Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Ambições frustradas - Por Carlos Sperança


Ambições frustradas - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ambições frustradas

Daqueles prefeitos eleitos e, alguns, que acabariam reeleitos em 2016, com pretensões em disputar o governo do estado em 2018 à maioria teve as ambições frustradas. Pelo menos dois acabaram presos, casos de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste, Zé Rover em Vilhena e, um terceiro, de forma vexaminosa renunciou o cargo, que é César Cassol, em Rolim de Moura, alvo de boicotes de parlamentares na liberação de recursos em Brasília.

Uma situação que lembra os primórdios do estado, quando prefeitos então considerados de ponta para a primeira eleição ao governo acabaram encrencados com a justiça, casos dos então emergentes Vitório Abraão (Vilhena) e Roberto Jotão Geraldo (Ji-Paraná).

Na política rondoniense nem dá para se planejar as coisas em médio prazo, porque as ambições da classe política acabam sendo barradas pelos longos braços da lei. Lembro também dos casos dos últimos presidentes da Assembléia Legislativa, Natanael Silva, Carlão de Oliveira e Valter Araujo, todos pretendentes ao governo que acabaram tubulando gloriosamente. È coisa de louco, torcida brasileira.


Recursos no ralo

Até hoje o portovelhense se pergunta onde foi parar a dinheirama toda oriunda das compensações das usinas hidrelétricas e dos convênios firmados com o governo federal para a implantação do sistema de esgotamento sanitário na capital rondoniense. Hoje a capital brasileira mais afetada pela falta de esgoto, com reflexos na saúde pública, Porto Velho tenta reagir a esta situação incomoda.

Padecemos de todas as conseqüências de desgovernos, de superfaturamento, de rapinagens e de obras paralisadas sistematicamente também na rede de água encanada. O Diário publica nessa edição uma retrospectiva de toda situação.

Durante a semana o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) subiu a tribuna para denunciar os desmandos e cobrar uma solução para a questão do esgotamento sanitário, considerado uma prioridade. Segundo ele, é uma das bandeiras mais importantes para Porto Velho nos próximos anos e para tocar as obras adiante é preciso unir a bancada federal e as forças vivas da sociedade.


Estabilidade no emprego

Constato com satisfação a aprovação no Senado por unanimidade, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do projeto de lei de autoria do Senador Eduardo Amorim (PSC-SE) que concede garantia de emprego por um ano, no mínimo, ao segurado da Previdência Social com câncer que recebe auxílio-doença. O relator, senador Paulo Pain (PT-RS), apresentou parecer pela aprovação da proposta.

Conforme informações do Senado, a proposta foi aprovada em caráter terminativo. Assim, se não houver recurso para análise pelo plenário da Casa de Leis, a proposta seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados.

O propósito do autor do projeto é estender ao segurado com câncer, após o término do auxílio-doença, a garantia de permanência no emprego estabelecida pela Lei 8.213/1991, que é a Lei de Benefícios da Previdência Social). O benefício da estabilidade seria assegurado ao trabalhador mesmo que a doença seja anterior a sua filiação no sistema previdenciário e independentemente de ele ter sofrido, ou não, acidente de trabalho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)