Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes


Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes - Gente de Opinião 

Ainda não tinha anoitecido, mas, o público já estava na fila aguardando a abertura do Teatro Palácio das Artes Rondônia, para assistir a apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica através do Projeto Música na Estrada na noite de quinta feira 19.

A abertura do Teatro marcada para as 19h00, em virtude de queda no sistema de energia que abastece os teatros Guaporé e Rondônia, só aconteceu as 19h15. Com lotação parcial do teatro, o produtor nacional do Musica na Estrada Fernando Ramos anunciou o inicio do espetáculo.

Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes - Gente de Opinião

Marcelo de Jesus

O maestro Marcelo de Jesus pode ser considerado além de ótimo regente como show man, sua simpatia conquistou o público que parcialmente lotou o Teatro na noite de quinta feira. “Temos como propósito fazer da música erudita um programa prazeroso e não cansativo” anunciou. E assim foi mostrando o repertório da Amazonas Filarmônica composto de obras clássicas que se tornaram conhecidas pelo grande público, ao serem utilizadas como trilha sonora de alguns filmes.

 De repente uma voz ecoa pelo teatro, e todos procuram de onde está vindo aquele som maravilhoso, do meio da plateia a cantora soprano Carol Martins surge cantando e encantando apenas o trecho de uma opera italiana.

O show do maestro Marcelo continuou e para fazer a apresentação dos naipes de instrumentos, ele convidou algumas pessoas da plateia a subirem ao palco e os posicionou ao lado de cada conjunto instrumental e foi descrevendo ou contando a história de cada um. “As flautas são da família das madeiras, as trompas e os trompetes da família dos metais” e assim foi descrevendo cada naipe. O teatro quase vai abaixo quando o maestro convidou um garotinho para reger com ele uma das peças musicais, o menino mostrou que leva jeito e foi super aplaudido pelos presentes. Outra garotinha foi convidada assim como alguns adultos para falar sobre determinados instrumentos. “O maestro realmente fez a diferença nessa apresentação” saiu elogiando Hiran Brito. Seu Euro Tourinho apesar de ter gostado da apresentação, disse que por se tratar de uma filarmônica o maestro deveria ser mais “sério”.

A apoteose da apresentação e encerramento do Projeto Música na Estrada 2015, foi com a cantora Carol Martins acompanhada pela Amazonas Filarmônica cantando o clássico de Ary Barroso “Aquarela do Brasil”.


Reportagem do SIC TV

De pé o povo pedia mais uma, mais uma! Marcelo Jesus após apresentar de um por um os músicos de cada naipe de instrumentos, saiu do palco, foi mais uma brincadeira, porque logo em seguida surge de microfone em punho perguntando: “Qual música vocês querem ouvir novamente, a primeira ou a última?” o público optou pela primeira e a Orquestra atendeu e foi calorosamente ovacionada de pé.

Em Porto Velho o Projeto Música na Estrada contou com o apoio institucional do governo estadual, Fundação Palácio das Artes Rondônia - Funpar e apoio de mídia da Rede Amazônica de TV e Diário da Amazônia.


Lenha na Fogueira

Quinta feira passada 19, na fila esperando as Portas do Palácio das Artes Rondônia abrirem, para assistir o show da Amazonas Filarmônica.

*********

Aliás, a fila tava chegando ao prédio do Ministério Público do Trabalho, ou seja, mais de duzentos metros da porta do Teatro. Só pra você fazer ideia como tinha muita gente na fila.

*********Gente de Opinião

Isso antes da sete horas da noite. Fui até as proximidades da porta e me surpreendi com uma senhora dizendo horrores sobre as “condições” do teatro.

**********

A coversa era com outras senhoras que também estavam na fila com a intenção de assistir o show Música na Estrada.

*********

Falava a senhora de cabelos grisalhos, provavelmente beirando a terceira idade:

*********

“Esse teatro está cheio de pulga, rato e sujeira, além dos cupins que ficam perturbando quem está sentado nas poltronas”.

