Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO - Avenida 7 de Setembro, Cacoal


A FOTO DO FATO - Avenida 7 de Setembro, Cacoal - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A Avenida Sete de Setembro foi um dos cartões postais da antiga Cacoal. Outras vias eram semelhantes a ela, até no estilo dos pequenos armazéns de secos e molhados que exibiam seus produtos nas portas: enxadas, cavadeiras, facões, filtros d’água, chuveiros de balde, mangueiras, lampiões, correntes, sacos de cal, cimento, entre outros.

Nos anos 1970, a vila ainda não incorporava o cognome “Capital do café”. Grandes lavouras nasceram de sementes trazidas do Estado do Paraná. Germinaram e iniciaram a inserção do município entre os maiores produtores que fazem de Rondônia o maior estado produtor cafeeiro da Amazônia e um dos seis maiores do País.

A vila não tinha nem autoridades. Quem vinha de fora era sempre bem recebido, a exemplo dos tenentes da Polícia Militar que ocuparam por um período cargos de delegado de polícia.

Seus moradores conheceram a efervescência da disputa fundiária, não raro com brigas, tiroteios e ciladas que faziam aumentar o clima de violência.

O governo territorial ia às turras com o Incra, por causa de autorizações dadas à empresa colonizadora dos Irmãos Melhorança, que resultaram em loteamentos até mesmo dentro da Terra Indígena Suruí.

Naquele período, por exemplo, funcionava a demarcação por topografia. A Funai dependia da empresa Plantel, de Goiânia, mas até que seus técnicos chegassem a Rondônia, novas levas de colonos sulistas e sudestinos já haviam avançado na linha 7, por exemplo. Quarenta anos depois, o Google Earth é manuseado por jovens indígenas dentro das próprias aldeias e não mais se alega ignorância em termos de limites.

O repórter fotográfico Marcos Santilli é o autor desta vista da Avenida Sete de Setembro.

_______________________________________________
 

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A TribunaO Guaporé, O ImparcialO Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)