Sábado, 30 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

As Damas do Samba na Seresta Cultural


As Damas do Samba na Seresta Cultural - Gente de Opinião

A programação do Festcineamazonia apresenta na noite desta quinta feira 08, o filme “As Damas do Samba” que faz parte do Programa o Cinema no Samba.

A programação “Por do Sol da Seresta Cultural”, de acordo com o coordenador Heitor Almeida vai começar as 18h30 com o maestro Carlos Guery e o contrabaixista Beneamine fazendo o melhor do instrumental e as 20h00, o espaço passa a ser utilizado pela produção do Festcineamazônia com a programação o “Samba vai ao Cinema” quando será exibido o filme As Damas do Samba.

Logo após a exibição do documentário de Susanna Lira o palco será ocupado com o show das “Pastoras do Asfaltão” que farão uma viagem musical pela história do samba.

Damas do Samba lança um olhar de provocação sobre o papel da mulher no samba e tem como tônica a força feminina, que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro. Seja como passista, madrinha, musa ou operário do carnaval, a mulher realça seu protagonismo, emprestando ao samba não somente sua imagem como também seu espírito empreendedor, sua criatividade e sua natureza inspiradora.

O documentário

“... É certo de quem sem mulher não há samba”, a frase da cantora Mariene de Castro, uma das personagens do filme, resume bem as intenções do documentário, da diretora Susanna Lira. A obra, por muitas vezes cantarolada por mulheres que fizeram e fazem do samba um modo de vida, é um passeio poético pela história das grandes damas que ajudaram a criar e a manter esse gênero musical genuinamente brasileiro.

Desde que o samba é samba as mulheres foram e são fundamentais em sua existência. Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Dona Zica, entre outras tantas damas, brilham no filme.

Descrição

Damas do Samba apresenta uma visão ampla da participação da mulher dentro dessa cultura predominantemente masculina, sob os aspectos culturais, sociais, artísticos e midiáticos.

A Seresta Cultural conta com o apoio do Diário da Amazônia e da Funcultural de Porto Velho.


Lenha na Fogueira

Foi bacana a atitude dos deputados estaduais, ao convocar os responsáveis pela administração do Teatro Palácio das Artes Rondônia, para prestarem esclarecimentos, sobre “denuncias” que chegaram aos ouvidos de alguns parlamentares.

*********

Durante aproximadamente uma hora, o presidente da Funpar Severino Costa e o gerente de Cultura da Sejucel Fabiano Barros, foram questionados pelos deputados estaduais na manhã de ontem 07, durante sessão ordinária da ALE.

********

Esclarecido os questionamentos os dois terminaram por receber elogios dos deputados inquisidores. É como diz o ditado: “É conversar com quem sabe e beber com quem paga”.

********

Os deputados estaduais assim como vereadores e qualquer político exercendo mandato, ao receber qualquer denuncia, entes de ocupar a tribuna para criticar o denunciado, deveria ouvi-lo ou designar um dos seus ASPONES para verificar in loco se a denuncia tem procedência.

********

A participação dos dirigentes do teatro Palácio das Artes Rondônia, aconteceu após um dos deputados “meter o pau” na administração da Funpar, inclusive citando desvio de recurso. Quer dizer, se emprenhou pelos ouvidos. Falou porque ouviu dizer. Fez-se portador de um denunciante sem informação alguma sobre o que estava denunciando.

*********

Senhores deputados, que a partir de agora, antes de utilizarem a tribuna para esculhambar entidades e pessoas, procurem ouvi-los e quem sabe, até fazer uma visita à entidade denunciada, para confirmar se a denuncia é verdadeira.

********

Agora que as coisas foram esclarecidas, esperamos que deixem de dar atenção àqueles que só querem “mamar” nas tetas do governo, inclusive, querendo utilizar o Teatro sem pagar as taxas de Lei.

********

E querendo fazer a cabeça dos deputados que culto religioso é evento cultural. O Severino e o Fabiano deram uma aula sobre o que é ser gospel e o que é ser religioso.

********

O Artigo quarto da Lei que criou a Fundação Palácio das Artes – FUNPAR diz que é Expressamente proibido utilizar o teatro para a realização de eventos religiosos, políticos e partidários.

