Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança


Milhares
sub judice

É uma verdadeira “manada” de candidatos a prefeitos, vices e vereadores disputando cargos sub judice nesta temporada de 2016 em todo o Brasil. Conforme levantamento do G1 são mais de 13 mil candidatos nas urnas neste domingo, mas poderão ser eleitos. Eles tiveram a candidatura indeferida, cassada ou cancelada, mas ainda recorrem da decisão.

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Por isto, todo bando dos 13 mil vai aparecer com votação zerada, mas tendo acesso ao numero de votos recebidos e terão conhecimento que estarão no páreo caso a justiça reverta às decisões. Existem muitos recursos ainda sendo julgados e nestas condições são 686 candidatos a prefeito, 580 para vice e 11.745 para vereador.

Conforme o levantamento o principal motivo das cassações/indeferimentos é a ausência de quesitos de registro (69 por cento), sendo os barrados pela Ficha Limpa representando 10 por cento. Há ainda os casos daqueles que praticaram conduta vedada, abuso de poder, compra de votos ou gastos ilícitos de recursos. No tocante aos candidatos deferidos somam 455 mil e ainda há 1.307 candidaturas pendentes em julgamento. Temos também 15 cansiderados cassados disputando o cargo com recursos.


Nas paradas

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom participação ativa nos municípios apoiando aliados, o governador Confúcio Moura (PMDB) dá pinta de ser candidato ao Senado em 2018. Seja em Porto Velho com Willians Pimentel, em Ouro Preto do oeste com Rosária Helena, ou em Ariquemes – seu domicilio eleitoral - com Thiago Flores, o mandarim faz corpo a corpo e capricha nos afagos aos eleitores nas caminhadas. Indícios fortes de candidatura.

Pimenta chorão

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoPimenta de Rondônia (PSOL) reclamou em todos os debates que participou da sua ausência do confronto de hoje na TV Rondônia que usa o mesmo critério de todo o Brasil, com a participação dos seis primeiros colocados pelo Ibope. Até fez campanha para a afiliada da Globo reverter à situação, mas a emissora foi implacável. Sem recursos e tempo de TV, ele acabou prejudicado nesta temporada.

Última hora

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoÈ hábito ao final das campanhas em Porto Velho ocorrerem apelações rasteiras  patrocinadas pelos candidatos mais rancorosos. Por isto, nas próximas horas todo tipo de pesquisa pode aparecer para influenciar o eleitorado. Os donos dos institutos de sondagens eleitorais de fundo de quintal não se emendam e mesmo com alguns já processados por charlatanismo mais uma vez agiram de forma leviana na praça.

Média de pesquisas

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoNa média das pesquisas rondonienses com as do Ibope, não contando com o efeito manado dos últimos dias, que se tornou hábito na eleição local, se chega à conclusão de que: 1- Será um pleito em dois turnos 2- teremos um candidato da situação (no caso Mauro Nazif) e um da oposição (Sobrinho? Leo? Wildon? Pimentel?) na próxima etapa 3- Uma elevada taxa de indecisos.

As possibilidades

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoMas tratando-se de Porto Velho, não dá para descartar nada, de tantas surpresas que o eleitorado nos tem reservado. O quadro pode mudar significativamente, por exemplo, se o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) for impugnado. No entanto, mesmo assim seriam votos com tendência para cair no balaio oposicionista. Não dá para deixar de lado até a possibilidade de dois candidatos de a oposição galgar o segundo turno.


 

Via Direta

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

AS POSSIBILIDADES ELEITORAIS EM PORTO VELHO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Caro eleitor: Analise bem em quem estará votando neste domingo, diga não aos candidatos ligados ao crime organizado e ao narcotráfico *** Rondônia tem sofrido elevados prejuízos com os políticos eleitos bancados pelos criminosos do colarinho branco ***E por conta da ligação dos políticos com a bandidagem, existe uma grande infestação de cargos comissionados indicados pelos malfeitores nas esferas municipais, estaduais e federais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)