Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A crise e a mão grande


A crise
e a mão grande

Mais da metade dos municípios brasileiros fechou o balanço no vermelho em 2015, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. Em Rondônia a situação não é diferente e quem não esta com as contas deficitárias terá o orçamento reduzido em 2016, caso de Porto Velho, que terá R$ 78 milhões a menos nos cofres públicos, de acordo com a peça enviada para apreciação na Câmara de Vereadores.A crise e a mão grande - Gente de Opinião

Mas o colapso municipalista não pode ser debitado apenas à crise econômica que chicoteia o Brasil de cabo a rabo e a queda de repasses constitucionais. Tem a ver e muito, com as lambanças dos prefeitos e vereadores, a criação de obras faraônicas, como o aquário gigante de Campo Grande (MS), os desvios de recursos na saúde e até na merenda escolar.

Muitos prefeitos e vereadores com as suas mãos grandes agem como vermes hospedeiros. São como lombrigas famintas, vampirizam cada vez mais o erário, aplicando toda espécie de golpes no sofrido povo brasileiro.



 


Eleições 2016

A crise e a mão grande - Gente de Opinião

Prestes a entrar em rota de colisão por projetos díspares, o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp (ambos do PMDB) terão candidatos diferentes nas eleições de 2016 na capital. Raupp esta aliado ao ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) para lançar Willians Pimentel, já o governador Confúcio prefere Lindomar Garçom que esta de mala e cuia para o PROS ou se alinhar ao projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB).

Bom exemplo

Numa casa de leis onde tem ocorrido de tudo nos últimos anos, deputado economizar recursos do erário, como se constatou com Aélcio da TV (PP-Porto Velho) é uma raridade. Mas é o que consta nos levantamentos da tesouraria da Assembléia Legislativa, no quesito de verbas indenizatórias. Quiçá outros parlamentares sigam seu exemplo mais adiante já que os novos deputados mostram mais transparência.

Rincões capixabas

A crise e a mão grande - Gente de OpiniãoDepois de visitar parentes e amigos nos rincões do Espírito Santo – sua terra Natal - e Nordeste, o radialista Valdemar Camata esta de volta para reassumir seu programa  diário na Rádio Planalto em Ji-Paraná. De passagem por Porto Velho, ele adiantou que volta depois carnaval  também com o programa Berro do Boi, voltado ao agronegócio que vem crescendo muito no estado nos últimos anos.

No Congresso

Segue o recesso parlamentar nas assembléias legislativas, Câmaras de Vereadores e no Congresso Nacional. Na volta às lides, os deputados estaduais se mobilizam pela pauta do boi cujo preço é um avilte a classe produtora. No Congresso, a CPMF entra em pauta, além dos contingenciamentos do orçamento da União. Na Câmara de Vereadores da capital, começa a revisão do Plano Diretor.

 O desemprego

Além das restrições ao crédito, a escassez de recursos e a recessão, também o desemprego se transformou num dos principais motivos da retração do mercado imobiliário em Porto Velho. Como se sabe, a capital rondoniense foi uma das 50 cidades que mais demitiu no Brasil no ano passado e a insegurança nos postos de trabalho continua grande nestas bandas.


 

Via Direta

***Maltratado e perdendo a importância de anos atrás, o centro histórico de Porto Velho precisa de um programa de revitalização com urgência ***Além disto, viciados em drogas, mendigos, marginais e desocupados infernizam os turistas no Complexo da Estrada de ferro madeira Mamoré***Os vereadores da capital acabaram desistindo de aumentar o número de cadeiras de 21para 25 *** As reações contrárias foram enormes. 

A crise e a mão grande - Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)