Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

AGRADECER É PRECISO


AGRADECER É PRECISO - Gente de Opinião

Nas relações interpessoais  é preciso que a gratidão seja incluída com mais frequência. A maioria de nós é pródiga em reclamar  daqueles com quem nos relacionamos e a não dar o devido valor a quem nos ajuda.

Honoré de Balzac ensinou que a gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas. Alguns, sob o domínio de sua pequenez de caráter chegam a achar que ser grato é algo que os reduz porque engrandece a quem é merecedor desse nobre sentimento. Quem assim pensa e age denuncia sua má índole e não deve ser merecedor de confiança e apreço. É um ser que se faz menor.

Em países bem educados e evoluídos, quando alguém se dirige a outra pessoa para pedir algo, as frases começam com um “por favor” e terminam com um “obrigado”. Escreveu Cícero que a gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras.

A vida nos impõe necessidades de colaboração mútua. Das pequenas até aquelas decisivas para que possamos continuar nossa caminhada. Absolutamente ninguém, por mais recursos que disponha, está isento de precisar de outrem. Uns mais outros menos, mas todos precisamos de algum tipo de apoio para seguirmos em frente. Reconhecer isso já nos dá motivos suficientes para incluirmos mais atos de gratidão em nosso repertório cotidiano. Ser grato não quer dizer pagar o recebido com  “mesma moeda”. Muito menos ser submisso a quem se deve favor. Gestos de reconhecimento, ainda que sutis, são suficientes. Todavia, não se está isento de agradecer na medida que fomos agraciados, quando isso for possível.

Ser grato é preciso. Porque a ingratidão é o mais desprezível dos sentimentos. Ao retribuímos uma ajuda que recebemos, contribuímos para que outras boas ações se consumem em relação a nós e aos demais. Por isso a gratidão  deve ser diligentemente cultivada por todos. Assim sendo, como bons jardineiros, ficaremos realizados e felizes por ver crescer em nosso jardim existencial as mais férteis virtudes que tornam a vida mais grandiosa e feliz.

Pensar nisso e agir nesse contexto faz bem à saúde. A nossa e a dos que conosco convivem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A fé no imponderável, no divino, dá vida mais longa à esperança.O silêncio é duvidoso.A insegurança convence mais que a segurança.Quem nunca diz o q

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

Entre o que somos e o que gostaríamos de ser, caminham nossas frustrações.A conduta expectante precisa de conhecimento, experiência e sensatez para

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)