porque 2018, é ano eleitoral, mas, o que está acontecendo entre os governo estadual e municipal de Porto Velho é algo que nesses meus anos todos de carnaval, nunca assisti.
 
*******
Li uma matéria no site O Rondoniense, dando conta que as entidades Sejucel e Funcultural, andam se estranhando no sentido, de cada uma querer ser a mãe dos apoios, que os blocos e escolas de samba receberão para realizar seus desfiles no carnaval deste ano.
 
*******
Já pensou! Os dois órgãos governamentais, Sejucel e Funcultural querem por que querem, cada um, ser responsável pela contratação de GRADES e BANHEIROS QUÍMICOS que servirão os foliões dos blocos carnavalescos de Porto Velho.
 
*******
Se realmente as duas entidades resolverem colocar cada uma, os banheiros, com certeza, pela primeira vez, não veremos nenhum folião MIJANDO no meio da rua durantes o carnaval. Porto Velho passara a ser a única capital brasileira, onde os foliões carnavalescos não MIJAM na rua de jeito nenhum.
 
*******
Vai ser tanto banheiro químico espalhado pelas ruas da cidade, que o folião não terá oportunidade, nem que a vaca tussa, de balançar o “bilau” para alguém
 
*******
Acho que vamos assistir “bizarramente”, representantes da Funcultural e da Sejucel nas esquinas, oferecendo Banheiro Químico para o folião MIJAR. “Hei folião MIJA aqui no banheiro da Funcultural”. Hei ô ô a MIJADA no banheiro da Sejucel é melhor.
 
*******
MIJE no meu banheiro e ganhe um combo de bebida para todo o carnaval. E lembrar que teve ano, que quase a Banda não sai, porque não tínhamos como contratar Banheiro Químico.
 
*******
Quem tá sorrindo de orelha a orelha, são só dirigentes dos blocos de trio, que vão economizar uma grana com banheiro e grade este ano. O sorriso maior é o do Gato Feliz, pois, além de ser dirigentes do Bloco Areal Folia que desfila amanhã dia 2, é proprietário das grades que serão locadas pelo governo do estado e pela prefeitura municipal de Porto Velho para atender os blocos.
 
*******
Não pensem que estou de gozação. Nada disso, é só acessar o site O Rondoniense e ler a matéria desenvolvida pelo Marco Souza. Tem mais, eu apareço na foto junto com o pessoal da Liga dos Blocos e o pessoal da Sejucel e o deputado Léo Moraes e seus assessores.
 
********
Esse mesmo esforço, deveria acontecer em prol das escolas de samba. Já pensou, o governo estadual e a prefeitura disputando pra ver quem repassaria mais subsídios para apoiar no desenvolvimento dos enredos das escolas de samba?
 
********
Antes que um dos lados se apresse em divulgar, que está subsidiando as escolas de samba com aporte financeiro no valor de R$ 500 Mil, para o desenvolvimento dos enredos. Já coloco, que quem está fazendo isso, é a Funcultural.
 
********
No caso dos banheiros e grades teve emenda dos deputados Leo Moraes e do Jesuíno Boabaid. Emenda para às escolas de samba, que fazem o verdeiro carnaval cultura e não cobram pela fantasia de seus brincantes, ninguém colocou.
 
*******
Assim como os blocos geram emprego e renda, as escolas de samba geram muito mais, pois, suas fantasias e alegorias são todas confeccionadas aqui em Porto Velho.
 
*******
Enquanto os abadás dos blocos são confeccionados em outros estados. Não estou dizendo que sou contra o apoio governamental aos blocos, nada disso, apenas estou lembrando que as escolas de samba não estão tendo a mesma “mordomia”.
 
*******
Pra não ficar só na gozação. Lembro que o carnaval de rua começa amanhã dia 2, com o desfile do Bloco do Gato Félix Areal Folia que sai da rua Alexandre Guimarães com a 13 de Setembro e contará com toda a estrutura de banheiros químicos e grades. Tudo garantido pelo governo estadual e pela prefeitura municipal.
*******
É o carnaval chegando ao fim!
 

Prefeitura realiza terceira
edição do projeto Rota das Águas

Gente de Opinião
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), vai realizar a terceira etapa do Festival “Rota das Águas”, no Balneário Souza, Km 36 da BR-364, sentido Acre, no próximo domingo(4). O festival consiste num rodízio, sendo sempre no 1º domingo de cada mês em local diferente.
 
Pela parceria firmada com a Prefeitura, o balneário deixa de cobrar a entrada, enquanto que a Prefeitura oferece música ao vivo e realiza a escolha da garota que representa o local. Na última etapa realizada no balneário Cachoeirinha, foram quatro participantes concorrendo ao título. Para o próximo domingo já estão inscritas nove candidatas.

O evento vai contar com a animação da dupla Eli e Renan e Dj Magrão. Segundo o subsecretário da Semdestur, Júlio César Siqueira, a continuação deste projeto visa fomentar o turismo local, fortalecendo o setor. “Nós queremos atrair o turista e principalmente fazer com que o morador de Porto Velho conheça o que a cidade tem a oferecer”, disse.

Além da parte musical, outras atrações estão previstas, como atividades esportivas, apresentações folclóricas, caiaque, mountain bike e capoeira, entre outras.

Segundo Júlio César, a ordem é melhorar a cada edição, ganhando popularidade e adesão de novos usuários em busca do lazer. “O nosso foco é o mais importante neste momento. É determinação do prefeito que se resgate o turismo e a cultura do nosso município e assim estamos fazendo”, concluiu.

Vale ressaltar que o projeto “Rota das Águas” se justifica pelo envolvimento da sociedade, incentivando o esporte, o lazer e o turismo, propiciando a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida da população, da cidadania, a geração de emprego e renda, e valorização das belezas naturais. (Fonte: SEMDESTUR)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)