Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Barbosa destrói Temer: ‘entrevista patética’


Barbosa destrói Temer: ‘entrevista patética’  - Gente de Opinião

247 – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi feroz nas críticas contra Michel Temer, que tomou posse da presidência da República na tarde desta quarta-feira 31, e contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, do qual o ex-ministro da suprema corte sempre se manifestou contra.

"Eu não acompanhei nada desse patético espetáculo que foi o "impeachment tabajara" de Dilma Roussef. Não quis perder tempo. Mais patética ainda foi a primeira entrevista do novo presidente do Brasil, Michel Temer. Explico", começou Barbosa em sua conta no Twitter.

As postagens foram feitas logo após a primeira entrevista de Temer, que abriu sua primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto. "O homem parece acreditar piamente que terá o respeito e a estima dos brasileiros pelo fato de agora ser presidente. Engana-se", prosseguiu Joaquim Barbosa.

Em seguida, Barbosa, postou mensagens em inglês e francês. "É tão constrangedor! De repente as forças políticas altamente conservadoras tomaram o Brasil. Tomaram tudo", postou em inglês. "Eles dominam o Congresso. Eles cercam o novo presidente (um político para ser comparado aos velhos "caudillos" da América Latina. Kkkkkkkk", publicou ainda, em referência à expressão que define políticos autoritários ou autocráticos.

"Eles estão conduzindo os meios de comunicação, incluindo canais de TV. E quer saber? Eles não têm votos! Basta esperar um par de anos!", continuou o ex-ministro, em uma crítica também à imprensa brasileira, que foi claramente favorável ao golpe.

Na entrevista, Temer fez declarações chocantes e até infantis. Em uma crítica clara ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ele disse que a decisão por manter a elegibilidade de Dilma no Senado deveria ter sido um "gesto de bondade" do PMDB, e não uma rebeldia de parte da sigla – como foi o caso de Renan.

Temer também rebateu com a seguinte frase críticas que vêm sendo feitas por aliados de Dilma, mas também pela imprensa do mundo todo: "Golpista é você". Leia mais na reportagem da Agência Brasil e Reuters:

Temer cobra de ministros firmeza nas reações à tese golpista

Paulo Victor Chagas - O presidente Michel Temer cobrou dos seus ministros um comprometimento com as ideias do governo e que não hesitem em defendê-lo das acusações de que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe.

Ao dar início à primeira reunião com sua equipe, Temer afirmou que será "inadmissível" qualquer tipo de divisão em sua base parlamentar e determinou que "se é governo, tem de ser governo".

Ao abrir reunião com ministros, ele disse que parte de sua base de sustentação no Senado causou embaraço ao governo ao votar pela manutenção dos direitos políticos da presidente cassada Dilma Rousseff sem consultar o governo previamente e disse que não tolerará este tipo de conduta.

Dizendo-se animado após ter sido recebido, ao lado de seus ministros, "com muito entusiasmo" no Congresso Nacional, ele pediu que a tese de golpista seja contestada.

"Golpista é você que está contra a Constituição Federal. Não estamos propondo ruptura constitucional. Nós somos de uma discrição absoluta. Jamais retrucamos [no passado] palavras em relação ao nosso governo, [críticas] à nossa conduta. Mas agora não vamos levar ofensa para casa", ordenou, pregando que sua equipe tem "elegância absoluta" mas também que "é preciso firmeza".

"Isso aqui não é brincadeira, nem ação entre amigos ou ação contra inimigos", cobrou o presidente, pedindo que seus ministros não "tolerem" acusações de que os parlamentares se arrependeram do processo de impeachment ao conceder a Dilma o direito de exercer funções públicas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)