Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A epopeia de Confúcio


A epopeia de Confúcio - Gente de Opinião

A epopeia de Confúcio

Foi uma campanha repleta de nuances, onde tudo tinha ocorrido no primeiro turno para o governador Confúcio Moura perder no segundo, no entanto mais um favorito na peleja ao governo de Rondônia – o ex-senador Expedito Junior - acabou tombando. Derrotado na primeira etapa, e na maioria dos municípios da sua região – o Vale do Jamari - e em todo interior do estado, onde estão concentrados mais de dois terços do eleitorado rondoniense, Confúcio era ameaçado por um vira-vira do tucano

Numa eleição onde tudo de improvável aconteceu, como a vitória do peemedebista numa capital que até pouco tempo atirava pedras na atual gestão, uma aliança com um dos prefeitos mais desgastados no estado – Mauro Nazif – e no segundo turno com o PT objeto de grande rejeição, o governador penou até com uma greve de formiguinhas até chegar à vitória deste domingo.

Sobrevivendo a desorganização de sua campanha no primeiro turno, Confúcio venceu na capital por 10 mil votos, quando até uma semana do primeiro pleito perdia feio tucano. O efeito manada entre os indecisos catapultou o governador para o segundo turno e, o resultado no segundo, foi uma vitória estrondosa, com mais de 50 mil votos.

“Porto Velho, mais uma vez,
garantiu a vitória de Confúcio Moura”



 

O teatro cassolista

A epopeia de Confúcio - Gente de OpiniãoNa oposição, ainda no primeiro turno o ex-governador Ivo Cassol e Expedito Junior tramavam juntos para derrubar Confúcio. Ivo tinha dois candidatos na etapa anterior, o tucano e sua irmã Jaqueline, escalada para detonar o governador nos debates e poupar o candidato tucano no horário eleitoral gratuito.

No acordo entre Cassol e Expedito estava à indicação de Neodi Carlos a vice do tucano, um político caninamente fiel ao ex-governador. Passado o primeiro turno, quando se esperava que o maior inimigo na terra de Expedito ficasse fora da campanha ou até apoiasse Confúcio, eis que a farsa veio a tona.

Em posição de inferioridade na passagem do turno, Expedito precisou do apoio direto do ex-governador que começou o segundo turno fingindo neutralidade, mas com o passar do tempo subiu no palanque tucano. Ao final, Ivo mandou Expedito para a capital, garantindo que no interior ele daria conta. O resultado do desastre desta aliança se verificou nas urnas domingo.

É possível que a partir de hoje um jogue a culpa no outro sobre a derrota, esquecendo que a coalizão formada estava deteriorada com tantos fichas sujas.

“A encenação começou com a indicação de Neodi
como vice de Expedito”




 

A epopeia de Confúcio - Gente de OpiniãoO tom conciliador

Reeleito, e ainda no calor das comemorações da vitória em Ariquemes, Confúcio Moura, ao lado de familiares e de amigos, adotou um tom de conciliação. Humilde, lembrou que vai governar para todos e que não é afeito a perseguições. Disse que não guarda rancores da campanha acirrada e reafirmou seus compromissos de desenvolvimento tocando os projetos em andamento, desde a construção do estádio olímpico, a conclusão do Espaço Alternativo e o reinicio imediato das obras de água e esgoto na capital

Vencedor com margem apertada no primeiro turno, Confúcio teve ao seu lado no segundo, o grande vencedor ao Senado, o candidato reeleito Acir Gurgacz na segunda etapa percorrendo o estado inteiro. O parlamentar pedetista ganhou a parada com diferença de 120 mil votos e foi o garoto propaganda do governador na grande vitória do segundo turno.

Também deve ser enfatizado o respaldo da maioria dos prefeitos, dos deputados estaduais e federais eleitos sob a sua coalizão partidária. Foi um grande esforço   ocasionando melhor desempenho do governador na reta final.  

“As obras de água e esgoto
serão retomadas imediatamente em Porto Velho”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)