Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Agevisa alerta para cuidados que podem ser tomados para evitar a doença de chagas em Rondônia


Gente de Opinião

Folheto da Agevisa mostra riscos e contaminação

A Agência estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) retomará neste primeiro semestre todas as parcerias com órgãos públicos de produção, consumo e fiscalização sanitária em Rondônia, a fim de detectar e tratar casos de infecção do açaí por parasitos do protozoário Trypanosoma cruzi (barbeiro), inseto que se alimenta de sangue.

Atualmente, mais de 70% dos casos agudos de doença de chagas no Brasil resultam da transmissão alimentar, e esse novo padrão vem se refletindo na apresentação clínica do agravo.

No mais recente levantamento, a Agevisa cadastrou mais de 40 pontos de distribuição de vinho de açaí em Porto Velho, informou hoje (17) a diretora geral da Agevisa, médica Arlete Baldez.

Em Lábrea (sudoeste do Amazonas), a 400 quilômetros de Porto Velho, subiu para dez o número de casos de pessoas infectadas, informou a Fundação de Vigilância em Saúde daquele estado. Desde o primeiro diagnóstico em 29 de dezembro do ano passado. Uma criança internada recebeu alta. Quase todas são da mesma família.

De algum tempo para cá, a ocorrência de doença de chagas aguda tem sido observada em diferentes estados, em especial na região da Amazônia Legal, principalmente por causa desse tipo de transmissão. O último caso conhecido em Rondônia foi notificado em Cacoal: um homem se contaminou via oral.

Vítimas apresentam sintomas de edema de face, hemorragia e dor abdominal, além do comprometimento do coração, que também ocorre na forma clássica da doença.

Gente de Opinião

Médico veterinário alerta para cuidados simples que podem evitar a doença de chagas

O monitoramento e o controle por amostras são feitos no Laboratório Central (Lacen) da Secretaria Estadual de Saúde.

O Ministério da Saúde estima a existência de dois a três milhões de indivíduos infectados no País. “Boas práticas representam a segurança para o comércio e o consumo do vinho que pode ser agravado pela contaminação do barbeiro em ambiente silvestre”, ela disse.

O Programa Estadual de Controle da Malária promove cursos anuais para microscopistas, e esses mesmos servidores também são treinados para identificar parasitos na gosta espessa (tipo de amostra coletada para a pesquisa do plasmódio).

As duas maiores regiões fornecedoras de açaí – ainda não há estatística do total de litros diários – da capital são o Baixo Madeira e o Vale do Jamari.

“Água da lavagem dos grãos, embalagem e armazenamento do vinho devem ser bem observados; numa das recentes análises foi encontrado coliforme fecal no fruto, que é consequência da lavagem mal feita”, alertou o médico veterinário da Agevisa Edeildon Mendes Ramos.

A manipulação é fundamental: “A temperatura de congelamento não inativa o parasito. O barbeiro fica no cacho, a bateção deve ser bem feita, porque o açaí faz parte de uma atividade econômica para qual também se exige a credibilidade de quem o comercializa”.

CONTATO E CONTAMINAÇÃO

► A doença de chagas é uma doença infecciosa ou antropozoonose, também é conhecida por Tripanossomíase Americana, causada pelo barbeiro.

► O consumo de sucos batidos – açaí, caldo de cana – foi identificado em diversos casos como origem da doença: barbeiros são triturados acidentalmente junto com as bebidas.

► Ao picar um novo indivíduo, ele defeca e elimina parasitos nas fezes. Estes patógenos entram na corrente sanguínea das pessoas quando elas coçam a picada e acabam promovendo o contato das fezes do barbeiro com a área ferida da pele.

► Os barbeiros são insetos conhecidos das populações rurais de várias regiões do Brasil. Existem mais de 100 espécies . Algumas vivem somente na mata, mas outras se adaptaram totalmente às casas. Geralmente pretos ou acinzentados, possuem manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor de seu abdômem. São hematófagos, alimentam-se de sangue.

Leia mais:

 Profissionais de Saúde são capacitados para identifica
r inseto transmissor da doença de chagas em Porto Velho



Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)