********

Vale esclarecer que música gospel apesar de muita gente entender como música de igreja, na realidade é um estilo de música. Segundo pesquisa a música gospel é conhecida no Brasil como um ritmo e estilo musical religioso de grupos cristãos, mas também é utilizada para designar as músicas evangélicas. Também a música gospel tornou-se um grande mercado para o público em geral, já que é aceita pela maioria das pessoas.

*********

Enfim, hoje a música gospel ta mais para o comercio que para a religião, daí não fazer parte das restrições do Artigo quarto da Funpar.

*********

Só que a pessoa que tentou fazer a cabeça dos deputados estaduais de Rondônia, queria  era transformar o Palácio das Artes numa igreja evangélica, assim não dar!

********

Por falar em Palácio das Artes – No próximo sábado dia 10, tem o Stand Up com Fábio Lins a partir das 20h00. Os ingressos já estão à venda por R$ 40 inteira e R$ 20 meia, na loja 1° Tempo Teen ou na bilheteria do teatro. O evento está sendo organizado pela equipe Univip.

********

Aliás, a programação do Palácio das Artes já confirmada é a seguinte: Mês de Outubro – Dia 10 Fábio Lins Stand Up Comedy. Dia 11 Frozen – 2. Dia 17 Minhas Raízes/Dança. Dia 18 – Universo Casuo.

*********

Mês de novembro – Dia 7 Bruna Louise – Comédia Stand Up; Aí o Teatro vai fechar pra reforma. Os problemas são no ar condicionado, no palco e nas chamadas “varas” de iluminação. Tá feio o negócio nessas áreas!

********

To me preparando para o Duelo na Fronteira!


Escola Vila Isabel homenageia Miguel Arraes

No último sábado (3), Antônio Campos, acompanhado de outros representantes da família Arraes, esteve em visita ao barracão da Escola de Samba Vila Isabel, na parte da manhã. À noite, esteve na quadra da Escola de Samba carioca, onde aconteceu o lançamento do samba-enredo do desfile de 2016, que homenageará o ex-governador Miguel Arraes. O samba escolhido é de autoria de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Mart’nália, André Diniz e Leonel. A Vila levará para a Sapucaí o enredo “Memórias de Pai Arraiá – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro”. 

Estiveram presentes no evento os irmãos Ana Arraes, José Almino, Guel Arraes e Nena Arraes, filhos do líder político, que no próximo ano terá o seu centenário de nascimento celebrado com eventos espalhados por todo o Brasil. O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, também marcou presença no lançamento. A Vila Isabel levará a história de Miguel Arraes para a Avenida no dia 8 de fevereiro de 2016, com transmissão ao vivo para mais de 180 países e uma estimativa de cerca de 2 bilhões de espectadores. Confira a letra do samba-enredo:

Memórias de Pai Arraiá – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro. 

Meus olhos ficavam rasos d´água

a seca minha alma castigava

o sol queimava e rachava o chão

os carcarás pousavam no sertão

cresci sonhando renovar os sonhos

revitalizar a vida

que se equilibra sobre palafita

dar pra essa gente mais sofrida

dignidade e amor

pra essa gente aguerrida,

dignidade, amor

Acordei o campo para um novo dia

com o futuro santo, lindos ideais

acordei o campo pra haver justiça

flora esperança nos canaviais

Carinhosamente… pai arraia

no lugar onde arrecifes desenham a praia

acolhi um movimento, real solução

mais do que alento, a cura dos ais

liberdade se conquista com educação

juntando artistas e intelectuais

Pra fazer a cartilha no cordel,

ensinar do ABC à profissão e

buscar na arte a inspiração

Tão bom cantarolar, me emocionar, estar aqui

pra ver na avenida

o valor da verdadeira vila

de gente humilde que defende a tradição do seu lugar

um movimento de cultura popular

Vem sambar no frevo e na ciranda

silenciar jamais!!!

Até o galo da madrugada

se entregou à batucada misturando carnavais

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 30 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 30 de março de 2024 | Porto Velho (RO)