Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Abrindo o bico


Novas expectativas

Não será ainda nas eleições municipais de 2016.  Mas com a aprovação no Senado do projeto de lei devolvendo as Assembléias Legislativas a prerrogativa de tratar da emancipação e desmembramento dos municípios, um cenário de esperança ressurgiu nos distritos da Ponta do Abunã (que buscam separação de Porto Velho) e em Tarilândia que luta pelo desmembramento do município de Jaru.

O projeto de lei complementar ainda tem um caminho a ser percorrido. Precisa voltar para a Câmara dos Deputados e depois subir para a sanção presidencial, mas agora todos os entraves já estão desfeitos para que outras localidades como Jacy-Paraná, União Bandeirante, Triunfo e outros distritos comecem a pugnar pela separação.

Na região Norte, além da exigência da independência econômica, o Distrito precisa contar com pelo menos 6 mil habitantes para se habilitar ao processo inicial com realização de plebiscito. Tanto Extrema como Tarilândia, com projetos antigos devem ser os primeiros a realizar o sonho de quase 30 anos.


O vôo dos urubus

Os suplentes voduzaram o que puderam, mas já estamos no final de 2015 e eles não conseguiram derrubar ninguém. Na Assembléia Legislativa, o suplente Vanderley Graebin (Vilhena) não teve sucesso em barrar o deputado estadual Alex Redano (Ariquemes). Na Câmara Federal os suplentes Ernandes Amorim e Amir Lando igualmente não conseguiram as cassações de Garçon, Mosquini e Capixaba. 
 

Abrindo o bico

Abrindo o bico - Gente de Opinião

Com um verdadeiro cipoal de rabos amarrados, o surgimento de novos delatores premiados e ainda a desconfiança crescente entre petistas e peemedebistas que podem ser largados a própria sorte por Lula, Dilma e Temer, se caírem nas garras do STF, já rolam ameaças para todos os lados. O recado é claro: aqueles ameaçados de xilindró ameaçam entregar tudo e a todos caso não salvem a pele. 

 Abrindo o bico - Gente de Opinião

Triste lembrança

O que esta acontecendo em Brasília faz lembrar as operações Policiais na Assembléia Legislativa na legislatura anterior. Deputados envolvidos em escândalos, como foi o caso da deputada Ana da Oito, gritavam para todos ouvir que se fossem cassados iam abrir o bico, ou seja, entregar a todo mundo. Por aqui, um acordão no bastidores acabou privilegiando a impunidade. 
 


 

Clube dos 13

Abrindo o bico - Gente de Opinião

Ao todo são 13 senadores envolvidos na Operação Lava Jato – inclusive um de Rondônia, da região da Zona da Mata – e todos estão de cabelos arrepiados desde a prisão do líder do governo Delcídio Amaral (PT-MS). Tubarões do calibre do ex-presidente Fernando Collor de Melo e do presidente do Senado Renan Calheiros, que integram o seleto grupo, já estão com problemas de insônia. O futuro é incerto e atinge boa parte do Congresso Nacional.


 

Outro cenário

Pensem nuns caras vaiados e rejeitados? Foi este o clima, contra o prefeito Mauro Nazif e seu irmão, o secretário de Obras Gilson  recebidos há quase dois anos na Estrada dos Japoneses e na região do Ulysses Marcos Freire. Na sexta-feira, Mauro e Gilson voltaram ao Marcos Freire para comandar o lançamento do programa de asfaltamento e o cenário já era bem outro, assim como encontraram outra receptividade no Aeroclube.

Via Direta

*** Com o elevado numero de acidentes na Rodovia 364, a estrada do inferno, justifica-se mais do que nunca sua duplicação *** Também é possível agilizar o projeto de uma estrada paralela, até o Cone Sul, já que boa parte do trajeto está pavimentado desde os idos do governo Cassol *** Os agrobandidos, em busca do décimo terceiro, estão roubando cabeças de gado *** O pior da coisa é que não faltam receptadores nos açougues que vendem carne clandestina.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)