Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Barrigas de aluguel


 Barrigas de aluguel - Gente de Opinião

Chegamos ao absurdo de 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral - TSE em condições de disputar as eleições municipais de 2016. São agremiações que receberam recursos na ordem de R$ 837 milhões do fundo partidário ao longo de 2015, cerca de 140 por cento a mais do que em 2014, conforme levantamento do TSE neste final de ano.

Além da farra de recursos destinados aos partidos, se sabe que a maior parte das legendas está por aí para funcionar como barrigas de aluguel para os grandes partidos. São dirigentes que a cada eleição busca um acordo para nomeações de parentes e compadres, as chamadas boquinhas.

O arremedo de reformas no Congresso Nacional não tem resolvido o problema de excesso de partidos no País, algo conveniente aos governantes, que formam bases aliadas com todos os credos possíveis para se manter no poder. Não será diferente nas eleições de 2016, pois as alianças em formação já indicam o mesmo comportamento aliado a uma nova farra de recursos do fundo partidário. E até quando?

Barrigas de aluguel - Gente de Opinião

 

PT dividido

Barrigas de aluguel - Gente de OpiniãoO que resta do PT de Porto Velho – esta perdendo quadros para o PDT e PSB - se manifesta dividido com relação às eleições municipais de outubro. Parte se posiciona por candidatura própria, mesmo não sendo o momento propicio; uma outra ala (ligada a ex-prefeito Roberto Sobrinho) quer se aliar ao candidato Willians Pimentel do PMDB (uma barca furadíssima) e uma terceira via esta fechando com o projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif.


 

Antes, o xaropinho...

Gente de OpiniãoA derrota da jovem candidata Mariana Carvalho (PSDB) na eleição de 2012 a prefeitura da capital, que por um triz não passou ao segundo turno, foi atribuída na época ao seu vice Guilherme Moreira Mendes apelidado pelos adversários de “Xaropinho”, aquele que foi vereador e chefe da Casa Civil. Mas na verdade, ela não seguiu adiante na época por ser considerada imatura para o cargo.


 

Agora, um xaropão!

Gente de OpiniãoNesta temporada os adversários de Mariana já fazem testes de campo para encontrar uma nova versão de “xaropinho” (leia-se fator de desgaste) na vida de Mariana. No entanto, o que os marqueteiros encontraram foram dois candidatos a “Xaropão”, aliados da tucana: o ex-senador Expedito Junior e o pai da deputada, Aparício Carvalho. Coisas do marketing? Até onde cola?



 

A economia

Barrigas de aluguel - Gente de Opinião
 

A recessão chega com tudo em Rondônia em 2016, um ano que poderá ser pior ainda que 2015 em termos de retração econômica. Apenas em janeiro mais de 800 empresas foram fechadas. È o desemprego aumentando. No ano passado, Porto Velho ficou entre as 30 cidades que mais demitiram, conforme levantamento do CAGED,  órgão vinculado ao Ministério do Trabalho.

Intermodal

Com um sistema intermodal de transportes funcionando em Porto Velho, a cidade poderá dar mais um grande salto de desenvolvimento a partir do final desta década. Projeta-se uma rodovia 364 funcionando adequadamente com a privatização, a reconstrução da BR-319 até Manaus, a hidrovia do Madeira operando a plena carga depois da dragagem e a chegada dos trilhos da Ferrovia Transcontinental.


 

Via Direta

***Quem foi passar o final de ano fora e curtiu praia em janeiro deixando a casa sem ninguém para cuidar esta chegando e se deparando com tudo arrombado *** Pelo menos três conhecidos que ligaram a redação - aos quais designei de “patos” - estão chorando Gente de Opiniãoas mágoas *** Trocando de saco para mala: pelo menos Gente de Opiniãouma parte dos peemedebistas esta fazendo as malas para cair fora do PMDB *** O que se vê é que PT e PMDB viraram legendas bodes de bicheira nas eleições municipais de 2016...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)