Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assinado financiamento para agroindústria de chocolate de RO


 Gente de Opinião

Deusemínio e Jacinta na plantação de cacau

O sonho é antigo, mas está prestes a se tornar realidade. O financiamento para implantação de uma indústria de chocolate sustentável em Rondônia, no valor de mais de R$ 1 milhão, foi assinado durante a 6ª Rondônia Rural Show, e já na primeira fase deverá gerar dez empregos diretos na região.

Quando decidiu investir na sustentabilidade, por meio de práticas agroecológicas em sua propriedade, a Fazendinha, localizada entre os municípios de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, Antônio Deusemínio de Almeida já sabia que esse seria o caminho para a realização de seus sonhos.

Por meio do projeto Rondônia Mais Verde, ele deu início à recuperação de áreas em processo de degradação com técnicas de manejo, como adubação verde na forma de coquetel de leguminosas.

O Projeto Rondônia Mais Verde foi uma ação realizada em parceria entre o governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), numa parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Cooperativa Coopervida, para recuperação de áreas degradadas em sistemas de pastagens mal manejados, utilizando-se de práticas agroecológicas.

De lá para cá, foram muitos investimentos, principalmente em ações de sustentabilidade com estímulo à diversificação da propriedade com plantio de árvores, inclusive cacau, e recuperação de matas ciliares. A propriedade, que já contava com um restaurante regionalizado, virou ponto de turismo, considerada referência no setor de turismo rural local e uma das principais propriedades de manejo sustentável de Rondônia.

Hoje, Deusemínio, servidor da Ceplac por cerca de 30 anos; a esposa Jacinta Almeida e os sócios Gustavo Sartor e Welinton Magela, decidiram dar um passo mais audacioso: trazer para Rondônia a primeira agroindústria de chocolate artesanal. Segundo Desemínio, a indústria iniciará suas atividades já empregando dez pessoas, somente na industrialização da matéria-prima. “Nossa indústria, além de gerar emprego local, impulsionará a lavoura de cacau com geração indireta de empregos na região.

Gente de Opinião

Produção de cacau com sustentabilidade

O empresário e produtor explicou ainda que utilizará reaproveitamento de água, energia solar e resíduos orgânicos, fortalecendo a proposta de sustentabilidade. “Além de nossa produção, pretendemos adquirir matéria-prima de outros produtores da região”, disse, complementando que conta com o apoio do governo estadual e Ceplac para investimento na melhoria da qualidade de cacau produzido em Rondônia.

Para tornar o sonho realidade, os sócios contrataram um financiamento da ordem de R$ 1.412.104,76. O contrato foi assinado durante a 6ª Rondônia Rural Show, onde os visitantes tiveram a oportunidade de degustar o chocolate produzido em Rondônia.


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: RUL-Hudson Calandrelli
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)