Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A DANÇA DOS INELEGÍVEIS - Por Carlos Sperança


Agora, em Portugal

Em vista da instabilidade política e econômica e a falta de segurança no Brasil, mais os problemas relacionados à desconfiança ao presidente Donald Tramp nos Estados Unidos, mais precisamente no paraíso dos Brasileiros, que é o estado da Florida, Portugal tem atraído a cada ano mais investidores de imóveis, e, por conseguinte, novos moradores brasileiros. Miami esta perdendo investidores para redutos portugueses nos últimos dois anos.

Com esta nova escala migratória, os brasileiros já lideram o ranking de compradores de casas e apartamentos na capital portuguesa, Lisboa e na segunda cidade mais importante do país, que é o Porto. Desde empresários, atores, jogadores de futebol a profissionais liberais estão escolhendo Portugal, até pela facilidade com a língua além da vizinhança com países europeus, como a Espanha.  

Ao lado de famílias de espanhóis, ingleses e chineses os brasileiros estão redescobrimento Portugal. Como não podia deixar de ser também famílias rondonienses tem se transferido para lá, desde funcionários públicos bem remunerados até empreendedores e profissionais liberais.


É até abril

O prazo de desincompatibilização para aqueles que ocupam cargos nas esferas federais, estaduais e municipais se estende até meados de abril. No governo de Rondônia, o secretário da Agricultura Evandro Padovani (PSB-Vilhena) e o titular do DER Ezequiel Neiva (MDB-Cerejeiras) já deixaram as funções. Willians Pimentel, provável candidato a deputado estadual ainda não se decidiu, mas nos próximos dias é outro nome cogitado a deixar o CPA.

Oito candidatos

Conforme o governador Confúcio Moura, que ainda não se decidiu se fica ou sai do MDB para disputar uma vaga ao Senado, ao todo oito funcionários do seu primeiro e segundo escalões estão se preparando para a disputa de cadeiras para a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Confúcio foi muito franco com o partido, afirmando que de acordo com a configuração da eleição, ele poderá mudar de legenda para evitar uma canibalização na disputa ao Senado com Valdir Raupp.

Saiu chamuscado

Cotado para ser um dos candidatos mais votados do MDB a Assembléia Legislativa, Ezequiel Neiva esta saindo chamuscado do Departamento de Estradas e Rodagens –DER. O famigerado caso da ponte de Ji-Paraná, com baita superfaturamento, denunciado pelo deputado estadual Hermínio Coelho (PDT-Porto Velho) redundou em escândalo e ele teve até seus bens bloqueados pela justiça. Nos bastidores sabe-se quem vem mais coisa pela frente queimando Neiva.

Entrando na dança

A DANÇA DOS INELEGÍVEIS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Temos uma eleição bem travada e com os nomes indefinidos para a peleja ao governo do estado de Rondônia. Agora também se aguarda a listagem dos inelegíveis – e são muitos, como grãos de areia - do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça Eleitoral. Para se saber quem é quem no pedaço ainda vai longe. Muitas postulações serão decididas nos tribunais e os fichas sujas condenados antes de 2010 também entraram na dança.

Cristal da Calama

Comparada a outras cidades da região Norte, Porto Velho tem sido bem aquinhoado pelas esferas nacional, estadual e municipal em termos de casas populares embora muitas delas entregues sem infra-estrutura para as famílias de baixa renda. Mega conjuntos como o Orgulho do Madeira, na Zona Leste, abrigando milhares de pessoas já foram disponibilizados e agora o conjunto Cristal, com acesso já sendo asfaltado pelo prefeito Hildon Chaves. 
 

Via Direta

*** A edição impressa do Jornal do Brasil voltou às bancas fazendo crer na ressurreição da mídia impressa no país *** No entanto, a modalidade é muito cara e os jornais de outras regiões continuam sofrendo as agruras com a alta dos custos *** Trocando de saco para mala: já se fala em mudanças na escalação de candidatos ao Senado em Rondônia *** O ano de 2018 realmente será marcado pelas reviravoltas políticas, algumas até surpreendentes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)