Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

Belo Monte possui dez turbinas em operação comercial



A Usina Hidrelétrica Belo Monte chega a 10 unidades geradores em operação, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No dia 17 de janeiro, o órgão autorizou a ativação comercial da quarta turbina da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte. Até o momento, o maior empreendimento hidrelétrico 100% nacional possui capacidade instalada de 2.677 MW e já integra o rol dos dez maiores geradores de energia do Brasil.

A mais recente unidade geradora em operação comercial tem a mesma capacidade instalada das outras 14 que estão sendo montadas na Casa de Força Principal do empreendimento: 611,1 MW. No Sítio Belo Monte, a ativação das turbinas iniciou-se em abril de 2016. A Norte Energia, responsável pela execução e operação da usina, também já concluiu a montagem das seis unidades geradoras da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, que já operam comercialmente e contribuem com o Sistema Interligado Nacional (SIN) com 233 MW.

Belo Monte é um complexo com duas casas de força, totalizando 24 unidades geradoras. A do Sítio Belo Monte é a principal e responsável por 11 mil MW de capacidade instalada. Distante cerca de 50 Km do maior sítio do empreendimento está Pimental, situada ao lado da barragem principal do Rio Xingu. Este conjunto de turbinas corresponde a 3% da geração total da hidrelétrica.

Belo Monte: mais energia para o Brasil

A Usina Hidrelétrica Belo Monte foi responsável por 21% do aumento da capacidade instalada para geração de energia no Brasil em 2016. O empreendimento em construção no Rio Xingu, no Pará, Belo Monte contribuiu com o aumento da capacidade instalada brasileira com sete unidades geradoras, com ativação comercial autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Gente de Opinião

Montagem das unidades geradoras mantém o ritmo na Casa de Força Principal da UHE Belo Monte Foto: Betto Silva

A Aneel prevê para 2017 um incremento de 7.120 MW de capacidade instalada no sistema elétrico nacional, com geração nas diversas matrizes em operação no Brasil. Neste ano, a fonte com maior expectativa de crescimento absoluto é a hidrelétrica, a partir de grandes usinas, com aproximadamente 4 mil MW. Belo Monte, mais uma vez, vai contribuir para esse incremento. De acordo com a Agência, em 2016 a fonte que mais cresceu em números absolutos foi a de grandes usinas hidrelétricas, com um incremento aproximado de 5 mil MW, representando 53% do total.

O empreendimento em construção no Pará, quando concluído, terá potência total de 11.233 MW, capacidade para atender o consumo equivalente a 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros. Belo Monte é a segunda maior usina brasileira e a quarta maior do mundo.

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior temor de bons pais, hoje...

O maior temor de bons pais, hoje...

No dia 20 de abril de 1999, dois estudantes do terceiro ano, da Columbine High School, de 17 e 18 anos, entraram na biblioteca da instituição, às 11

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Buscando assunto para o artigo desta quinzena fui surpreendida ao ler o resumo de notícias do Canal Energia - portal especializado em vasto material

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

A fila significa uma sequência de objetos onde o primeiro a entrar será o primeiro a ser retirado, ou atendido no caso de pessoas. E, pasmem, porque

 Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Domingo oito de janeiro de 2023. Enquanto famílias assistiam aos desdobramentos da invasão a Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma torre de trans

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)