Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Bicadas no ninho - Por Carlos Sperança


 

Corredor de exportação

A classe política volta a debater o relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Além de integrar a região Norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação para a Ásia.

Conforme o planejamento em andamento, o trecho brasileiro começa em Campinorte (Goiás) e cruza todas as extensões territoriais dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira peruana, onde existem obstáculos a serem vencidos na cordilheira dos Andes.

De acordo com os estudos, o investimento estimado na parte brasileira é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que quando seus 5000 kms forem concluídos a Bioceânica possa ecoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.

A ferrovia foi uma das pautas das audiências do presidente Michel Temer (PMDB) na recente visita de comitiva brasileira as autoridades e investidores chineses.
 



 

Pagando o pato

O Instituto  Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE constatou que o aumento das queimadas no sul do Amazonas – Humaitá, Apuí e outras cidades – está influenciando no aumento das camadas de fumaça em Porto Velho e Rondônia. Se o fogaréu aumentar mais um pouco poderá atingir Manaus, como em 2015, quando aquela capital ficou envolta em grossas camadas. Porto Velho também se vê a mercê da fumaceira boliviana.

Reforma política

Atrasada e sem o necessário consenso no Congresso Nacional a reforma política vai retardando os acordos  e a formatação de alianças em Rondônia para o ano que vem. Existem muitas conversas nos bastidores entre os partidos, mas poucas definições. Caso não haja consenso até sete de outubro permanecerá a legislação vigente para as eleições de 2018, prevalecendo as coligações tradicionais.

Bicadas no ninho

Com cargo eletivo e ocupando posições importantes no PSDB no Congresso Nacional e na cúpula do PSDB a deputada Mariana Carvalho (PSDB) procura assumir o comando da legenda no estado. Até agora o ex-senador Expedito Júnior tem conseguido segurar as pontas, mesmo porque tem aliados importantes lá em cima, e em Rondônia o prefeito da capital Hildon Chaves que lhe dá suporte.

Disputa a dentadas

Três grandes redes de farmácias disputam o mercado da venda de remédios em Porto Velho a dentadas, com várias unidades distribuídas pelos bairros mais importantes. A peleja que mais impressiona é no cruzamento da Avenida Jorge Teixeira com Abunã, com as sucursais das três redes, lado a lado travando a batalha. Vamos ver se tem espaço para todo este povo. Uma rede é nacional e as duas outras rondonienses.

As definições

A propósito das definições para a corrida eleitoral de 2018, saberemos se o governador Confúcio Moura será candidato a alguma coisa ou não até março, ultimo prazo vigente para a desincompatibilização, e não julho como disse em coluna anterior. Mas a homologação das candidaturas será em julho e então sim estará tudo acertado. Como se vê, ainda teremos muito terreno pela frente.
 

Via Direta

*** O PT de Rondônia discute em maio as diretrizes do partido para 2018 *** O partido também quer definir candidatos ao Senado e ao governo do estado com quem quiser alianças *** Os novos partidos, como Avante, Patriotas, Rede e Novo estão se instalando e discutindo nominatas para as eleições do ano que vem em Rondônia *** Os balões de ensaio das candidaturas ao governo de José Guedes (PSDB) e Moreira Mendes (ex-PPS) não colaram *** Que contem outra...  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)