Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Almoços de curso



Por Humberto Pinho da Silva

Minha mãe tinha uma amiga que conhecera na escola. Com ela fez o secundário; mas apesar de muito rogada, nunca aparecia na reunião anual das antigas alunas do liceu.

Certa ocasião, quando tomava chá em casa de amiga comum, revelou a razão de não ir aos almoços de curso: é que não tinha posses para adquirir roupas elegantes.

Disseram-lhe que o trajo não faz a pessoa. Respondeu de olhos baixos, ligeiramente encolhida:

- “É que nesses almoços aparecem antigas colegas que triunfaram na vida. Têm carros topo de gama, vestidos caros, e conversam sobre viagens e sucessos na carreira….”

A senhora não entrara na Faculdade – não sei se por incapacidade ou falta de recursos económicos. A maioria era licenciada. Tinham casado. Viviam desafogadamente e ocupavam lugares de destaque na sociedade.

Todas as vezes que iam aos almoços, levavam vestidos novos e algumas de estilistas conhecidos.

Ela, simples trabalhadora, assim como o marido, muitas vezes passava privações para criar os filhos.

Em solteira, trajava-se e ataviava-se com esmero; depois de casada, o dinheiro não lhe sobejava. Privava-se de muito, para que os filhos pudessem andar decentemente.

Depois, confessou: sentia-se diminuída quando as antigas colegas perguntavam: “ Você o que é?”

Uma vez, não sabe porquê, disse: “ Eu não sou nada…”Queria dizer que não tinha curso superior, mas saiu-lhe – “Não sou nada…”

Lembrei-me dessa passagem verídica ao escutar antigo, colega da “Primária” – pertencente a família conhecida na cidade onde vive, – dizer que se afastou da família; não porque o apartassem, mas porque tinha vergonha de se ver tão humilde, entre primos e irmãos, que ocupavam cargos tão elevados.

Nas nossas aldeias, quase todos são primos e primas, mas apesar da sanguinidade: há os ricos e os pobres.

Os ricos, quando falam dos pobres dizem: “São primos afastados…” Os pobres, asseveram que ainda são primos…

Famoso psicólogo, cujo nome esqueci, disse recentemente: que os bons alunos, em regra, são filhos de gente rica. Não sei se é verdade. Verdade é: o dinheiro separa amigos e familiares, e dá “ inteligência”…

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)