Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A oposição escafedeu-se em Rondônia...


O cenário prisional

Depois de algum tempo, a CPI do Sistema Carcerário encerrou os trabalhos na Câmara dos Deputados aprovando várias propostas inovadoras, modernizando e tornando mais eficiente o atual modelo adotado nos presídios tão superlotados nas últimas décadas como é são os casos de Rondônia.

Entre 20 novas propostas foram incluídos os projetos que adota scanner corporal nos presídios como forma de acabar de vez as revistas íntimas alvo de reclamações do Norte a Sul do país; que estabelece como regra o interrogatório por vídeo conferencia para os réus presos e à medida que acaba com a exigência de que as penitenciárias masculinas sejam construídas em áreas afastadas dos centros urbanos.

São alguns avanços no sistema. O país, no entanto, apenas engatinha no encaminhamento de soluções para um cenário de violência e superlotação, onde os motins se multiplicam, lideranças do crime organizado comandam o tráfico de drogas e matanças dentro dos cadeiões para fora e as chacinas ainda são uma constante no cenário prisional. Pergunta-se até quando?


A novela da 319

A oposição escafedeu-se em Rondônia... - Gente de Opinião

Parece que não tem fim à novela da recuperação da rodovia 319, conhecida no Amazonas como a estrada da integração. Ocorre que se depender do Ministério Público Federal as obras de manutenção da rodovia vão continuar embargadas pela justiça, mesmo se sabendo que o próprio Ibama tenha liderado o serviço entre os kms 250 a 655, no meião da floresta.

Coisas fervendo

Tem coisa fervendo, a chapa esta quente para alguns prefeitos rondonienses enrolados com a justiça. Mas é em Vilhena, objeto de uma onda de corrupção na administração do prefeito Zé Rover (PP), que o bicho esta pegando. Em crises passadas ele conseguiu se safar da cassação contando com maioria na Câmara de Vereadores e sequer foi afastado pelos seus mal feitos.

Ano de crises

O ano foi de crises nas prefeituras de Rondônia. Em Cacoal, o prefeito Padre Franco quase acabou cassado por malversação dos recursos públicos. Em Ouro Preto do Oeste, o prefeito Alex Testoni depois de se envolver em casos escabrosos, ficou mais de seis meses afastado e chegou cogitar a renuncia. Em Rolim de Moura, o prefeito César Cassol renunciou ao cargo. A coisa esta feia.

Cacoal em festa

O município de Cacoal já abriu as festividades alusivas ao se 38º aniversário de emancipação política e administrativa. Em 1977, o município ganhou a autonomia de Porto Velho, ao lado dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena. Até então Rondônia só contava com dois municípios: Porto velho e Guajará Mirim.

As emancipações

Por falar em municípios, várias localidades estão na trincheira de lutas para ganhar a emancipação no estado. Além dos casos já consolidados, através de plebiscitos, como Extrema (em Porto Velho) e Tarilândia (em Jaru), outras comunidades estão empenhadas na autonomia, casos de Jacy-Paraná, Triunfo, União Bandeirantes, etc.

Via Direta

A oposição escafedeu-se em Rondônia... - Gente de Opinião***Depois de muita onda como possível candidato a prefeito na capital, o raposão Odacir Soares (PP) sumiu de novo do mapa *** A oposição escafedeu-se em Rondônia. Na Assembléia Legislativa até o deputado Hermínio Coelho ficou coleguinha de Confúcio *** E na Câmara de Vereadores da capital, a maioria (mais de dois terços) pula cirandinha como o prefeito Nazif...     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)