Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Acadêmicos do São João Batista escolhe samba


 Acadêmicos do São João Batista escolhe samba - Gente de Opinião

Cinco parcerias participarão da escolha do samba de enredo da escola de samba Acadêmicos do São João Batista, na noite deste sábado 10, na casa de show “Salve Jorge” na Vila Tupi.

Os compositores trabalharam suas letras e melodias, obedecendo a sinopse sobre o tema “São João Batista Apresenta – Manelão: O General da Folia e o Rei da Alegria” uma pesquisa do carnavalesco Sílvio M. Santos que será desenvolvida pelo Pai Beto. A Águia desta vez, como se fosse um pássaro de aço (avião), vai sobrevoar a Passarela do Samba, contando as diversas fazes da vida do General da Banda.

Manelão menino peralta que foi criado no bulevar Amazonas em Manaus e que antes de completar 14 anos, veio para Porto Velho morar com seu pai um dos proprietários da primeira concessionária de veículos de passeio da cidade; estudou mecânica de manutenção no Senai e por ter “metralhado” um veículo da polícia, voltou à Manaus e de lá foi para São Paulo onde aprendeu o ofício de Abridor de Cofre (sua verdadeira profissão).

De volta a Porto Velho, abriu o Chaveiro Gold e participou da criação de várias entidades carnavalescas como o Bloco do Bode, Zé Atraca, Bloco do Purgatório e finalmente “A Banda do Vai Quem Quer” da qual foi presidente até sua morte em fevereiro de 2011. Ainda como carnavalesco foi presidente da escola de samba Pobres do Caiari e “Carrasco” do Bloco da Cobra. Manelão também foi piloto de avião e transportou muita cassiterita e garimpeiros das minerações que ficavam no Vale do Rio Machado e Machadinho.

Conhecido nas rodas de bate papo como “mentiroso”, pois costumava contar estórias mirabolantes, principalmente sobre sua atuação como piloto de avião. “Certa vez vindo de Brasília para Porto Velho o comandante do avião teve um infarto e perguntaram se havia algum piloto a borda e eu me apresentei. Resultado, pousei com o boeing em Porto Velho salvando a vida de todos nós passageiros”, contava o gordo. Outra estória pitoresca envolvendo avião: “Roubei um avião Paulistinha que estava em manutenção no aeroclube do Caiari sem as asas e fui farrear na Taba do Cacique”.

Essas são algumas estórias que fazem parte da sinopse da São João Batista sobre o General da Folia e o Rei da Alegria nosso querido e saudoso Manelão.

Paulinho Cachaça, Rafael Saideira, Louro Rodrigues e Rubinho do Planalto; Walber do Cavaco & Cristóvão Nascimento; Carlinhos Maracanã & Jair Monteiro; David Durãs; Walber do Bandolim, Marcelo Maya e Felipe Acaf. São as parcerias que estarão concorrendo, a partir das 19 horas deste sábado 10, no Salve Jorge (Vila Tupi), para ver quem vai colocar na avenida, o samba da escola Acadêmicos do São João Batista no carnaval de 2017. A entrada é grátis.
 



 

Lenha na Fogueira

Começo a coluna agradecendo as centenas de felicitações que recebi pela passagem do meu aniversário de 70 anos.

********Acadêmicos do São João Batista escolhe samba - Gente de Opinião

Amigos, colegas, parentes, curiosos, parceiros, familiares, conhecidos, os que me tem em suas redes sociais, enfim, muita gente mesmo. Obrigado pelos votos de saúde, felicidade e paz que me foram desejados.

********

Passei o dia todo meditando e principalmente agradecendo a Deus por ter me dado a felicidade, de chegar aos 70 anos com saúde e em paz comigo mesmo.

*******

É uma idade que não precisa de festa, precisa de agradecimento, por isso a festa foi uma Missa de Ação de Graças rezada na Catedral Sagrado Coração de Jesus e pronto. 70 anos de idade não é pra todo mundo, por isso, agradeci e agradeço a Deus a todo momento.

********

Os colegas da redação e da repartição de trabalho no governo queriam festa, porém, este ano em virtude da falta de compreensão de quem tem o dever de nos prover do necessário para cumprir nossas obrigações financeiras, não foi possível! Infelizmente. Já pensou passar o aniversário de 70 anos de vida sem poder oferecer se quer um cachorro quente aos colegas?

********

O que me conforta é saber que muitas pessoas, mas, muitas mesmo, ainda se preocupam comigo! Obrigado.

*********

A respeito da matéria sobre a primeira convenção do PDS publicada na edição da última quinta feira dia 08, meu amigo jornalista escritor Lúcio Albuquerque fez a seguinte observação.

*********

Zé: LI O TEXTO. Sobre o Morimoto, havia um compromisso escrito, com assinatura do governador Jorge Teixeira no qual ele convidava o Morimoto para ser candidato ao Senado por Rondônia. Havia oito pretendentes a senador, mas o Teixeira convocou a todos para um jantar onde só sete foram e lá anunciou os três Odacir, Claudionor e Modesto. Morimoto ainda tentou mudar o jogo na convenção.

Gente de Opinião

********

P.S. Um importante participante do governo Teixeira e que estava naquele jantar, realizado no conjunto Cujubim, garantiu que quem fez o Teixeira tirar o Morimoto foi o José Renato (lembra dele? aquele que era uma espécie de “cardeal richilieu” do Teixeira.

Gente de Opinião

********
Bom, para saber mais convido você e o Machado a ler meu livro “Jantar dos Senadores” que envio para a gráfica em janeiro e no qual conto histórias e estórias da política local de 1912 a 1918.

********

Já que estamos em contato com o Lúcio Albuquerque ele escreveu o seguinte texto que fará parte do meu livro “As Peripécias do General” que está previsto para ser lançado no coquetel da Banda do Vai Quem Quer em 2017.

********

A importância de seu trabalho sobre o Manelão vem de uma área da história que eu gosto muito, mas que muita gente na área não gosta: memorialismo. Partindo de um personagem que muitas mães queriam bem distante de suas filhas, mas que era cativante ao mesmo tempo que era duro nas críticas, o livro construiu através das histórias vivenciadas por muitos anos de amizade constante uma parte da nossa história que precisa ser melhor conhecida.

*********

Tenho repetido seguidamente que está em tempo de todos nós, que vivenciamos o período maios rico da história de Rondônia, a fase de transição de território a estado, começarmos a contar isso, seja em forma de poesia, de crônicas, de livros como o seu, trabalhos que poderão, com certeza ajudar, e muito, conhecer melhor nossa gente e, principalmente, uma fase pouco conhecida, apesar de muito recente, da nossa história, contada pelos próprios personagens. Parabéns pela ideia, e que outras frutifiquem.

********

Agora convido todos a prestigiarem o concurso de samba de enredo da escola Acadêmicos do São João Batista a partir das 19 horas, no SALVE JORGE (Vila Tupi). O enredo é sobre a história do General Manelão.
Acadêmicos do São João Batista escolhe samba - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)