Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Bloco Areal Folia abre o carnaval de rua hoje




O carnaval de rua de Porto Velho começa oficialmente na noite
desta sexta feira 17, com o desfile do bloco Areal Folia.


O cordão dirigido pelo Gato Félix nasceu, agregado a Associação Futebolística do Areal – AFA. Durante seus primeiros anos, os foliões se concentravam na rua Princesa Isabel no perímetro em frente ao campo de futebol da AFA de onde saiam fazendo o circuito Bloco Areal Folia abre o carnaval de rua hoje - Gente de OpiniãoAreal. Até o ano passado, o bloco desfilava antes ou depois do bloco Us Dy Phora e Bloco Canto da Coruja. Em virtude de ajustes na ordem dos desfiles, este ano o Areal Folia vai se apresentar uma semana antes da quadra carnavalesca. “Aceitamos abrir os desfiles carnavalesco este ano, após ponderações do comendo da PM e assim, podemos dizer, que estamos confiantes de que os foliões do Areal marcarão presença na noite de hoje”, disse o presidente fundador do bloco Gato Félix.

De acordo com a Comissão de Carnaval da Funcultural o Areal Folia vai r as 19 horas, na rua 13 de Setembro com Alexandre Guimarães e começa a desfilar a meia-noite, fazendo o seguinte percurso: 13 de Setembro, Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, 13 de Setembro até o local da saída. “A Comissão de Carnaval distribuiu nosso percurso errado, porém esclarecemos que nosso bloco segue pela Rio de Janeiro e não pela João Alfredo como eles colocaram”, confirmou o diretor Patric.

Três DJs animarão os foliões na concentração do bloco, ao lado do colégio Estudo e Trabalho; Djs William, Bob e Thiago Allan. A Banda que vai puxar o bloco de cima do Trio é e do cantor Gabriel Parada. “Temos como característica tocar vários estilos de música, assim nossos foliões terão a oportunidade de dançar funk, axé, sofrência, sertanejo, muito forró e é claro, muita marchinha tradicional”, disse Gato Félix.

As camisetas do Areal Folia estão sendo comercializadas a CR$ 40 na barracada montada ao lado do colégio Estudo e Trabalho. Aceita cartão.


Lenha na Fogueira

Começa na noite desta sexta feira 17, o carnaval de rua de Porto Velho. O responsável pelo ponta pé inicial da festa de Momo na capital de Rondônia, é o Bloco do Gato Félix Areal Folia.

********

O Areal Folia é um dos blocos mais ecléticos do carnaval porto-velhense, já que o repertório utilizado durante seu desfile é daqueles que agrada “gregos e troiano”, pois é formado de tudo quanto é ritmo. Os Djs responsáveis pela abertura do desfile, tocam de tudo, enquanto a Banda liderada pelo excelente cantor Gabriel Parada vai do axé até as marchinhas tradicionais e pagode.

********

O Pulo Gato este ano foi a antecipação do desfile do bloco, que até o ano passado, saia junto com Us Dy Phora na sexta feira, véspera do desfile da Banda do Vai Quem Quer e agora passa a sair na sexta feira, véspera do desfile do bloco Até Que a Noite Vire Dia.

*******

Vamos apenas lembrar o roteiro do desfile do Areal Folia. Saída a meia-noite da rua 13 de Setembro, seguindo pela Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, 13 de Setembro até o local da saída.

*******

É isso aí, o carnaval de rua de Porto Velho começa hoje a noite, vamos brincar com muita animação e harmonia e sempre na paz. Se for fazer sexo use camisinha, se beber não dirija.

*******

Hoje também tem a Fina Flor do Samba no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. Ernesto Melo andou fazendo reciclagem lá pras bandas do Rio de Janeiro e volta com força total, com sangue novo e muita energia. A Fina Flor do Samba começa as 20 horas e só termina a meia-noite.

********

Enquanto isso, no Salve Jorge a escola de samba Acadêmicos do São João Batista ensaia a partir das 20 horas a trupe que vai se apresentar amanhã no ensaio geral do Galo da Meia Noite.

********

Silfarney e a bateria Treme Terra e sua Rainha Jak Dalia, Dulce Silva, Nina, Mônica, Berna, Cris, Ana Santos, a Porta Bandeira Terezinha, Banana Split. Thiago Paiva, Arturzinho e Pai Beto, todos estarão participando.

*******

Amanhã com certeza, o Calçadão Manelão vai ficar pequeno com tanta gente querendo aplaudir o espetáculo que será apresentado pela trupe da escola de samba São João Batista.

*******

Também por ser o último ensaio do Galo da Meia Noite este ano. Tem mais, o Bloco Pirarucu do Madeira marcou o encerramento do seu desfile para o Calçadão Manelão justamente na hora que o ensaio do Galo estiver começando.

*******

Por falar em Pirarucu do Madeira a letra da marchinha tema, composição do Toninho Tavernard é uma crítica em cima da atitude do prefeito de Ariquemes que andou falando que ia rasgar as páginas dos livros distribuídos pelo Ministério da Educação, que falassem da diversidade familiar.

********

“Ah, senhor prefeito, livro não foi feito pra rasgar, livro foi feito pra ler, livro foi feito pra estudar. Rasgue o preconceito da sua vida, que a diversidade entrou em cena. Todos tem direito a ser feliz, seu prefeito. Toda forma de mar vale a pena.

********

Abraço o branco, o negro, o nordestino. O João que é Maria a Maria que é João. Todos numa só brincadeira. É carnaval, é festa. Pirarucu do Madeira”. Posso dizer uma coisa? Então digo! O Tavernard parece, ficou com medo de escrever realmente o que pensou.

********

Como o ditado diz que o que vale, é a intenção. Vamos brincar carnaval pelo que reza a cartilha do Pirarucu do Madeira.

*******

No próximo domingo a Banda do Vai Quem Quer estará com suas musas e a Banda da Banda fazendo carnaval no Porto Velho Shopping a partir das 17 horas. Vai ter musa só com o corpo pintado. Eu estarei lá autografando o livro As Peripécias do General.

*******

Agora vou me preparar para brincar carnaval no bloco do Gato Félix Areal Folia. Vem comigo Morena gostosa!


 




Boi Bumbá abre desfile
do Pirarucu do Madeira


Bloco Areal Folia abre o carnaval de rua hoje - Gente de OpiniãoTodos os anos o bloco mais democrático de Porto Velho exalta em seu desfile um elemento, personagem ou ritmo da cultura popular brasileira e chegou a vez do boi-bumbá ou bumba meu boi, presente em várias manifestações festivas no país.

O boi Az de Ouro, da comunidade do Nova Floresta, sairá na frente do bloco que completa 24 anos de folia tradicional.

É uma forma de homenagear também o folclorista Raimundo Nonato que fundou o boi-bumbá em 1990 e faleceu em 2016. “Queremos fazer do desfile uma vitrine das nossas tradições e de pessoas que dedicam a vida em protegê-las”, disse Ernande Segismundo, presidente do Pirarucu. Junto com o boi estarão os bonecos gigantes da professora Marise Castiel, Bola Sete, Manelão e arlequins.

A orquestra Puraqué está com os instrumentos afinados e o repertório de frevos e marchinhas ensaiado para animar os foliões.

O desfile está previsto para 16 horas deste sábado dia 18, mas a concentração começa às 15 na avenida Pinheiro Machado, ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.
O bloco não tem cordas, nem comercializa abadás e reúne crianças e adultos que desfilam com fantasias.

SOBRE A LENDA DO BOI

A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)