Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Banco da Amazônia Circuito Cultural 2017 - Por Zekatraca


 
Gente de Opinião
 
O lançamento oficial do Circuito Cultural do Banco da Amazônia em Rondônia ocorrerá no Teatro Guaporé, às 19h30, no dia 27 de julho, e contará com apresentações da Orquestra MAPO e do cantor Gabriel Guarate. O projeto visa restaurar a antiga “Quinta Cultural”, ação também promovida pelo Banco no período de 2002 a 2011.
 
Há alguns anos, o Banco da Amazônia lançou o programa “Quinta Cultural”. Esta relevante iniciativa apoiou inúmeros expoentes da cultura regional nas áreas relacionadas à música, à dança, às artes cênicas e exposições artísticas. Além disso, tinha ainda um trabalho social, ao arrecadar alimentos não perecíveis que eram doados a instituições de caridade. Ao longo de toda a realização da Quinta Cultural foram arrecadados aproximadamente 172 mil quilos de alimentos, 437 Instituições foram beneficiadas atendendo aproximadamente 45 mil pessoas e mais de 400 artistas já se apresentaram no projeto.
 
O antigo projeto foi um marco importante na construção do cenário cultural do estado de Rondônia, apoiando lançamentos de CDs, apresentações de peças teatrais e aberturas de exposições fotográficas e artísticas, além de unir artistas de vários ramos. Com a 5ª Cultural o Banco da Amazônia foi reconhecido pela sociedade como um dos grandes apoiadores da cultura da região amazônica.
 
Com o projeto Circuito Cultural, serão promovidas ações em prol da cultura em toda a Amazônia Legal. O projeto dará roupagem nova à antiga 5ª Cultural, acrescentando outros segmentos, como teatro, circo, ópera, literatura, artesanatos que valorizem a cultura regional.
 
As ações propostas envolvem iniciativas a serem realizadas em todos os estados da Região em que o Banco atua, com eventos diferenciados que serão vinculados ao Circuito Cultural Banco da Amazônia, possibilitando aos funcionários e a população momentos de lazer e descontração, além de contribuir com a cultura, valorizando artistas existentes e incentivando o surgimento de novos talentos. Quem ganha com isso é a sociedade, a Cultura e o Banco da Amazônia.
 
O lançamento
O evento de lançamento contará com a apresentação da Orquestra Mapo e do cantor e compositor Gabriel Guarte, além da exposição com fotos antigas da Quinta Cultural.
 
A Madeira Popular Orquestra – MAPO surgiu em 2007 com o intuito de ser um grupo de estudo, com a evolução teórica foram evoluindo e assim surgindo oportunidade de apresentações. Hoje a orquestra é composta por 19 músicos e apresenta primordialmente músicas instrumental.
 
Outra atração é o cantor e compositor Gabriel Guarate, nascido no município de Guajará Mirim, Gabriel teve suas primeiras experiências musicais aos oito anos de idade, seu primeiro instrumento foi a bateria logo em seguida o vilão. Já com dez anos, compôs sua primeira canção. Sua carreia profissional deu-se aos 16 anos tocando em casamentos e eventos corporativos. Seu primeiro álbum chamado “Artificium” contém 12 canções e está previsto para 2018.

 
Serviço:
Lançamento do projeto Circuito Cultural do Banco da Amazônia
Data: 27 de julho (quinta-feira)
Horário: às 19h30
Local: Teatro Guaporé

End. Rua Tabajara, 148, Olaria, Porto Velho.

 
 

 
 

Lenha na Fogueira - 25.07.17

Gente de Opinião
 
Mais uma vez, lembramos, que apesar do chorô rô dos segmentos culturais, de que a cultura em Rondônia não tem apoio dos órgãos governamentais. Pelo menos a capital Porto Velho atualmente vive momentos de grandes eventos culturais.
 
 
*******
Nem bem terminou o Flor do Maracujá e o Palco Giratório do Sesc entrou no ar apresentando espetáculos teatrais e oferecendo oficinas de arte. Essa programação do Sesc vai até o final do mês.
 
 
*******
Nesse intervalo, aconteceu o arraial do Padre Enzo que terminou domingo passado e iniciou o Arraial do Fernandão que vai até domingo que vem, com apresentações de grupos folclóricos.
 
