Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

A fase da CONCRETAGEM (política) - Por Confúcio Moura


 
De agora em diante a fase mais difícil que antecede as convenções partidárias de julho é esta. Costumo chamar este período de CONCRETAGEM. É onde todo mundo procura todo mundo. Todo partido forma sua lista de prováveis candidatos a deputados estaduais e federais.

E um vai mostrando para o outro e projetando coisas. Dizendo o perfil de cada candidato, que chapa dá para eleger dois ou três. A mesma coisa com os federais – vira um jogo de xadrez, incrivelmente complicado. Quem vem com quem?

E termina que o jogo continua aberto. E em cada conversa tem-se o entendimento que está concluída,  que aqueles cálculos são extraordinários e que este partido interessa a todos os candidatos. E a roda continua a se mover, e não para. E a gente pensa que a conversa é confidencial. E o que um fala ou pensa e vai falando em série, como se fosse um zap-zap em corrente contínua. E termina que tudo vaza com uma vantagem a mais, a de ser querido e disputado por todos.

Gente de OpiniãoTem os partidos de um só, partidos de dois somente, os grandes puxadores de votos, isolados, que todo mundo tem medo deles. Estes ficam sempre por último e na hora H dá o cheque mate.

E as eleições deste ano serão absolutamente diferentes,  a turma fica fazendo as contas do fundo partidário e será que este dinheiro dá para fazer a campanha? E vai virando um rebu na cabeça de todo mundo, que também não sabe de nada.

A fase da concretagem é longa e dolorosa. É a triste fase dos estertores das coligações proporcionais, que não terão mais, no futuro eleitoral do nosso país. Quem tiver mais voto é que ganhará, e não esta barafunda de coligações de candidato perder eleição tendo mais voto do que outro.

A concretagem nada mais é do que a ética da malandragem. Da matreirice desta política doente que ainda temos. E a eleição deste ano, mesmo com alguns diferenciais, ainda terá este rebojo de gente se embolando em acordos, que nem sempre se sustentam.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)