********

Ao ouvir tamanha aberração, encostei e fiquei assuntando a conversa da “jovem anciã”. E ela insistia em repetir a estória das pulgas, dos ratos e dos cupins pra quem encostava.

********

Então indaguei: Por acaso a senhora já entrou aí no teatro? Ela respondeu que não!

*********

E quem foi que lhe disse que o teatro está infestado de tudo isso?

***********

Escutei numa Rádio o pessoal comentando e falando que o teatro estava com tudo isso e também o ar condicionado não estava funcionando...

*********

Fiquei preocupado com o quanto nós jornalistas, repórter, apresentador de programa de rádio e TV, podemos contribuir com a violência em todos os níveis sociais.

*********

Isso se usarmos a profissão como ferramenta do mau. Como ferramenta de revanche por não conseguirmos algum benefício seja de que naipe for, o chamado “jabá”.

*********

A senhora da fila do teatro, estava apenas repercutindo o que havia escutado num programa de rádio. Programa que também ouvi.

*********

O apresentador do programa, com aquela voz de “dono da verdade”, bradava, que o teatro Palácio das Artes Rondônia estava emprestado de tudo quanto era praga. “Tá pior que castigo de Deus em cima dos egípcios na novela Os Dez Mandamentos”.

*********

Pelo que sei, o locutor em apreço, nunca colocou os pés sequer, na calçada do teatro para ver as obras do Julio Carvalho, quanto mais ter assistido qualquer função levada em seu palco.

*********

Não fora a queda de energia que ocorreu bem antes das portas do teatro ser abertas, tudo teria corrido na mais tranquila organização, pois, o ar condicionado funcionou tão bem que tinha gente dizendo que estava com frio. 

*********

Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes - Gente de Opinião

Os cupins ninguém sabe ninguém viu. O resultado de tudo, foi um super espetáculo musical, proporcionado pela Amazonas Filarmônica e em especial pelo maestro Marcelo de Jesus.

*********

Quanto à senhora que estava repercutindo a má noticia dada pelo apresentador do programa de rádio, procurei e não consegui encontra-la no final do espetáculo, para saber sobre as pulgas, ratos e cupins e principalmente sobre o “calor”. 

**********

Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes - Gente de Opinião

Diz a ética do jornalismo: O bom repórter tem a obrigação de ouvir as duas partes e não sair fazendo julgamento por seu livre e irresponsável raciocínio!

*********

O apresentador do programa deveria ter escalado um repórter para ouvir o público no final do espetáculo, que o Projeto Música na Estrada nos proporcionou, trazendo a Amazonas Filarmônica a Porto Velho.

*********

Pelo menos por enquanto, a direção da Fundação Palácio das Artes Rondônia – FUNPAR está merecendo nossos elogios, pelo funcionamento de toda a estrutura dos teatros Guaporé e Rondônia.

********

O resto é conversa fiada de quem não procurar se informar!


Seicho-No-Ie comemora
nascimento de seu fundador

Em solenidade aberta ao público, em mais de 400 locais do Brasil, a história e a obra do Prof. Masaharu Taniguchi será celebrada no próximo dia 22 de novembro, justo na data em que ele comemoraria 122 anos de idade. Com mais de 400 livros publicados a partir do Japão e disseminados em mais de 30 países, nos mais diversos idiomas, o autor foi reconhecido por pensadores como Joseph Murphy, Fenwicke Holmes, Glenn Clark e Harvey Hadman, que o tinham por um dos maiores “gênios espirituais” do século XX. A solenidade ocorre em todo o Brasil.

No Brasil, de alívio à colônia japonesa a Best Seller – A Seicho-No-Ie chegou ao Brasil via publicações e logo se tornou importante viga de sustentação espiritual, psicológica e religiosa na colônia japonesa, que ainda convivia com as dificuldades de adaptação, na década de 1930. Da década de 1960 em diante, e principalmente nos anos 70, a filosofia de vida passou a atrair milhares de pessoas e chegou à casa dos milhões de exemplares de livros e revistas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)