Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Ciro Pinheiro

João Ciro Pinheiro de Andrade é colaborador do gentedeopinião. Cearense, 50 anos de profissão, 47 em Porto Velho como redator e colunista do jornal Alto Madeira. É o primeiro jornalista profissional registrado no Ministério do Trabalho, na Delegacia do Trabalho em Rondônia. Fundador do Sindicato dos Jornalistas, ex-presidente; fundador da Associação dos Jornalistas de Rondônia, primeiro presidente. Foi assessor de imprensa de 10 prefeitos de Porto Velho e de três governadores de Rondônia. Foi chefe do Cerimonial do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Membro honorário da Academia de Letras de Rondônia, Cidadão honorário de Porto Velho e do Estado de Rondônia. 50 anos escrevendo, com amor, a História de Rondônia CONTATO: ciropinheirojornalista@hotmail.com

ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro

50 anos escrevendo, com amor, a História de Rondônia

16/04/2018 - [19:33] - OpiniãoTV

 

 

ACLER LANÇA ANTOLOGIA
 

A “Antologia ACLER/2017”, reunindo crônicas, contos e poesias de seus membros, será lançada sexta-feira, dia 20, em ato que será realizado na Ampro - sede da Associação do Ministério Público - no Ipase Novo. Sou membro honorário. Só entro onde sou convidado.

 

A Antologia, conforme o presidente Francisco Chagas da Silva, da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, “é uma proposta dos acadêmicos de difundir melhor a produção literária em vários campos, reunindo num só volume textos escritos tratando de temas diversos o que vai demonstrar a diversificação de assuntos abordados em seus livros”.

Chagas elogiou a atenção da presidência da Ampro em ceder seu espaço para a realização do evento, “o que mostra a preocupação da entidade com a cultura  e a nossa literatura”.

O acadêmico Samuel Castiel, diretor da ACLER, que já participou de várias outras produções literárias conjuntas, entende que “o lançamento desse trabalho, escrito a muitas mãos pelos acadêmicos, se torna importante em razão de ali o público leitor ter uma visão do que a produção literária local pode oferecer em termos de qualidade e de difusão da nossa cultura”. Importante em razão de ali o público leitor ter uma visão do que a produção literária local pode oferecer em termos de qualidade e de difusão da nossa cultura”.  


SILVIO PERSIVO: MAIS UM LIVRO

“Troféus de Caça-Contos da Era Digital”, nova obra do escritor Silvio Persivo, foi lançada sábado, dia 14, na sede (bar) da Confraria “Buraco do Candiru”, com a presença de amigos e frequentadores costumeiros do local, no bairro Embratel. São 100 paginas de texto “repleto de originalidade que parafraseia a realidade contemporânea” como disse Flaviane Mello Lazarini no seu prefácio. Um livrinho que vale como um livrão, bom de ser lido de um fôlego só.  No “Buraco do Candirú”: ao seu lado, o amigo Euro Tourinho. 

 

GENTE                                                               

ENTRE OS BONS - Vendo a lista dos ocupantes da equipe do governador Daniel Pereira, encontrei, entre eles poucos conhecidos meus. Dois entre os que conheço bem, posso atestar como boa escolha: MARIO JORGE OLIVEIRA para Secretaria de Educação e WALDO ALVES a SETUR. Valdo substitui Júlio Olivar, que fez um bom trabalho durante o governo Confúcio Moura.

 

MOÇÃO - Meus parabéns à vereadora Cristiane Lopes autora da concessão da Moção de Aplausos a um grupo de profissionais merecedoras da homenagem, ainda pela passagem do Dia do Jornalista, 7 de abril. Merecedores da homenagem pela seriedade no desempenho da profissão. Destaco entre eles QUÉTILA RUIZ minha colega na redação do saudoso Alto Madeira e LUIZ CARLOS FERREIRA, editor do gentedeopiniao.

      

O leão RONY EGUEZ VACADIEZ está penteando a juba para a comparecer à Convenção Distrital do Lions, na cidade de Rolim Moura, no primeiro fim de semana de maio, junto com uma comitiva de companheiros de Porto Velho e do Acre, que viajarão no dia 3 e retornarão dia 6. Rony está sendo indicado e certamente será eleito 2º vice-governador do Distrito LA-1, composto dos clubes do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Ele assume a Governadoria no próximo Ano.

O Brasil inteiro está voltado nesses dias para três mulheres valorosas que vêm mostrando competência e seriedade no cumprimento de suas missões: a ministra CARMEM LÚCIA (presidente do STF) que sentou no trono presidencial da Republica enquanto Temer “deu um pulinho lá fora”; ROSA WEBER, ministra do Supremo e RAQUEL DODGE (procuradora geral da República). Aplausos para elas.

 

Com o pai, Sr. Joaquim Pereira, que completou 91 anos dia 14 (sábado), o professor Valdir Pereira, que mora em Fortaleza. Valdir veio dar apoio ao pai, que perdeu a esposa, falecida recentemente.

 

 

PARABENS

 

Dia 15/04 – RONDINELI GONZALES – Jornalista

16 - ERNADE SEGISMUNDO – Advogado

20 - APARÍCIO CARVALHO DE MORAES – Médico, foi vereador, deputado federal e vice-governador. Diretor geral da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

20 – HELENA CRUZ – Secretaria da diretoria do Jornal Alto Madeira.

CEZAR ZOGHBI, o paraense que há 73 anos trocou Belém por Porto Velho, Está chegando aos 94 anos e pretende passar dos 100, logicamente se Deus ajudar.  Cezar, um dos comerciantes mais antigos de Rondônia, foi pecuarista, fundou a Associação dos Criadores, o Clube de Regatas Flamengo de Porto Velho e a Casa Dragão, transformada, mais adiante, em Construtora Dragão. 

 


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2018 | Todos os direitos reservados