Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


Frente fria vem à 'galope' e diferença de temperatura é enorme dentre cidades próximas

17/07/2017 - [18:55] - Meio Ambiente

 

monitoramento 01 07 17 1

A frente fria, sinalizada há dias por simulações numéricas, avançou com rapidez entre a noite de domingo (16) e a madrugada desta segunda-feira (17) pelo interior da América do Sul impactando imediatamente regiões do Brasil.

O sistema frontal, que às 21 horas (Brasília) de domingo atuava entre o sul da Bolívia e o nordeste de Santa Catarina, já impactando o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, horas após já havia chegado ao sul de Rondônia configurando a sexta friagem do ano na Amazônia.

monitoramento 01 07 17 1

monitoramento 01 07 17 1

As temperaturas despencaram a tal ponto, que a temperatura máxima do dia foi registrada logo na primeira hora deste segunda-feira e logo após, a queda foi livre e intensa.

Muitos moradores, que ainda não sentiram os efeitos do sistema frontal, estão bem próximos de outros municípios, onde faz muito frio.

No estado do Paraná, por exemplo, às 11 horas (Brasília), a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 13°C em Maringá e em Londrina, município com apenas 79 quilômetros de distância (em linha reta), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Estadual “Governador José Richa” reportaram 24°C de temperatura, ou seja, mais de 10°C de diferença em menos de 100 quilômetros.

Mato Grosso, enquanto a capital Cuiabá tinha mínima de 13,7°C às 11 horas, Sorriso, município distante (em linha reta) 341 quilômetros, tinha temperatura de 26,3°C. Os dados também são de estações do Inmet.

Em Mato Grosso do Sul, outras estações do Inmet indicaram, no mesmo horário, temperatura de apenas 10,4°C em São Gabriel do Oeste e 24,8°C em Paranaíba. A distância entre os dois pontos de observação do Inmet (em linha reta) é de 358 quilômetros.

Em Rondônia, duas estações do Inmet registraram, no mesmo horário, diferença de temperatura. Enquanto Vilhena tinha apenas 16,3°C, Cacoal, distante 208 quilômetros (em linha reta) estava com 24,9°C.

As simulações numéricas indicam que o ar polar avançará com força pelo Centro-Oeste e partes do Sudeste e do sul da Região Norte nas próximas horas, onde deve esfriar muito também no Acre, Goiás e São Paulo.

monitoramento 01 07 17 1

(Crédito das imagens: Arquivo/Marco Favero/Agência RBS – Reprodução/Cptec/Inpe - Reprodução/Inmet)


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados