Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Silvio Santos

Colaborador do Gentedeopinião, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: [email protected] - Informo aos colegas dos grupos folclóricos que se quiserem que divulguemos seus eventos, é só enviar a programação via e-mail [email protected] ou pelo ZAP ZAP 9302-1960.

Arraial da Zona Leste tem noite de show gospel - Por Zekatraca

13/06/2017 - [05:01] - Cultura

 

A coordenação do 10º Arraialeste coloca no palco na noite desta terça feira 13, shows com bandas e cantores de música gospel. “Somos o único arraial junino de Porto Velho que se preocupa com a valorização dos artistas que trabalham com shows gospel em Porto Velho”, disse o idealizador do evento Maik.

O Arraialeste começou na última sexta feira dia 09, oferecendo a comunidade da Zona Leste da capital de Rondônia uma diversidade de expressões culturais, como dança de quadrilha, forró, funk, banda de forró além de abrir o concurso da “Rainha da Zona Leste” cujo resultado só será conhecido na noite do próximo domingo dia 18. Entre as atrações do final de semana destacamos as apresentações da Banda Raio de Sol e Ary Santos e os Recampados; uma de forró e outra de música gaucha. Na parte da dança, o destaque foi o grupo “Parceiros do Ritmo Quente” que encantou o público com coreografias acrobáticas.

O Arraialeste segundo Maik, surgiu ha dez quando alguns amigos que também criaram o Carnaleste, resolveram investir nas festas juninas. “A gente viu a carência da população da Zona Leste em ter um local onde se divertir durante o ciclo de festas juninas, então resolvemos realizar o arraial que no início, contava apenas com grupos de dança da comunidade e logo depois, despertou o interesse dos grandes grupos folclóricos que passaram a nos procurar para se apresentar. Foi então que criamos o Duelo entre grupos de quadrilhas que a cada ano vem se transformando na principal atração do arraial”, disse Maik.

Raimisson responsável pela liberação do arraial junto aos órgãos públicos, também é o coordenador do Concurso que vai eleger a “Rainha da Zona Leste. “Não é um concurso entre as Rainhas de quadrilhas juninas, o nosso concurso, elege a mais bela jovem da Zona Leste de Porto Velho” comentou Raimisson.

Na noite desta terça 13, aliás, desde ontem a programação cultural do Arraialeste está por conta dos shows gospel.

As apresentações culturais no Arraialeste começam todos os dias a partir das 20 horas.

 


 

 

Hoje 13 de junho, é o dia de Santo Antônio conhecido como o Santo Casamenteiro. Antigamente quando se dava mais importância às tradições; fogueiras eram acesas em frente as residências e Bois Bumbás eram batizados. Na igrejinha de Santo Antônio dona Nadir e amigas promoviam um arraial bastante concorrido.

 

********

Hoje ainda se realiza a missa e as vezes uma quermesse, porém, está longe de pelo menos, parecer com os arriais de antigamente. Inclusive o acesso à Capela de Santo Antônio ficou mais difícil depois que inauguraram o Memorial Rondon. Os carros ficam muito longe da capela o que deixa seus proprietários preocupados.

 

********

Mesmo assim, as tradições das festas juninas continuam. No ciclo junino, é onde a cultura popular tem seu maior acervo de causos e crendices, como a brincadeira de “Passar Fogueira”, Adivinhações, a Degustação de comidas como os derivados do milho pamonha, canjica, mungunzá e os derivados da macaxeira como o delicioso bolo e o bobó de camarão e outras iguarias.

 

********

Domingo passado, quando da nossa apresentação pelo Boi Bumbá Corre Campo no Mercado Cultural, lembramos de como se brincava antigamente de Boi Bumbá em Porto Velho, cantando toadas tradicionais, além de exaltar os Amos da época como Galego, Ventania, Lourenço, Augusto Queixada, Cabo Fumaça e outros.

