Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Amazônia das Artes apresenta A Portovelhera


 Amazônia das Artes apresenta A Portovelhera - Gente de Opinião

O cantor e compositor Silvinho apresenta na noite desta quinta feira 20, no Teatro 1 do Sesc Esplanada às 20 horas, o show musical “A Portovelhera”.

O espetáculo faz parte da programação 2016 do Programa Sesc Amazônia das Artes que está acontecendo no Sesc Porto Velho desde segunda feira e termina amanhã com a apresentação do show espetáculo de dança “Raízes da Beira’ do grupo de danças populares do Sesc comandado pela coreografa Nara Teixeira.

Amazônia das Artes apresenta A Portovelhera - Gente de Opinião

A Portovelhera

O espetáculo musical que será apresentado na noite desta quinta feira, é o título do primeiro CD do cantor e compositor Silvinho lançado recentemente num grande espetáculo no qual o artista resolveu também gravar o DVD. O show contará com as músicas constantes desses trabalhos que Silvinho intitula de “O Som que Vem do Norte”. São composições que falam das coisas da Amazônia porém com a pegada universal do regue, do rock, do pop e do forró sem esquecer das origens “Portevelhera” do cantor. “O termo Portovelhera foi criado por mim com o intuito de mostrar através da letra da música o que nossa cidade tem e que pode ser considerado costume do seu povo”, explica Silvinho.

O Show será avaliado pelos curadores do Sesc e caso obtenha a aprovação passará a fazer parte do programa Amazônia das Artes em 2017. “Não vai ser fácil pois estamos concorrendo com os Sons de Beira do Bira Lourenço e com o Raízes da Beira da Nara Vargas”, disse Silvinho.

O projeto Sesc Amazônia das Artes consiste em promover a circulação da produção cultural da região Amazônica, formadas pelos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de incluir o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural.

O projeto é regido pelas Políticas Culturais e Diretrizes da área de Cultura e Gerais do Sesc.

SERVIÇO

Amazônia das Artes 2016

Show A Portovelhera com Silvinho

Local – teatro 1 do Sesc Esplanada

Hora – 20 horas

Data – Dia 20 quinta feira

Entrada - Franca



 

Lenha na Fogueira


O Sesc está promovendo no seu Tetro 1, o Projeto Sesc Amazônia das Artes, que este ano vai selecionar um show musical para fazer parte da programação regional no próximo ano.

Gente de Opinião

********

Três espetáculos estão concorrendo à vaga, que dependerá da avaliação dos curadores que estarão apreciando as apresentações. Aliás o primeiro espetáculo a se apresentar foi o “Sons de Beira” dos percursionista Bira Lourenço e Catau que foi apresentado na noite de ontem.

********

O Sons de Beira é uma pesquisa do Bira Lourenço que utiliza elementos da natureza em especial da nossa flora, como instrumentos de percussão e juntamente com seu parceiro Catatau levam o público a se imaginar dentro da floresta ou no meio de um igapó e seus sons mágicos.

********

O espetáculo de hoje conta com a apresentação do show “A Portovelhera” com o jovem cantor e compositor Silvinho mostrando seu trabalho musical, todo pautada nas coisas da Amazônia em especial de Porto Velho transformadas numa sonorização universal e assim, ao tempo que ouvimos o som do “Só sei que sou do Norte” um Samba Rock que utiliza inclusive metaleira pesada, ouvimos um voz e violão com a canção “Sabrinha” que parte para a violência do “Fugitivos da Realidade”, que nada-mais é, do que a descrição do que acontece no presido Urso Branco em Porto Velho.

********

Às vezes pensamos que estamos na Jamaica quando Silvinho nos coloca na viagem através do Reggae “Pra te Fazer Feliz”.

********

Enfim, A Portovelhera é um espetáculo musical imperdível. Hoje às 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada com entrada franca.

*********

Na incerteza se vai ou não acontecer os desfiles das escolas de samba de Porto Velho no carnaval de 2017. A escola de samba Acadêmicos do São João Batista vai proceder a leitura da sinopse do enredo para o dito carnaval sexta feira na Fina Flor do Samba.

*********

O enredo será: São João Batista Apresenta – Manelão o General da Folia – Rei da Alegria. Pesquisa de Silvio M, Santos e Pai Beto. Na oportunidade a sinopse será colocada a disposição dos compositores que estiverem interessado em participar do concurso de samba enredo marcado para acontecer no dia 3 de dezembro.

********

Ao anunciar o tema na manhã de ontem nas redes sociais, os endereços virtuais da Escola ficaram lotados de mensagens de compositores e curiosos querendo saber melhores detalhes.

********

Sobre o assunto a diretoria da escola marcou reunião para a noite de ontem 19, com o intuito de discutir a programação a partir de agora, até o lançamento ou escolha do samba no próximo dia 3.

********

È pensamento de o presidente Pai Beto trazer para o dia da disputa do samba enredo uma atração carioca, cujas primeiras consultas recaíram sobre a Porta Bandeira da escola de samba Beija Flor Selminha amiga do presidente da São João Batista.

********

O General da Banda Manelão quando em vida, recebeu várias propostas de carnavalescos das nossas escolas de samba, interessados em transformar sua história em enredo e ele jamais aceitou, afirmando sempre que não tinha história para ser tema de escola de samba.

********

Aceitou ser homenageado pelo bloco Galo da Meia Noite e com certeza acataria o convite da São João Batista que já estava engatilhado quando aconteceu sua trágica morte.

********

Passado o trauma, a direção da escola por sugestão do fundador Banana Split resolveu homenageá-lo, até porque, Manelão foi um dos fundadores e mais ferrenhos colaboradores da São João Batista.

********

E assim será: Sexta Feira durante a Fina Flor do Samba a Acadêmicos do São João Batista fará a leitura da sinopse do enredo: Manelão o General da Folia – O Rei da Alegria para o carnaval de 2017.


 

Começa nesta sexta feira o 3º Eita - encontro de dança

Amazônia das Artes apresenta A Portovelhera - Gente de Opinião

De 21 a 29 de outubro acontece em Porto Velho o III Eita - Encontro Beradêro em Dança no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

Com programação diversificada o evento visa celebrar a dança em nossa região. Participam da mostra grupos locais e nacionais mostrando os vários segmentos da dança, desde o ballet clássico a performances contemporâneas. Além dos espetáculos também serão oferecidas oficinas e mesa redonda para discussão da dança em Porto Velho.

A programação é toda gratuita. As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do e-mail [email protected] com indicação da oficina de interesse e nome completo.

O III Eita é uma realização do Governo do Estado de Rondônia através da Fundação Palácio das Artes – FUNPAR em parceria com o Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO, ONG Carpe Diem, G. Dança e apoio de  Conselho Internacional de Dança – CID, Unesco, HUMANIZA, Agenda Porto Velho e Ministério Público de Estado de Rondônia.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)