Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Aprovado projeto de Mariana Carvalho que visa conscientização sobre a microcefalia


 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou  o projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO)  que institui a Semana Nacional de Prevenção, Conscientização e Tratamento de Microcefalia.

 De acordo com a parlamentar que é a segunda secretária da Mesa Diretora Câmara dos Deputados, a matéria surgiu com base em novos dados sobre a doença, divulgados pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano.

Conforme o órgão, foram confirmados 3,5 mil casos da doença no país. Destes, 42% ocorreram apenas na região Nordeste. O objetivo da proposta é ampliar o acesso à informação sobre a doença, bem como estimular o acompanhamento pré-natal e incentivar a vacinação contra rubéola e varicela, que podem ocasionar a microcefalia em bebês.

 "Esta semana tem como objetivos informar os profissionais de saúde e a população em geral sobre o que é a microcefalia, assim como sobre sua prevenção, estimular a realização de eventos com especialistas para discutirem os avanços científicos sobre esse assunto", diz  o texto.

Para a deputada Mariana Carvalho, que é médica, é importante, também, que o evento seja realizado todos os anos na mesma data. "Esta lei institui a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia, a ser realizada a cada ano em todo o território nacional, preferencialmente na semana que compreende o dia 12 de outubro, o nosso Dia das Crianças."

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Em um cenário global onde a saúde mental se torna cada vez mais prioritária, a psicóloga clínica e corporativa Melissa Aluxã destaca a importância d

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

A classe médica provou estar unida e fortalecida durante reunião no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na no

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)