Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Amorim estava voduzando Garçon, agora terá que se voltar contra Capixaba e Mosquini...


O PIB rondoniense

 Mesmo com o Brasil já em plena recessão econômica e Porto Velho entre as 17 cidades que mais demitiram em 2015, o estado de Rondônia deve fechar o ano com um PIB estimado em 5,77. É quase a metade de 2011, no auge da construção das usinas em Rondônia, mas bem acima das projeções do País e dos principais estados brasileiros.

Rondônia surpreende. Enquanto pelo menos três estados estão com pagamentos escalonados e tantos outros atolados em dívidas e comprometidos com a Lei de Responsabilidade Fiscal, nosso estado tem feito o pagamento do funcionalismo em dia e no mês trabalhado. Alíás, tratando-se de gestões do PMDB é outra surpresa, porque tanto os governadores Jerônimo Santana e Valdir Raupp legaram aos seus sucessores situações difíceis.

Com o agronegócio pulsando forte, onde a carne e derivados, o leite, a soja, a madeira e o pescado respondem por boa parte do vigor da nossa econo mia, Rondônia vai se garantindo mesmo com uma pendenga política grave, já que o atual governador está cassado e gerindo o estado sob liminar.


Eleições 2016

Gente de OpiniãoAlguns partidos começam a realizar as convenções para a eleição dos diretórios municipais definitivos – serão eles que vão tratar das alianças para 2016 - abrindo campanha de filiações captando possíveis candidatos à vereança no ano que vem. PMDB, PP, PSDB, PSDC, PDT e PT fazem um trabalho mais agudo, enquanto outros chutaram o inicio da jornada para setembro.

 Salvou a pele

Gente de OpiniãoO deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) que já tinha perdido quase um mandato inteiro na legislatura passada por causa do mecanismo de votos por legenda, preocupava-se agora em perder o cargo de novo com a acusação de compra de votos. Mas foi absolvido e com isto, o suplente Ernandes Amorim que estava voduzando o parlamentar, terá que se voltar contra Capixaba e Mosquini que também estão enrascados com a justiça.

Tantos apagões

Gente de OpiniãoTem que ter algo errado! A energia da Usina de Santo Antônio precisa percorrer 2,4 mil quilômetros até a estação nacional de redistribuição de Araraquara em São Paulo, para depois ser devolvida para Rondônia! Como gostam de complicar as coisas neste Brasil varonil. Não espanta tantos apagões em nosso estado nos últimos meses.

É coisa de louco!

Gente de OpiniãoA União já acostumou mandar os piores criminosos do País para a penitenciária de Rondônia, prometer auxílios que não vêm (como ao plano de recuperação de Porto Velho) e agora mais esta: nossa suada energia vai embora e depende de Araraquara para ser devolvida. E podem ter certeza que na redistribuição, Rondônia não é prioridade!   ALE, governo estadual e bancada federal precisam reagir.

Um mistério

Gente de OpiniãoA demissão do superintendente do DNIT-RO/AC Fabiano Cunha ainda é um mistério – interferências políticas na indicação? - mas já é possível concluir que algumas obras serão afetadas com mais atrasos. Os viadutos em Porto Velho, a ponte na altura do Abunã e recuperação das rodovias federais são obras importantes que não podem parar mas estão ameaçadas pela escassez de recursos.


 

Via Direta

*** Duas poderosas redes de farmácias disputam o mercado de Porto Velho palmo a palmo *** A peleja é tão acirrada que elas abrem lojas defronte às inauguradas pelas concorrentes *** Já estou na segunda gripe neste ano por conta das queimadas e fumaceira danada sobre a capital. A poluição esta brava *** O ex-prefeito Augusto Plaça, de Pimenta Bueno é mais um denunciado por improbidade no estado. É um choro e ranger de dentes...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)