Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Abertas as inscrições para credenciamento de Bombeiros



O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) está com inscrições abertas para o processo de credenciamento para o registro profissional da atividade de Bombeiro Civil.  O prazo termina no próximo domingo (10) e será considerado efetivamente inscrito o candidato que após ter realizado sua inscrição ter seu nome publicado no site do CBMRO, www.cbm.ro.gov.br,  no dia 12 de dezembro. O edital pode ser conferido aqui.

Gente de Opinião

Capital Iranildo falou que o bombeiro civil tem que ser credenciado para atuar na área

Rondônia foi o primeiro estado no Brasil a regulamentar à profissão de Bombeiro Civil, que é o profissional que não faz parte do Corpo de Bombeiros Militar, mas é responsável, entre outras coisas, pela prevenção e combate ao fogo, avaliação de riscos existentes, implementação de planos de evacuação, resgate de pessoas e intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e de produtos químicos. “Mas para atuar na área ele precisa fazer o curso e ser credenciado no Corpo de Bombeiros Militar”, destacou capital BM Iranildo.

Segundo ele, qualquer pessoa pode participar do processo de credenciamento desde que tenha o curso básico de Bombeiro Civil ministrado por escolas de qualificação e requalificação profissional de Bombeiros Civis, com 240 horas de formação. No estado existem quatro centros de formação, sendo dois em Porto Velho, um em Cacoal e o outro em Vilhena. “Na capital existem 337 bombeiros civis trabalhando com carteira de trabalho assinada”, afirmou Iranildo.

Os candidatos da cidade de Porto Velho que desejarem fazer a prova devem procurar a Coordenadoria de Atividades Técnicas localizada na Avenida Chiquilito Erse, 2920, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, munidos dos seguintes documentos em uma pasta suspensa de cor amarela identificada com o nome do candidato, RG, CPF, Certificado de Conclusão do curso básico de Bombeiro Civil (cópia autenticada).

Já os candidatos que desejam fazer as provas e não residem em Porto Velho deverão enviar os documentos acima citados através do e-mail: [email protected]. “Depois do credenciamento os bombeiros civis estão aptos a atuar na iniciativa privada como brigadistas de incêndios”, acrescentou capital Iranildo.

DATA DA PROVA

O processo de credenciamento será realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Campos Sales, 3254, Olaria. A prova acontecerá dia 19 de dezembro, com início às 8h, sendo que o candidato deverá chegar ao local uma hora antes da prova.

 


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)