Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta


A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta - Gente de Opinião

A festa em comemoração aos 65 anos de nascimento do poeta da cidade Ernesto Bento de Melo, reuniu na noite de sexta feira 19, no Mercado Cultural, a verdadeira Fina Flor do Samba de Porto Velho e Manaus. Fazia tempo que o calçadão “Manelão” não recebia tanta gente como a registrada naquela noite. “Isso me deixa muito feliz”, agradeceu Ernesto emocionado.

O poeta pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que naquela noite, também estava festejando 25 anos de casado com dona Erenir “A mulher que amo e que é a minha vida”, e cantou para sua esposa a valsa de sua autoria que conta a história do casal. Daí pra frente foi só comemoração ao ritmo de muito samba, poesia e até bolero.

William Coimbr abriu a participação dos cantores convidados e relembrou sucessos de AGP, chamou o Warney que mesclou sambas de raiz com pagodes clássicos. Com seu chapeuzinho de “malandro” sobe ao palco Orismilde conhecido mesmo como “Kabeça” aí mesmo não estando com a voz cem por cento, deslanchou numa viagem espetacular pelo mundo do samba clássico. A cozinha (banda) formada por Enio Melo (violão), Walber do Cavaco (cavaquinho) Chico Lobo (pandeiro), Beto Ramos (reco-reco e ganzá) e Áureo (surdo) ainda contou com a participação especial do músico manauara Onércio 7 Cordas.

Gente de Opinião

Ernesto Melo fez questão de anunciar a próxima atração: vem aí o compositor Cara de Paca, Boca de Cuiu Cuiu, Coxa de Frango, Zekatraca e para os mais íntimos Silvio Santos. Nesse meio tempo Silvio preparou uma surpresa e convidou ao palco nada-mais-nada-menos que um dos poetas mais considerados de Rondônia Antônio Cândido que declamou alguns poemas de sua lavra, que contam, assim como as letras das músicas do Ernesto a história de Porto Velho, em seguida Silvio cantou composições de sua autoria preparando o público para a participação do José Luiz Machado de Assis – Torrado que inclusive ofereceu ao casal Ernesto e Erenir músicas românticas como “Sonho”.

O Poeta da Cidade voltou ao palco para anunciar a participação especial do Grupo “Cordas de Manaus” que tem como crooner Edson Melo aliás o médico irmão de Ernesto que reside em Manaus e é também apaixonado por música. Paulinho da Flauta, Onércio 7 Cordas e Rubinho do Cavaco contando com a participação dos músicos da Fina Flor do Samba iniciaram com o chorinho “Brasileirinho”. Edson Melo assumiu e presenteou os presentes com uma seqüência de composições assinadas por Athaulfo Alves, Ary Barroso e Noel Rosa. A cada intervalo os “Chorões” voltavam a mostrar outros chorinhos. Já entrosado com os músicos de Manaus o Walber do

Cavaco passou a fazer dueto de cavaquinho com Rubinho. O público não se cansava de aplaudir os solos dos dois cavaquinistas que entregavam de bandeja para o Paulinho da flauta dar continuidade a música.

Foi realmente maravilhosa a festa dos 65 anos do Ernesto Melo. Para encerrar, o público sob o comando do “maestro” Edson cantou parabéns pra você enquanto o “Velho” Ernesto soprava a vela do bolo. Parabéns Poeta da Cidade que essa data se multiplique por mais cem anos.


Lenha na Fogueira

Porto Velho vive a expectativa da abertura da 2ª Portoagro, a feira de negócio e tecnologia rurais sustentáveis de Porto Velho que será aberta no próximo dia 24 na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques.

********A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta - Gente de Opinião

A diferença entre a Portoagro e as feiras agropecuárias que acontecem no interior do estado é que a de Porto Velho, tem como principal atração a transferência de tecnologia, melhoramento genético de bovinos e alevinos, técnica de manejo, mercado exterior e cadeia produtiva do café.

********

O objetivo do evento segundo seus organizadores é o produtor rural. Daí não constar da programação show com artistas nacionais. “Porto Velho não pode investir em espetáculos cujo valor do cachê é muito alto. O dinheiro que se pagaria por um show desses, deve ficar circulando na cidade e não ir para outro estado”, disse o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO) Adélio Barofaldi.

********

A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta - Gente de OpiniãoEstá correto o presidente da APRRO, na Portoagro os shows serão realizados com artistas locais, essa é a diferença. Louvamos a iniciativa dos coordenadores da Feira em valorizar nossos artistas.

********

Já está praticamente tudo montado no Parque dos Tanques para o inicio da Portoagro. A Comissão Organizadora providenciou junto a Semtran um esquema onde os ônibus de todas as linhas passe obrigatoriamente pelo Parque dos Tanques durante os dias da Feira, ou seja, de 24 a 28 deste mês. Inclusive após as 22 horas. A gastronomia também será destaque na Feira de Porto Velho, com a atração “Pirarucu Rondon” o prato oficial da cidade, que foi criado recentemente.

********

Ta todo mundo envolvido na realização da 2ª Portoagro. Governo do estado, governo municipal, Assembléia Legislativa, Fiero, Sebrae, Fecomércio, banco da Amazônia, banco do Brasil e Caixa Econômica.

********

A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta - Gente de OpiniãoEntão meus amigos, vamos nos programar para viver nosso momento country a partir da próxima quarta feira dia 24. Vamos prestigiar a 2ª Portoagro.

********

Enquanto a Portoagro não chega vamos curtir as últimas apresentações folclóricas em Porto Velho neste ano de 2016. O último arraial está acontecendo na campo de futebol do bairro Esperança da Comunidade é o Arraial Comunidade no Sertão que só termina domingo que vem dia 28.

********

Se não mudaram o calendário de apresentação, quem participa do Comunidade na noite deste domingo são os grupos: Boi Mirim Brilhantinho, quadrilha Flor da Primavera e quadrilha Juabp. Fernando Rocha talvez por estar preocupado com sua campanha a vereador, não distribuiu a programação correta. Bota a diretoria da Associação pra trabalhar Fernandão.

********

Sinceramente a festa em comemoração aos 65 anos do Ernesto Melo foi das melhores em se falando de atração musical. O “velho” deu um banho, ao colocar no palco armado em frente ao Mercado Cultural a verdadeira Fina Flor do Samba regional. Mesmo sem contar com a presença do Júnior Rodrigues de Manaus e do Bainha de Porto Velho os shows foram de primeira qualidade.

A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta - Gente de Opinião
 

********

O grupo de chorinho que veio de Manaus foi espetacular ainda mais quando o nosso querido Walber do Cavaco do Bandolim e outros instrumentos, achou de também fazer parte da rodada de “Choro” aí ele e o Rubinho proporcionaram aos presentes, um dos melhores momentos da festa. Foi o dueto de cavaquinhos em solo de chorinhos como “Carioquinha”, “Pedacinhos do Céu” entre outros. Para completar, ainda tivemos a oportunidade de nos deleitar com as interpretações do Doutor Edson Melo (irmão do Ernesto que mora em Manaus) para clássicos de Ary Barroso, Athaulfo Alves e Noel Rosa entre outros.

********

Parabéns Ernesto Melo!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)