Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Banda do Vai Quem Quer oferece feijoada a imprensa neste sábado - Por Zekatraca


 Gente de Opinião

A direção d Banda do Vai Quem Quer recebe a impresa de Porto Velho, para a tradicional feijoada, na tarde deste sábado, que será servida em sua sede à rua Joaquim Nabuco.

Seguindo uma tradição que vem desde quando os primórdios do bloco mais popular a Amazônia, a filha do General da Banda Manelão recebe integrantes de jornais impresso, rádio, televisão, sites e todos os meios de comunicação para a feijoada que começar a ser servida a partir do meio dia. “procurta dentro do possível manter o que meu pai deixou”.disse a presidente Siça.

Durante a feijoada as Musas da Banda irão se apresentar, sambando e dançando as marchi nhas tradicionais da Banda. “Uma delas vai se apresentar com o corpo pintado pelo artista Pataka”, disse Sicilia Andrade. Para encerrar o evento a passista Rainha da Bateria da escola de samba Estácio de Sá e Musa da escola de samba União da Ilha do Governador ambas do Rio de Janeiro Letícia Guimarães vai fazer uma apresentação especial. “É nossa maneira de agradecer aos jornalistas editores, redatores. fotógrafos e todos que trabalham com a divulgação das notícias, pelo apoio que dispensam a nossa querida Banda do Vai Quem Quer” finalizou Siça.

Gente de Opinião


 

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 
Vamos lembrar algumas histórias dos bastidores do nosso carnaval. Exemplo: 1981 o ano que o Bainha nos vendeu para a Diplomatas do Samba.
 
*******
O Bainha foi levado para a escola de samba Pobres do Caiari por mim no final do ano de 1973 e juntos, fizemos o samba enredo “Odoiá Bahia”, que foi o enredo da escola no carnaval de 1974. Depois do carnaval de 74, dona Marise resolveu dar uma parada nos desfiles da escola e deu todos os instrumentos da bateria para o Bainha.
 
Gente de Opinião
*******
De posse dos instrumentos, Bainha me procurou e juntos criamos a escola de samba “Mocidade Independente do KM-1”, que desfilou até o ano de 1980. Na época, nosso grupo “Samba Sete” tocava no “Caiari Cobra Show”. Que ficava na rua Afonso Pena no bairro São Cristóvão.
 
 
*******
Enquanto isso, Heitor Costa assumiu a direção da escola de samba Os Diplomatas e convidou Bainha a retornar a escola que ele havia criado, junto com o Cabeleira, Valério, Ricardo e Tário de Almeda Café. O convite veio acompanhado de uma gorda quantia em dinheiro e o compositor não contou conversa. Além de aceitar a proposta, ainda garantiu que nós, integrantes do Samba Sete iriamos também desfilar pela Diplomatas.
 
 
*******
O Samba Sete era composto pelo Bainha, Jorge Andrade, Sílvio Santos, Deusdete Careca, Pedro Silva e as vezes o Osires Lobo, Babá e Haroldão.
 
 
*******
Acontece que nesse mesmo tempo, havíamos decidido parar com a Mocidade do KM-1 e voltamos para a Pobres do Caiari, foi quando levei o Babá e ele se tornou o Mestre Sala da escola. Não sei porque, aceitei a proposta do Bainha em desfilar pela Diplomatas. Porém, certo dia, fui ao ensaio da Pobres do Caiari que estava acontecendo no quintal da casa da dona Marise e o amor pela azul bateu forte e então comuniquei ao Bainha que não desfilaria pela vermelha e branco.
 
 
*******
O problema foi que no negócio fechado com o Dr. Heitor, Bainha se comprometia em me levar para desfilar na Diplomatas e como jamais tinha vestido “Vermelho” na minha vida, não aceitei de jeito nenhum.

 
*******
Certo dia Bainha levou o tecido para confeccionar minha fantasia e deixou lá em casa, quando cheguei, peguei aquele pano vermelho, fui até o bar do Cassimiro e joguei o embrulho com o tecido da fantasia nos pés do meu amigo Waldemir Pinheiro da Silva.
 
 
*******
O interessante disso tudo, foi que o Bainha não ficou com raiva de mim, até porque, naquele carnaval ele desfilou pelas duas escolas de samba, Diplomatas e Caiari. Como nem eu nem ele havíamos participado das composições dos sambas enredos das escolas, ficou praticamente por isso mesmo. Fomos apenas mais um brincante.
 
