Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

Amizade que vale Madeira...


Eu bem sei, o dito popular é: Amizade que vale ouro! Mas, sejamos francos, uma amizade ouro reluz e nem tudo que reluz é ouro; ou quem sabe uma amizade prata, e aí lembro que algumas moedas de prata foram utilizadas para trair Jesus...

Entonces, como dizem os espanhóis, é isto mesmo! Descobri na semana passada, no dia do lançamento do meu primeiro livro infantil, o Enaiviv, quase aos 42 anos de idade?!?!, que nem sempre quem está do seu lado e brada ser seu amigo, o é de verdade!Amizade que vale Madeira... - Gente de Opinião

Tenho amigos que são irmãos, pois sou filha única e carente mesmo do afago fraterno! Tenho amigos que são mães e pais, por serem mais velhos que eu! Tenho amigos mais novos, os “miguxos de mamãe” como diz meu filho e tenho também como vocês os têm, os amigos obrigatórios do nascimento, os parentes!

Eu confesso que entrei em êxtase por conta da sessão de autógrafos de Enaiviv, na manhã da sexta-feira, 17/02... Até então eu estava de boa, bem tranquila, pés nos chãos e tudo mais! Aí, de repente a ficha caiu que realmente o que ocorreria naquela noite seria algo incrível!

1 - Um conto despretensioso de uma adolescente de 16 anos, transformado em um livro 25 anos depois.

2 – Um livro infantil com três temas é um passível de muitas polêmicas: Religiosidade.

3 – Editora de outra País

4 - ... Sem querer caiu no óbvio: uma filha de “pedreiro” e uma costureira lançar um livro, ainda hoje em dia é quase um milagre. Claro existem conquistas maiores: uma desembargadora que era doméstica, um morador de rua que se formou em Medicina, um cantor de funk que escreve uma música com mais palavrões e baixarias que “Deu Onda” e uma Ferrari para um analfabeto funcional, em apenas cinco meses... Ou seja, voltemos ao tema da amizade, lembram?!

Meu maior medo era o de todos que escrevem: O de não ter leitores e principalmente no lançamento da obra não ter nenhum participante! Felizmente Sued, Seud sempre é generoso comigo. Quando cheguei à Livraria Leitura para evento, meia hora antes, já havia duas amigas que valem madeira me aguardando.

Uma tinha confundido o horário, achava que seria às 17 horas. Seu nome e sobrenome: Glória Valladares, ou melhor, a Glorinha da Biblioteca Francisco Meirelles. Tenho um caso de amor literário com esta senhora bela por dentro e por fora, faz mais de 30 anos e ela não sabia até agora. A primeira vez que a vi tinha 12 e buscava um material de pesquisa na área de Ciências. Ela com seu super sorriso parecia abraçar os leitores quando passavam por aquela porta de madeira antiga da biblioteca. Este romance foi fortalecido aos 15 quando resolvi que não iria retornar a escola por um ano, porque não aguentava as constantes greves. Meu pai me desafiou a ler muito e até escrever neste tempo. “Ficar sem estudar na escola até vai, mas em casa terás que estudar muito mais!”. Foi nesta fase que Enaiviv surgiu. Depois de ler todas as obras de Machado de Assis, José de Alencar e outros autores brasileiros que a Glorinha me emprestava até de dois em dois. Você seria para mim, uma amiga madeira espécie Castanheira!

A segunda participante da sessão de autógrafos é alguém com quem trabalhei alguns meses, no jornal O Estadão do Norte, Mara Paraguassu. Nunca frequentamos a casa uma a outra, ou saímos para o barzinho, mas sempre tive uma admiração enorme pela audácia dela, como mulher, atuar, falar e entender de política como poucos. Sempre mantivemos contato pelo Facebook, no entanto, desde a última semana ela sempre será minha amiga madeira espécie Baobá, só quem leu O Pequeno Príncipe entenderá o motivo.

E ai chegaram outros que não posso detalhar como entraram na minha vida, pois daria um livro, mas vou nomeá-los.

- Luiz Carlos Ribeiro: O Luka, meu amigo desde a época das campanhas políticas, da TV e pai do André Luís, o mais fervoroso leitor de Enaiviv, entre outros homens agora lindos e abençoados! Ah, sim ele também é meu editor aqui no Gente de Opinião...

- Jaqueline Malta: Ex-estagiária que quase não aprovo no processo seletivo da Eletronorte e que me surpreende a cada dia pela profissional que se tornou! Sua humildade é incrível! Muito obrigada pela presença doutora Renata Malta.

