Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Asmarron - Baile pelo dia das mães no Flamengo


A Associação dos Manicoreenses Residentes em Rondônia – Asmarron, vai realizar no próximo sábado dia 6, no clube Flamengo em Porto Velho o “Baile Dia das Mães”.Asmarron - Baile pelo dia das mães no Flamengo - Gente de Opinião

A festa é uma tradição dos “bacuraus” residentes em Porto Velho, que conta com o apoio da prefeitura do município amazonense além de empresários manicoreenses residentes na capital de Rondônia. O presidente da Asmarron Dimicio Coutinho espera reunir na noite do próximo sábado dia 6, no Clube Flamengo, mais de quinhentas pessoas entre manicoreenses e portovelhenses, para curtir o som da Banda Sam Country, Banda Os Brothers e do DJ Mario Sam. Os músicos dessas bandas são todos filhos de Manicoré”, disse Dimicio. O baile esta marcado para começar as 22 horas e o Convite Mesa custa apenas R$ 50 (Mesa).

Dimicio Coutinho informa que a Asmarron atende cerca de 12 mil manicoreenses que residem em Porto Velho, e não cobra nenhuma taxa. “Prestamos serviço na área de auxílio social e assistência jurídica, além da promoção de eventos como o baile das mães”. Esta é a 6ª edição do baile, que reúne não só a comunidade manicoreense que vive na capital rondoniense, mas, atrai dezenas de pessoas que apreciam a cultura e tradição do município, localizado a aproximadamente 300 quilômetros de Manaus (AM), sendo o maior produtor de melancia da região Norte, e o maior produtor de castanha, seringa e banana do estado amazonense.

Serviço

O que – Baile Dia das Mães

Dia – 6 de maio

Local – Clube Flamengo

Convite – R$ 50,00

Informações – 99278-7211; 99280-6220; 99954-9962; 98426-7992 ou 99253-1898.


Lenha na Fogueira

Porto Velho é a terra onde não se pratica o chamado TURISMO de EVENTOS e em consequência dessa falta de incentivo, vários hotéis estão encerrando suas atividades na capital rondoniense.

*******

A respeito desse assunto, estava eu assistindo ao jornal de um canal de televisão local e a pauta era justamente, sobre o encerramento das atividades de vários hotéis na cidade.

*******

Em determinado momento da matéria, o âncora chama a reportagem gravada com o gerente de um hotel de luxo da cidade. A pergunta era: Como ele estava conseguindo manter seu estabelecimento?

*******

O cidadão respondeu que seu hotel vem se mantendo, em virtude de ser dotado de auditório para realização de conferências e outras reuniões, além de manter serviço de bar e restaurante e atendimento diferenciado.

*******

Segundo o maitre, os empresários do setor hoteleiro, estão passando por dificuldades, em ocupação dos apartamentos, em virtude da falta de eventos. Do chamado Turismo de Eventos.

*******

Hoje, disse o gerente, Porto Velho não conta com nenhum evento que atraia o turista. Acabaram com a EXPOVEL, Acabaram com O CVARNAVAL FORA DE ÉPOCA e este ano não realizaram nem o CARNAVAL DE ÉPOCA no caso dos desfiles das escolas de samba.

*******

Não existe a divulgação antecipada da realização do maior evento folclórico da Região Norte que é o ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ. O governo não se importa com isso. Talvez eles (do governo) pensem que esse tipo de evento, não gera emprego e renda e com esse pensamento, prejudicam o ramo de hotelaria.

*******

Digam-me uma coisa, qual o evento nos dias de hoje que nós do setor hoteleiro, temos para divulgar como chamamento para Porto Velho. Venha para Porto Velho... Assitir o que? Tô me reportando ao Turismo de Eventos.

*******

Ha alguns anos, tínhamos além da Exposição Agropecuária, o Carnaval Fora de Época, as Escolas de Samba proporcionavam grandes espetáculos; Tínhamos a Peça O HOMEM DE NAZARÉ que trazia turista de tudo quanto era município do estado e de estados vizinhos como Acre a Amazonas.

********

Então, fica difícil para o setor hoteleiro se manter, ou manter um determinado padrão. As despesas com mão de obra são altas e, com a maioria dos apartamentos vazios, por falta de atração que traga o turista pra cá, fica quase inviável se manter o padrão.

********

Já tivemos CAMPEONATOS DE PESCA que trazia muitos turistas, CAVALGADA, que reunia as famosas Comitivas de cidades vizinhas.

********

Gostaria de saber dos órgãos responsável pelo Turismo em Porto Velho. O que a cidade oferece de atração no naipe TURISMO DE EVENTOS?

*******

Por falar nisso, parece que pelo menos, este ano, teremos de volta os festivais de praia de Jacy e Fortaleza do Abunã. A secretária da Semes Ivonte Gomes já está com sua equipe trabalhando na produção desses eventos, inclusive se tudo correr como o desejado, teremos shows com artistas cantores nacionalmente famoso.

*******

Quanto ao Arraial Flor do Maracujá de acordo com a diretoria da FEDERON, vai acontecer entre os dias 21 de junho e 2 de julho.

*******

Em reunião acontecida no último dia 1º, dia do Trabalhador, a diretoria da Federon bateu o martelo na data de início e encerramento do Arraial Flor do Maracujá ou 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. “O governo do estado já nos garantiu a estrutura, o que é mais de meio caminho andado, assim sendo, confirmamos o início do Flor do Maracujá para o dia 21 de junho” disse o presidente Fernando Rocha.

*******

Diante disso, é ficar torcendo para que os grupos folclóricos contem com o prometido apoio da prefeitura, cujo prefeito Hildon Chaves garantiu a nossa reportagem, que vai conseguir junto a empresas privadas.


 

Prefeitura capacitará agentes culturais
 

'Objetivo é capacitar artistas locais para que
aprendam a elaborar projeto básico e expor ideias'

A Prefeitura Municipal de Porto Velho por intermédio da Fundação Cultural realizará o curso de elaboração de termo de referência e projetos básicos culturais através do Sistema de Convênios do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Serão disponibilizadas 200 vagas,destinado a agentes culturais e servidores públicos, com oito horas de duração, no dia 13 de maio, no Teatro Banzeiros. Os interessados deverão fazer as inscrições pelo e-mail [email protected], informando nome, contato, número do RG e nome da instituição.

A necessidade de realização do curso surgiu com o objetivo de capacitar os artistas locais, para que aprendam a elaborar um projeto básico e expor suas ideias. O diferencial do evento será a oportunidade de conhecer e aprender a manusear a ferramenta do sistema de convênios do Governo Federal, nele é possível cadastrar projetos na iniciativa pública e prospectar verba para a sua realização.

“Muita gente que trabalha com produção cultural sequer sabe traduzir a sua ideia em um projeto básico. Nós queremos e precisamos mudar isso”, afirma o Antônio Ocampo, presidente da Funcultural.

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)