Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

ACRIÂNIA


 

ACRIÂNIA

 A Revolução do Acre

 e a

Ferrovia Madeira Mamoré

Este é o titulo do livro obra prima literária, histórica e cientifica, produção do eminente mestre Emanuel Pontes Pinto, membro dos Institutos Históricos e Geográficos dos Estados do Pará e do de Rondônia, Acadêmico fundador da Academia de Letras de Rondônia.

Resultante de considerável pesquisa aliada ao potencial cultural tanto acadêmico, como empírico acumulado no decurso das experiências até então vividas, constituindo-se os conteúdos de seus textos em peças literárias de estilo fluido e, sobretudo agradável, claro e correto.

A narração dos episódios históricos é feita primando pela imparcialidade, destituída de loas e preconceitos, comprometida com a veracidade.ACRIÂNIA - Gente de Opinião

Sua metodologia é cientifica consonante ao principio pelo qual o fato histórico é um elo dos acontecimentos antecedentes os quais o originariam, desse modo, não pode ser entendido de forma isolado, considerando o exposto que a “História” é a reunião de elementos dispersos e complexos pelas forças procedentes de causas mais vastas que agem sobre cada um dos elementos, e não podem compreende-se na sua atuação parcial “(Prof. Arnold Taynbee).

A Revolução Acreana tema primordial do seu livro, procede uma retrospectiva histórica no espaço e no tempo, desde o século XV, sobre a politica, sobre a economia, em especial da expansão marítima de Portugal e da Espanha, transpondo o oceano Atlântico, se apossando do continente americano gerando conflitos e tratados para definirem fronteiras. Questões herdadas pelos estados nacionais originados da independência de suas colônias no decurso do século XIX.

Os brasileiros da região Nordeste migrados para a Amazônia, transmudaram-se em seringueiros extratores de látex da seringueira, se estabeleceram nos vales do Altos rios Purus, Acre, Juruá e Javari considerados territórios bolivianos e peruanos.

O governo da Bolívia enviou expedições militares contra a revolta acreana iniciada em 1889, estado de beligerância pacificada com a assinatura do Tratado de Petrópolis firmado em novembro de 1903, pelo Brasil e a Bolívia. Tendo como imediata consequência a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, no período de 1907 a 1912 originando Porto Velho e Guajará Mirim.

Em Acreânia o autor analisa e esclarecer com a competência lhe peculiar de literato, historiador e pesquisador, os meandros políticos e de interesses econômicos europeus transladados para suas colônias americanas, e posteriormente herdados pelos estados, os quais originaram.

Sua obra enriquece o acervo bibliográfico de produções sobre à Amazônia em geral, e em particular o de Rondônia, de quem é predileto filho, membro de sua Academia de Letras.

O congratulamos.

Abnael Machado de Lima

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)