 
********
Ontem começou o Festival Amazônia Encena na Rua, uma produção do Grupo O Imaginário e que vai até domingo dia 30, apresentando o melhor do Brasil em se falando de teatro de rua. O Encena na Rua está acontecendo toda noite na Praça Das 3 Caixas D'água.
 
 
*******
Aí vem o BASA e reativa o famoso Projeto 5ª Cultural, agora em formato moderno com o nome de Circuito Cultural.
 
 
*******
Essa é a nossa Porto Velho conhecida também como “Caldeirão Cultural”. Isso porque realmente, nossos governantes insistem em dizer, que cultura é despesa e não investimento. Já pensou se tivéssemos Lei de Incentivo a Cultura e nossas empresas acreditassem que o governo cumpriria ou realmente concordaria com a renúncia fiscal em prol da cultura?
 
 
*******
Mesmo assim, as coisas vão acontecendo. No final de semana o Festival de Nazaré no Baixo Madeira contou com a presença do presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes quer dizer, a prefeitura testemunhou a realização de um dos mais ricos festivais de cultura popular da nossa região. A turma do Mauro não perdia um. O Bode que o diga!Assim como o pessoal do Roberto Sobrinho e assim mesmo, graças ao esforço da família do Tim Maia a festa vem acontecendo ha 40 anos se não estou enganado.
 
 
********
Com certeza o representante da prefeitura, falou que um dos objetivos da atual administração, é a apoiar eventos culturais como o que aconteceu em Nazaré etc & tal. Não é que não estão fazendo, vide o Tacaca Musical e o Palco Livre, que são coordenados pela Funcultural e acontece com sucesso. Pode até não ter cachê para os músicos que se apresentam, mas, com certeza a empresa que coloca o Som e as Tendas não deixa de receber.
 
 
*******
A Festa em Nazaré reúne turistas de tudo quanto é localidade do baixo Madeira, de Porto Velho a Humaitá e tem gente que vem de Manaus só pra ver a dança do Boi Curumim e a dança do Seringando. O Grupo Minhas Raízes é apenas coadjuvante da festa folclórica, que passou a ser conhecida pela população de Porto Velho, graças ao agitador Cultural Carlinhos Maracanã.
 
 
*******
Maracanã foi lá e viu a riqueza das apresentações, principalmente “Dos Meninos da Nazaré” que depois virou Minhas Raízes e não sossegou, enquanto não conseguiu uma apresentação do Grupo em Porto Velho se não me engano, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
 
 
*******
Depois disso, o grupo se apresentou em Brasília a convite da então senadora Fátima Cleide e algum tempo depois participou como representante de Rondônia da Rio+20 com o apoio do governo do estado e quem foi como coordenador da embaixada, foi esse cabra aqui, o Zekatraca.
 
 
*******

Que quero dizer é que a cultura em Rondônia acontece de qualquer maneira, com ou sem apoio oficial. Na realidade, a Cultura quem faz é o povo. O resto é COMERCIAL!
 
 
 

Palco Giratório discute artes cênicas na crise

Em 2017 comemora-se 20 anos do Projeto Palco Giratório, maior projeto de circulação das artes cênicas do país e 10 anos em formato de festival em Rondônia. Como parte da ação comemorativa foi criado o Seminário Palco Giratório – 20 anos que visa colocar em discussão temas que circundam a prática do projeto nestas 2 décadas e outros ligados à urgência da reflexão no atual contexto em que O Palco Giratório e outras ações artísticas são compostas ou diretamente atreladas.
 
As mesas temáticas e os palestrantes do seminário irão abordar: 20 anos de projeto x 10 anos de festival em Rondônia, Dramaturgia na Amazônia: migrações e contágios – diálogos (inter) (trans) culturais, Diálogos e interações com artistas, Grupos e públicos: abrindo as cortinas de Rondônia para o Brasil, Mediação cênica: sensibilização dos espectadores para a arte contemporânea e escutação: processos de curadoria do Sesc no Brasil.

O Seminário Palco Giratório 20 Anos será realizado de 27 a 29 de julho no Audicine Sesc Esplanada av. Presidente Dutra, 4175 com entrada gratuita e contará com a presença de representantes do Sesc Nacional, da classe artística local e público em geral. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na fanpage Palco Giratório RO ou pelo fone (69)3229-6006 – ramal Cultura 238 e 239.Comunicação Sesc

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)