Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ivo Feitosa

BASTIDORES MAD MARIA GRAVADO EM ABUNÃ EM 2005


 BASTIDORES MAD MARIA GRAVADO EM ABUNÃ EM 2005 - Gente de Opinião  BASTIDORES MAD MARIA GRAVADO EM ABUNÃ EM 2005 - Gente de Opinião  BASTIDORES MAD MARIA GRAVADO EM ABUNÃ EM 2005 - Gente de Opinião  BASTIDORES MAD MARIA GRAVADO EM ABUNÃ EM 2005 - Gente de Opinião

Para as primeiras gravações, foram usadas locações em RondôniaAbunã Porto Velho, sendo necessário reconstruir seis quilômetros de trilhos que estavam soterrados e reformar a locomotiva que há um século abria a estrada de ferro.

TRAILER  MUNDIAL 

Não fosse o despreparo e a má vontade do núcleo de teledramaturgia da Rede Globo que vieram a Rondônia em 2004 com a responsabilidade de produzir uma das maiores histórias não – fictícias, já ocorridas na região Norte, MAD MARIA (Maria Louca) teria se tornado uma das mais completas obras da TV Globo Brasil. Escrevo como telespectador e como leitor da obra de “Márcio Souza”, a qual a minissérie foi baseada.  O livro do amazonense é considerado pela critica como tendencioso e omisso a certos fatos da história de Rondônia.

Outro fato que fez de MAD MARIA um fiasco de audiência foi o estudo pouco aprofundado do autor, Benedito Ruy Barbosa que se quer pisou na região para alocar ou capturar depoimentos de moradores, como assim fez a autora Gloria Perez, na produção da minissérie AMAZÔNIA – DE GALVEZ A CHICO MENDES que no  Acre é motivo de orgulho.

A Construção da Estrada de Ferro Madeira (EFMM) que originou MAD MARIA pode ser considerada a mega obra que caiu em mãos de autores “preguiçosos” com a história do Brasil.

Pode parecer um depoimento atrasado, mas revendo algumas cenas, percebo que desmoralizaram a história que deu origem ao que hoje é o estado de Rondônia.  Mostrar um índio, um indiozinho, quando na época existiam aos milhares, é ridículo.

Os confrontos que ocorriam entre operários da Madeira Mamoré e as etnias, na minissérie isso nem existiu e se quer uma onça avistada pelos maquinistas Thomas (Genézio de Barros) e Harold (Evandro Soldatelli), que chama tanto a atenção do Dr. Richard Finnegan interpretado por (Fábio Assumpção). E olha que a obra passa no ano de 1909 onde nem se ouvia falar em desmatamento.

Agora o que pode ser observado principalmente no trailer que vende a obra para o mundo e que está no youtube é que as imagens, todas elas bem captadas, realmente impressionam e chamam a atenção para a minissérie. Quem viu, quer rever e quem não viu quer assistir. Tiro o chapéu para o diretor, Ricardo Waddington.

Os atores escolhidos para retratar os personagens representaram como ninguém cada figura notória da época. O erro do autor de MAD MARIA, BENEDITO RUY BARBOSA enganou até mesmo a alta cúpula da Rede Globo que não observou para tal desperdício de dinheiro e de tempo.  RUY BARBOSA subestimou a história da MARIA LOUCA, A FERROVIA DO DIABO e infringiu o caminho da locomotiva que perturbou até mesmo os mais perfeitos juízos.


Fonte: Ricardo Peres / Ivo Feitosa
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho  .  .  . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Memória porto-velhense  . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso,  registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges  Net

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano  (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)