Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Arraial da Associação São Tiago no bairro Socialista vai até domingo


 

 
Gente de Opinião
 
Na próxima segunda feira 24, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Calama, vai promover a “Finalização da 3ª Etapa das Oficinas de Teatro – Cenografia” realizada com o apoio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – CONEM
 
 
*******
Da programação constam: Exposição de Artes e Esculturas, Intervenção com as técnicas de Augusto Boal, além da apresentação do cenário do espetáculo “Álcool não é remédio” com todos os personagens.
 
 
*******
Ministradas por Léia Leandro, do CONEM, as oficinas têm duração de seis meses. “Na etapa das oficinas de Teatro do Grupo Ifênix, começamos com as técnicas de Augusto Boal, utilizando a ferramenta do teatro como instrumento do contato e transformação do ser humano. Com oficinas de campo, criando relatório das atividades com a especificidade da educação da metodologia do teatro, Teatro de Arena, Teatro Brasileiro, os métodos de Stanislavski, Bertolt Brecht, sobre sua trajetória ao longo da história”, explica a Professora.
 
 
*******
Utilizando técnicas baseadas no dramaturgo brasileiro Augusto Boal, é possível ao grupo realizar apresentações de baixo custo e teatro jornal, que utiliza fatos do cotidiano para contar a história. Além do sistema coringa, em que o ator se transforma em espectador e vice-versa ou de ferramentas para a transformação das pessoas por meio do teatro do oprimido e teatro de arena.
 
 
********
Por falar em teatro de rua. Também na próxima segunda feira 24, vai começar o famoso Festival “Amazônia Encena na Rua”. Como vem acontecendo ha alguns anos, os espetáculos serão apresentados todas as noites, na Praça das Caixas D'Água no bairro Caiari.
 
 
*******
O Amazônia Encena na Rua promove um grande encontro cultural. Nesta edição encontram-se artistas de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Acre, Ceará e São Paulo. Serão mais de vinte espetáculos em uma semana de apresentações alcançando público de todas as idades. Este ano o Festival faz uma homenagem especial ao Mestre Amir Haddad (RJ).
 
 
********
Na edição de amanhã (domingo), publicaremos toda programação que será desenvolvida durante a semana no “Amazônia Encena na Rua”, assim como a história do Festival que chega a sua 10ª edição.
 
 
*******
Já que estamos nos reportando a Festival, lembramos que está acontecendo no Arraial da Associação São Tiago no bairro Socialista, o Festival de Dança de Forró e outros ritmos. É o maior festival de dança de Porto Velho. Este ano o evento está mais curto, começou na última quarta feira e termina neste domingo dia 23, com a apresentação da quadrilha Rádio Farol.
 
 
********
Comida típica da melhor qualidade você degusta no Festival de Cultura Popular, que também é conhecido como “Arraial do Padre Enzo”. Por sinal, o Padre Enzo assume de pizzaiolo preparando a verdadeira pizza italiana no forno a lenha. É deliciosa a Pizza do Padre Enzo.
 
 
********
Outro evento que está concentrando muita gente desde ontem, é o Arraial “Comunidade no Sertão” que está armado no campo da Associação do bairro Esperança da Comunidade na rua Mamoré com a Vieira Caula. É só grupo folclórico de ponta.
 
 
*******
E assim, as festas que insistimos em chamar de “juninas” não param em Porto Velho. Já postei aqui, que Porto Velho já pode pleitear o título de “Maior São João do Mundo”, pois este ano, as festas começaram no dia 27 de maio e só vão terminar em agosto com a realização da Semana do Folclore. E haja mungunzá, bolo de macaxeira, pamonha e capeta.
 
 
*******
Pra não ficar só nas festas folclóricas. Hoje tem samba no Mercado Cultural com o sambista compositor e cantor Beto Cezar. Começa as 19 horas.
 
 
********

Tô na festa de 15 anos da minha querida neta Natália Andrade!
 
 
 

CiaSenha apresenta FUI no Palco Giratório Sesc

 
Gente de Opinião
 
A próxima atração do Festival Palco Giratório será neste sábado (22). O grupo a se apresentar será ‘CiaSenhas de Teatro’ com o espetáculo juvenil ‘FUI!’.
A apresentação iniciará às 20h no Teatro 1 do Sesc, com classificação etária para 12 anos, os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

A CiaSenhas excursiona pelo universo juvenil com a montagem ‘FUI!’ livremente inspirado na obra literária Tchick de Wolfgang Herrndorf, com texto e direção de Sueli Araujo. O espetáculo apresenta quatro personagens que se encontram após 15 anos para, através da criação de uma peça de teatro, lembrarem e reviverem as experiências que compartilharam quando eram jovens. Temas como amizade, solidão, confiança e sexualidade são abordados na montagem. Com uma linguagem dinâmica e direta, FUI! Apresenta ao público um recorte sensível sobre ser jovem ontem e hoje. Amizade e memória norteiam a peça que se desenha, também, a partir da relação com quem a vê.A CiaSenhas de Teatro de Curitiba, criada em 1999, é um coletivo que desenvolve trabalhos continuado de pesquisa e criação teatral. Desde sua fundação a companhia têm se dedicado à investigação da linguagem cênica com enfoque no trabalho do ator-criador paralelo ao desenvolvimento de dramaturgia original em processos compartilhados de criação. A CiaSenhas procura disponibilizar seus espetáculos às mais diferentes plateias e promover ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo.
 
 

 

O Debut da Natália Andrade

 
Gente de Opinião
A jovem Natália Andrade será apresentada a sociedade de Porto Velho, durante a festa de debutante, oferecida pelos seus pais Helton e Aline na noite deste sábado 22.
 
Natália completou 15 anos, na última terça dia 18, porém, seus pais sem avisar nada, programaram a troca de sapatos e dança da valsa dos 15 anos, para a noite deste sábado. Natália é neta do Sílvio Santos o Zekatraca e sobrinha do Silvinho, irmã da Hingrid e prima do João Victor.
 
Natália é aluna do 9º ano no colégio Tiradentes e faz música na Escola Jorge Andrade dando preferência para a aprendizagem de Guitarra. Inclusive, está formando uma banda de roque, com suas amigas músicas da EMJA. Hoje com certeza, na festa oferecida pelos seus pais e avó Terezinha, Natália vai receber suas amigas e amigos para dançarem a valsa juntos.

Que este seu aniversário seja o marco inicial para uma nova e linda fase, esta etapa da adolescência é uma das mais importantes na vida de uma menina moça. Você está com os seus sonhos correndo a mil por hora, desejando tudo o que lhe trará felicidade, e descobrindo tantas coisas novas que fica difícil você assimilar todas elas. Parabéns minha querida Neta Natália” do VÔ feliz Sílvio Zekatraca Santos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)