- Mônica Pereira: A amiga do amigo Luciano Guimarães, que se tornou minha companheira dos bons vinhos, papos cabeças, outros nem tanto rsrs; comemorações, decepções e principalmente na busca do equilíbrio como ser humano!

- Tiago Budóia: Lindo! Só me vem isto na cabeça quando olho pra você! É sim, o Alex sabe e concorda!! Profissional de Excelência de obra, de telefonia, empresário, pai extremoso...

- Jonas Ribeiro: Ex-cinegrafista e Milorde para vida toda! Jamais imaginei que você estaria comigo em um momento destes!  Estivemos juntos em cada missão impossível na TV Norte – antiga retransmissora da Rede TV e Record que realmente você não poderia me abandonar...

- Luiz Alexandre e Daniela Roman: Casal 10 do jornalismo rondoniense! Sem sombra de dúvidas, amor eterno, mais ainda, pelas famílias de vocês, de onde vieram, e a que construíram. Pais de Maria Luiza e Luiz Miguel, perfeitos como vocês sonharam!

- Adriadne, Ivete e Adriane Correa: Muito obrigada por tudo sempre! Até por aquela feijoada que não me convidaram...rsrs

- Júlia Arcanjo: Minha madrinha de vida! És um anjo, no nome, sobrenome e nas atitudes. Sem você há 30 anos, me comprando fanta laranja, dando conselhos e puxões de orelha quando necessário eu não seria Eu.

- Berta Zuleika: Amiga de horas bem difíceis para nós duas, como mulheres. Mas, felizmente passou e foi muito bom porque convivemos na tempestade para vivermos na bonança!

- Pollyana Woida: Guapaaaa. Faz mais de 10 anos que você passou a iluminar a vida da família Vieira de Assis Paes, com sua beleza, elegância, alto astral e amizade indescritível! Nem sei que Amiga Madeira você é... Tenho certeza que seria alguma oriental, na técnica dos bonsais. E é claro, não poderia deixar de mencionar Albérico, dona Helena Woida e o Victor! Obrigada e Amém!

- Zuza Carneiro: O mais humilde e sensato dos colunistas e apresentadores que conheci! É incrível como você consegue até hoje SER e não TER!! Muito respeito e gratidão por todas as vezes que precisei ser “glamorosa” e você apenas disse sim!

- Maria Márcia e Peterson Lima: Obrigada! A presença do casal e do lindo filho de vocês foi maravilhosa e abençoada! Muita luz, paz, saúde e prosperidade sempre para família, que derrubou barreiras intransponíveis para muitos, pelo orgulho, para estarem comigo! Eu sei, entendo e agradeço!

- Lúcia: Vizinha de quase 30 anos, emoção demais ver uma mãe que perdeu duas filhas, amigas minhas, de forma tão triste e inesperada, sorrir, me abraçar e dizer: “Estamos juntos, não só na tristeza, mas nos momentos de alegria”! Chorei muito, mais tarde, em minha casa, quando entendi a dimensão do seu gesto! Rafaela Cristina, cara da mãe Elizabeth, sua mãe estaria muito orgulhosa de você, por tudo que você é!

Infelizmente não me recordo o nome de todos os desconhecidos que compraram um exemplar ou até mais de Enaiviv... No entanto, não esquecerei a curiosidade da Rafaela, de sete anos, querendo saber, o porquê da menina do livro sonhar com Sued!

A estes desconhecidos e a muitos outros no Brasil, Portugal, Cabo Verde e Angola, o agradecimento especial de Enaiviv: Vocês são tudo de melhor que existe neste e nos outros mundos! Amizade Madeira!

                                                                                           

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior temor de bons pais, hoje...

O maior temor de bons pais, hoje...

No dia 20 de abril de 1999, dois estudantes do terceiro ano, da Columbine High School, de 17 e 18 anos, entraram na biblioteca da instituição, às 11

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Buscando assunto para o artigo desta quinzena fui surpreendida ao ler o resumo de notícias do Canal Energia - portal especializado em vasto material

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

A fila significa uma sequência de objetos onde o primeiro a entrar será o primeiro a ser retirado, ou atendido no caso de pessoas. E, pasmem, porque

 Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Domingo oito de janeiro de 2023. Enquanto famílias assistiam aos desdobramentos da invasão a Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma torre de trans

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)