 

********

Muitas pessoas presentes ao Calçadão Manelão, logo após a apresentação do bumbá da professora Maria José Brandão Alves – Branca, vierem me agradecer por tê-las lembrado de suas infâncias. “Sílvio você me levou a uma viagem pela minha infância, quando cantou aquela toada: “La vai, la vai, la vai. La vai quermos ver. La vai boi Corre Campo fazendo a terra tremer”, agradeceu Míriam Athias companheira do Paulo Santana.

 

*******

Porra Sílvio lembrei de quando o papai convidava os bois pra dançar lá em frente de casa e os Amos cantavam toadas como essas que você cantou aí. “Eu queria essa beleza, pra ser um homem educado. Eu queria dar um viva, ao governador do estado” agradeceu Beto César

*******

A apresentação que fiz com o Corre Campo no último domingo, tinha como objetivo, mostrar à juventude que hoje brinca Boi Bumbá, que a brincadeira, o Auto do Boi não é só ritual indígena, existe toda uma tradição que precisa ser respeitada e acima de tudo preservada.

 

********

Como Mestre da Cultura Popular tenho a obrigação de levar essa tradição à juventude de nossa cidade e quiça, do estado como um todo. O que fiz, foi cumprir a missão que um Mestre da Cultura Popular deve ter, que é levar a histórias das tradições da população de uma região. Obrigado a todos que fizeram questão em me abraçar após a apresentação do Corre Campo no Projeto da Semdestur “É São João no Mercado Cultural”.

 

********

Olha o que nos dar orgulho em ser rondoniense: A Revista Veja desta semana traz reportagem sobre nosso estado. Tá la na Veja:

 

**********

Rondônia é o maior produtor de carne e leite da Região Norte. Maior produtor de peixes do país. 2° maior produtor de café do Brasil. Um dos maiores produtores de soja. Possui duas das maiores usinas hidroelétricas do mundo. Estado com mão de obra qualificada. No centro da América Latina é um dos melhores entrepostos comerciais do mundo. Muito orgulhoso por fazer parte como membro construtor deste Estado que produz desde da uva a soja.

 

*********

Mesmo não sendo um estado que valoriza a cultura popular do tipo brincadeira de boi bumbá, quadrilha junina e outras. Amo esse estado que me viu nascer.

 

********

Antes de encerrar, quero parabenizar os dirigentes de grupos de bois bumbás pela abertura das atividades da Associação Guarnecer – A Liga dos Bumbás de Porto Velho. Valeu!

 

 



Igualdade racial é tema

de reunião em porto velho

O Governo de Rondônia através da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEAS, em parceria com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria Nacional de Articulação Social (Segov/PR), realiza nesta terça e quarta-feira (13 e 14 de junho), reunião com gestores Estadual, Municipais e a Sociedade Civil e com grupo de trabalho interministerial de políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal. O evento será no auditório do Rondon Palace Hotel em Porto Velho – RO. Está confirmada a presença do Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Juvenal Araújo.

A reunião traz o recorte étnico-racial em suas atividades, tendo como objetivo expor aos Estados, e Municípios (Governador, Prefeitos e Gestores e sociedade civil), as ações, assim como a proposição de metas e prioridades, a fim de orientá-los das principais políticas ministeriais realizadas em torno da Política de Promoção da Igualdade Racial.

As reuniões ocorrerão nos dias 13 e 14 de junho de 2017, onde o primeiro será voltado para os governamentais (governador, Prefeitos e gestores) e no segundo dia para a sociedade civil (Conselho, Representantes e Lideranças comunitárias de quilombolas, matriz africana e movimento negro).

“Outro ponto importante que será discutido é a implantação nos municípios de Órgãos de Políticas de Igualdade Racial e dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial para que se possam fortalecer as ações de políticas públicas para a posterior adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O Governo de Rondônia através do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial/SEAS realizará a entrega da documentação de solicitação para adesão ao SINAPIR ao Secretário da Seppir Juvenal durante o evento”, disse Marionete Sana, Secretária da SEAS.


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

publicidade

E-mail: [email protected] - [email protected]

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados