Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A convite do TCU, governador Confúcio fala no Pará sobre desafios para o desenvolvimento na região Norte


Gente de Opinião

No dia 12, Confúcio Moura falou a empresários na Fiesp sobre Rondônia

Palestrante convidado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o evento “Diálogo Púbico – Amazônia Sustentável: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico,” que se realiza na cidade de Belém (PA), o governador Confúcio Moura irá expor sobre “Os Desafios e Soluções factíveis para o Desenvolvimento da Região Norte”, tema do painel 5, programado para as 16h15 do dia 22, quinta-feira. A programação ocorre até às 12 h do dia 23, sexta-feira.

Este painel debaterá as possibilidades efetivas de implementação dos planos regionais de desenvolvimento. Ele conta ainda com participação do governo do Amapá e Ministério da Integração Nacional, com moderação de representante do TCU.

Segundo a programação do evento, o objetivo da iniciativa é contribuir para o planejamento das ações dos governos federal e estaduais e para o desenvolvimento sustentável da região Norte, que apresenta indicadores de desenvolvimento socioeconômico inferiores à média nacional.  Toda a programação ocorre no auditório do Banco da Amazônia (Basa).

O primeiro painel tem como tema “O Desafio de Desenvolver a Amazônia com Sustentabilidade”. As alternativas para a interiorização do desenvolvimento com preservação dos recursos naturais serão examinadas pelos governos do Pará e Tocantins, participantes deste tema.

O painel “Financiamento ao Desenvolvimento Regional e Visão Integrada dos Órgãos em prol do Crescimento Sustentável”, a seguir, debaterá formas de desenvolvimento econômico e social intrarregional, considerando a sustentabilidade, captação de recursos e garantiras de negócios.  Dele participam representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Banco da Amazônia (BASA).

O desenvolvimento das cadeias produtivas locais, a partir do aproveitamento das características intrínsecas da Região Amazônica, será o assunto do painel “Marca Amazônia e a Geração de Renda”. Os governos do Acre, Amazonas e Maranhão fazem parte deste painel.

O quarto painel, “Regularização Fundiária e seus Reflexos no Desenvolvimento Sustentável” tem a participação dos governos de Roraima e Mato Grosso e ainda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados (Cindra). Serão debatidas formas de garantir a regularização da terra ao pequeno e médio produtor para que obtenham acesso às políticas públicas.

Leia mais:

Governador Confúcio Moura abre seminário Rondônia de
oportunidades, na Federação das Indústrias de São Paulo


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)