Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

A força que vem da micro e pequena empresa - Por Macelo Freire


 
Gente de Opinião
Ontem foi comemorado o Dia do Microempreendedor e Pequena Empresa. A data mereceu um registro nas redes sociais feito pelo presidente da República, Michel Temer, pelo fato do microempreendedor ser o principal protagonista na geração de novos postos de trabalho nos últimos anos. 
 
Dados oficiais do Governo Federal revelam que eles representam mais de 98% das empresas brasileiras, 27% do PIB e são responsáveis por quase 60% do emprego. Trata-se de um número importante de ser avaliado pelos economistas e revela que o Brasil está no caminho certo. 
 
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) publicada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do País caiu 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado anterior.
 
O índice fechou o período maio a julho deste ano em 12,8%. No trimestre encerrado em abril a taxa de desemprego havia sido de 13,6%. Os dados indicam que o País, infelizmente, ainda tem 13,3 milhões de desempregados e a queda na taxa de desemprego é influenciada, principalmente, pelo aumento da informalidade no mercado de trabalho.
 
Muitos empreendedores saíram da formalidade e montaram o próprio negócio. Ocorre que boa parte dessas pessoas que não aparece em propaganda de televisão e jornal, ainda enfrenta sérios problemas de burocracia no procedimento para se tornar um empreendedor. A taxa de impostos, apesar de ser diferenciada em relação às grandes empresas, ainda pesa bastante no bolso do pequeno empresário. 
 
Assim como o homem do campo é responsável pelo bom desempenho da economia brasileira no segmento do agronegócio nos últimos anos, o microempreendedor também tem se destacado no cenário nacional. Os números precisam ganhar maior atenção do Governo Federal e principalmente do poder Executivo municipal. Os microempreendedores estão justamente nos municípios, onde ocorrem as maiores dificuldades pela micro e pequena empresa. Muitas das vezes, a falta de servidores públicos nos municípios retarda o processo de liberação  da renovação de alvará para trabalhar. É um problema que geralmente ocorre na maioria das prefeituras. 
 
A situação do microempreendedor não só não é mais complicada graças ao apoio do Sebrae, que tem atuado de forma satisfatória no apoio para quem está ingressando na atividade empresarial. O Brasil precisa de uma política mais eficaz voltada para esta importante parcela da população que ajudou o tirar o Brasil da crise. Os números não mentem. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)