Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aberto oficialmente ano letivo em escola de Tempo Integral em Alta Floresta do Oeste e mais nove municípios



O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, abriu nesta segunda-feira (6) o ano letivo de dez Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Novo Tempo, que ocorreu oficialmente em Alta Floresta do Oeste, na Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Gente de Opinião

A proposta pedagógica do programa, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação

Rondônia aderiu ao Programa de Fomento à implementação de Escolas em Tempo Integral e 6.530 estudantes do Ensino Médio de dez escolas da rede estadual estão participando diariamente de uma jornada de 9h30.

Também foi implantado o Tempo Integral nas escolas Brasília (Porto Velho), Marechal de Farias Cordeiro (Pimenta Bueno, Alejando Yague Mayoir (Ji-Paraná), Josino Brito (Cacoal), Juscelino Kubistchek (Alta Floresta), Cândido Portinari (Rolim de Moura), Capitão Silvio de Farias (Jaru), Simon Bolivar (Guajará-Mirim)  e 7 de Setembro (Espigão).

Em Rondônia, a implementação do programa conta com a assessoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, que tem se destacado com uma metodologia diferenciada e que, com isso, possui o melhor indicador da Educação Básica (Ideb) do País.

A proposta pedagógica do programas, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação (PEE/RO), e oferecer, no mínimo, 20% das escolas públicas de educação básica até o final do período da vigência do plano.
 
O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) realiza o evento de acolhimento em todas as dez unidades escolares de Rondônia concomitantemente com a presença de alunos egressos do modelo da Escola da Escolha do Estado de Pernambuco.
 
Em sua mensagem aos estudantes, professores e trabalhadores em educação da Escola Juscelino Kubitschek, o secretário Waldo destacou o esforço que o governador Confúcio Moura vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual e, para tanto, “muitas são as mudanças que estão ocorrendo e que serão gradativamente implantadas em sua gestão à frente da Seduc”.
 
Ao término da solenidade, o secretário inspecionou as dependências da escola e aproveitou para manter contato direto com professores, estudantes e pais de alunos, pois é uma oportunidade de ouvir as demandas da comunidade para o setor educacional.
 
A carga horária semanal é de 2.250 minutos, sendo que do total de 9h30 na escola, haverá 7h39 de aulas, que serão de 50 minutos, com 40 minutos de intervalo (20 pela manhã e os outros 20 à tarde). O estudante terá 1h20 para o almoço no refeitório da escola.
 
A professora Tamara Kasper é a coordenadora geral do programa e contará com a coordenação pedagógica de Adriana Nobre; Samantha Moreira, da área de infraestrutura; e na área de Gestão estará Elisângela Araújo.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

Instituição de Ensino Médio em Tempo Integral referência no Estado, a Escola Estadual Brasília celebra neste ano mais de quatro décadas  de existênc

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)