*******
Acontece que pouquíssimos da escola de samba Pobres do Caiari, sabiam da arrumação do Bainha, entre eles a professora Marise Castiel que até concordou que o Bainha desfilasse nas duas agremiações. Porém:
 
 
********
Quando alguns brincantes e torcedores mais acirrados da azul e branco, viram o Bainha também desfilando pela Diplomatas queriam linchar o baixinho, o que só não aconteceu, porque dona Marise acalmou os ânimos dos mais exaltados.
 
 
*******
Naquele ano, Bainha perdeu desfilando pela Di0plomatas e foi campeão como “sambista show” (ele é exímio passista) pela Pobres do Caiari. O enredo foi “Carnaval dos Carnavais” e o samba enredo quem compôs foi o Cládio Feitosa.

 
*******
No carnaval de 1982, primeiro de Rondônia Estado, Bainha foi um dos autores do samba enredo da escola Os Diplomatas e a escola foi campeã.
 
 
*******
Daí pra frente Bainha voltou pro Caiari e foi campeão no ano de 1986 com o samba enredo que falava sobre Orellaña e as Amazonas. Compôs também em 1987, o samba “Sobre o Verde Selvagem da Amazônia, o Límpido Azul do Céu”, último enredo escrito pela professora Marise Castiel para a escola de samba Pobres do Caiari.


 

Gente de Opinião

Carnaval de rua começa
neste sábado, na Zona Sul

 
Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho/Funcultural promove neste sábado 27, a abertura oficial do carnaval de rua de Porto Velho.
 
A atividade denominada “Marcha Folia”, vai acontecer na rua Jatuarana na Zona Sul, com concentração em frente ao Campo de Futebol “Florestão” a partir das 16 horas. “Serão aproximadamente três horas de carnaval” disse o presidente Ocampo Fernandes.
 
A Banda da Banda do Vai Quem Quer comandada pelo maestro Silvinho Santos, é quem vai animar os foliões da Zona Sul, nessa primeira versão da “Marcha Folia” coordenada pela equipe da Funcultural. “Vamos proporcionar aos foliões das Zona Sul, Leste e Norte em dias previamente agendados, esse novo estilo de brincar carnaval”, disse Ocampo.
 
A novidade é que os músicos da Banda da Banda irão tocando no chão, ao em vez de ir em cima do trio elétrico. “É o resgate do carnaval tradicional, quando as bandas tocavam no meio do bloco”, lembra o diretor de cultura Eudes Claudino.
 
Espaço Folia
 
Ainda atendendo a programação oficial da prefeitura de Porto Velho para o carnaval de rua deste ano, a Funcultural reúne os foliões a partir das 21 horas, deste sábado, no que foi denominado de “Espaço Folia” que vai acontecer no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural com a animação da Banda “Estação Folia”.
O carnaval no Mercado Cultural vai até a meia noite.
A direção da Funcultural informa, que tanto na Zona Sul como no Mercado Cultural a Corte do Rei Momo se fará presente.
 
Mais programação

Neste sábado 27, à tarde, a direção da Banda do Vai Quem Quer recebe a imprensa de Porto Velho para uma suculenta feijoada em sua sede da rua Joaquim Nabuco, que vai contar, além da apresentação das musas da Banda com a presença da Letícia Guimarães Musa da escola de samba União da Ilha do Governador do rio de Janeiro. “Uma das musas da Banda vai se apresentar apenas com o corpo pintado”, lembra Siça  alertando que: “Este evento, é exclusivo para a imprensa”.
Ainda na tarde deste sábado, a partir das 14 horas, a escola de samba Asfaltão realiza ensaio com a bateria Pura Raça no bar do Calixto, à rua Brasília com a Jacy Paraná.
Também neste sábado, tem a feijoada dos blocos Leva Eu e Canto da Coruja, às 11 horas, na Associação Salve Jorge, na Vila Tupy. 
 
Domingo

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista promove feijoada no domingo 28, a partir das 12 horas, no Sindsef, ao lado da Unopar, na avenida Rio de Janeiro. A programação inclui a participação especial da musa Letícia Guimarães, da escola de samba União da Ilha, do Rio de Janeiro. Terá ainda o concurso para a escolha da “Mulata de Ouro de Porto Velho”. A vencedora integrará a Corte do Rei Momo.

 
Convite para a feijoada da São João Batista pode ser solicitado pelos fones: (69) 99302-1960 ou 99337-3063. A feijoada começar a ser servida ao meio dia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)