Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: É preciso ouvir Lavoisier


 A FOTO DO FATO: É preciso ouvir Lavoisier - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
 

Essa queima de restos de madeira foi fotografada por Jurandir Costa em Vista Alegre do Abunã. Um desperdício, pois há pedaços de madeira que ainda poderiam ser reaproveitados.

Outra perda inaceitável é o pó de serra das serrarias da região, e isso ocorre também nos vizinhos estados do Acre e Amazonas. Compactada, a serragem se transforma em briquetes, carvão ecológico, substituto da lenha.

Para obtê-lo, basta secar e prensar resíduos de madeira. Na sequência, com alto poder calorífico, o briquete é o combustível natural para caldeiras industriais, fornos, cerâmicas e outros.

Em 1777, o químico francês Antoine Laurent Lavoisier demonstrava que a massa dos produtos da reação era igual aos que deram origem a ela. Era o princípio da conservação de massas.

A combustão e outros processos relativos (a calcinação de metais por exemplo) resultava da combinação do oxigênio com outros elementos. Então, ele dizia: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Rondônia ainda tem tempo para acreditar nessa máxima.

Repórter na Secom-RO. Colaborador dos sites Gente de Opinião e Expressão Rondônia. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Colaborou com o Alto Madeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)