Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A liquidez social



O sociólogo polonês contemporâneo Z. Bauman, buscando conceituar a sociedade atual surge em cena com um significado novo, que abre linhas de pensamentos e aborda abrangentes temáticas pertinentes ao contexto sociocultural que está em constante desenvolvimento. Estamos aqui diante da sociedade líquida, exposta por Bauman como uma modernidade líquida, substituindo assim a expressão do momento, “pós-modernidade”.

De fato, há uma séria discussão no que se refere ao momento temporal vivido pela humanidade. Existe a defesa de que ainda estamos na modernidade, por outro lado, alguns defendem que vivemos o tempo da pós-modernidade. Isso é reflexo de um impasse que demonstra a instabilidade social num sentido de escassez significação própria e definitiva, ou seja, nos dias de hoje, é difícil até considerar em que momento estamos situados.

Diante disso, a análise sociológica de Bauman nos põe em contato com uma contrapartida, indo de encontro a defesa pós-moderna, uma vez que, a defesa aqui é a de que as relações sociais estão imersas em uma liquidez, numa palavra, em uma estagnação cômoda que não visa a perspectivas futuras e não projeta anseios duradouros, como os de outrora.

Nesta ótica, a sociedade é líquida porque não há, na atualidade, a consistência ideal e real que à humanidade possuía em séculos passados, isto é, falta a densidade necessária e norteadora dos sentidos e das significações da vida da humanidade.

De forma mais sucinta, tal conceito sociológico considera ainda que o relacionamento social líquido descamba finalmente no individualismo, e o sujeito, enquanto particular passa a ser sua própria referência. Tendo considerado a liquidez, a mesma pode servir como meio interpretador de diferentes estruturas da vida humana, culminando assim na reunião desses aspectos na instância consequente que é a social.

Sabe-se muito bem das crises e dos momentos difíceis pelos quais o mundo está passando. E além de classificar o que já foi dito no presente texto, o pensador em questão também investiga ao âmbito comercial e econômico, acusando a disputa frenética, que visa sempre o consumo e mais consumo, ou seja, esta é a leitura capitalista de Bauman.

Por fim, nesta breve análise do pensamento do ex-combatente polonês, podemos concluir que há uma presente liquidez não só no enquadramento social, mas esta é resultado da liquidez presente e crescente nas relações pessoais, comunitárias e particulares. Onde estão os horizontes sociais? Em qual trilha da história ficou perdida a bússola da humanidade?

Felipe Augusto Ferreira Feijão


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)