Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

As Quatro Faces da ‘Educação’


    
O papel da escola é transformar, de indivíduos inconscientes a conscientes de si e de seu entorno; não, o papel da escola é parecer (ela parece ter essa capacidade), enquanto na verdade se propõe a outras funções.
    
As instituições brasileiras vêm de uma vertente europeia e eclesiástica e, para tanto, o Brasil que já “nascera” para o homem, rico, branco e cristão, refletia-se e era reflexo dessas escolas que também representavam o status quo – do ensino realmente básico para o clero menos abastado ao ensino formador de fato para a burguesia local, não universitário no Brasil a princípio – antes da chegada da família real.
    
Ainda explorando esse contexto, é preciso fundamentar o seguinte argumento mais precisamente: o ensino é uma ferramenta de controle estatal que serve ainda hoje para manter a sociedade estratificada que sustenta o sistema econômico capitalista. Dito isto mais claramente, é necessário explorar o perfil das escolas brasileiras.
    
A escola particular, já economicamente ligada à camada privilegiada da sociedade, é a mais perfeita ordem, maleável aos interesses e às mudanças do mundo exterior.
A escola privada se move e se constrói numa metamorfose bizarra, isto se dá ao fato de não possuir as mesmas ligações estatais que prendem a escola pública numa teia, uma grade curricular obrigatória e mais centralizada.

Por isso, atende as necessidades curriculares do aluno que “compra a educação como um produto qualquer”. O objetivo é que esse se sobreponha aos demais, no reino da competição capitalista pela sobrevivência.

Em suma, as instituições particulares formam uma consciência bastante interessante e um tanto curiosa: seus filhos são ensinados sobre a humanidade, mas é apenas uma pequena minoria que realmente se forma humana, pois dentre as doutrinas destas instituições está o individualismo contra o pluralismo.
    
A escola militar, comumente ligada a outro grupo também bastante forte, possuía uma formação rígida e, embora apregoada também ao Estado, possui  vantagens contra a escola pública periférica, possui professores mais bem pagos, “motivados ao bom serviço” e, novamente, uma grade curricular que melhor abrange os interesses do aluno.
Tem, porém, um problema: seus jovens podem não ser tão individualistas, mas possuem uma carga de preconceitos incomum à idade. Trata-se de uma escola de estereótipos contra o externo a ela, e hipócrita ao lado interno.
    
A escola pública piloto se manifesta nos grandes centros e em raras ocasiões em pequenas cidades. Todavia, todas têm com um alto investimento em relação a sua população, com condições de prover um melhor acompanhamento e, além da grade curricular comum, costumam tomar por íntegra os conhecimentos aplicados.

Sua raridade se manifesta em seus alunos: diferenciados, preconceituosos e individualistas como qualquer ser humano, mas que aprendem a lidar com todas essas barreiras e transcendem a pessoas melhores, discutindo e debatendo tais questões. (Observando-se que seus professores também são um tanto mais bem pagos). No entanto, peca, e não por si mesma, mas por não poder atender a uma maior demanda. Uma pena, pois abrange apenas uma camada, a nova classe c.
    
A escola pública periférica, que já se espera que se encontre às margens da sociedade, desprovida de tudo, parece aprisionada em um modelo europeu decadente até mesmo no século passado.
Hoje, é sobretudo a instituição dos maus hábitos, dos alunos incapazes aos olhos até mesmo de seus docentes. Sua única capacidade é formar a massa para as funções restritas ao trabalho, não leva à universidade, mas sim ao ensino técnico e necessário para mover a indústria rica. Esse é o processo sofrido pelo povo, pobre de alma e de espírito.
    
Se Maquiavel – o príncipe da Ciência Política – tivesse visto o futuro, talvez, diria que a escola é o ópio do povo, pois até mesmo a religião atende melhor às classes como estão dispostas. Pobres são fervorosos pela sobrevivência, ricos são fervorosos pela sua boa vivência. A educação é de fato o que determina o tipo de fervor e o status quo, sem contar é claro o estrato escravo e o extrato europeu vivo no comando das massas e da burguesia. Em todo caso, mas só por enquanto, paramos por aqui e deixemos esse assunto para um próximo momento.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)