Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A Câmara Municipal de PVH vivencia a crise das crises


Os supersalários

Finalmente o Congresso Nacional se volta à investigação dos supersalários na vida pública, uma maracutaia presente em todos os Estados, inclusive na própria Câmara dos Deputados e Senado. A comissão Especial Extrateto, que investiga a existência de salários acima do teto constitucional no serviço publico, promove audiência nesta terça-feira à tarde, com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique Oliveira, para debater o assunto.

Também foram convidados para a audiência, conforme informa a Agência Senado, a presidente da Associação dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cavalcanti; o presidente da Associação dos Magistrados brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa; e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, entre tantas outras autoridades.

A Comissão que investiga os supersalários em toda a máquina publica foi criada por iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e tem como relatora a senadora Katia Abreu (PMDB-TO). Ela acredita que o relatório da proposta será votada até o próximo dia 23.

Longa espera

Toda classe política e a própria população esperam definições nesta semana a respeito do secretariado do prefeito eleito, Hildon Chaves (PSDB). O planejamento da futura gestão de Porto Velho já trabalha com a possibilidade de um plano emergencial (para o eterno problema das alagações) e de reforços na Defesa Civil diante da possibilidade de uma nova enchente.

Uma bofetada

O senador Álvaro Dias (PV-PR) lamentou no final de semana o fato de o Senado não incluir na pauta de votação em plenário o projeto do fim do foro privilegiado das autoridades, cuja proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Ele vê na medida uma bofetada na cara da impunidade. A medida atinge deputados, senadores, ministros e o presidente da República.

Crise da crise

A Câmara Municipal de Porto Velho vivencia a crise das crises. Depois de gastos abusivos nos últimos anos, a Casa de Leis não tem recursos sequer para quitar a dívida com os servidores demitidos, uma exigência da Justiça, de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal. E mesmo sem dinheiro, os vereadores só pensam no próprio umbigo: aumentar os próprios salários.

Operação Natal

Com o propósito de minimizar os efeitos da criminalidade em Porto Velho, a Polícia Militar desencadeia a Operação Natal, reforçando o contingente nas ruas, principalmente nos centros comerciais (Jatuana, Amador dos Reis, Carlos Gomes e 7 de Setembro) e pontos críticos de incidência de roubos, assaltos, homicídios, etc. Espera-se que a Polícia Civil também reforce as ações neste fim de ano.

Para esquecer

O ano de 2016 vai terminando e é um ano para esquecer. Grandes tragédias, crise econômica, desemprego. Nunca se estuprou, roubou e assaltou tanto em Porto Velho. Também nunca se rapinou tanto em Rondônia, nunca se prendeu tanto prefeito e vereador ladrão. Nunca se fez tantas operações policiais para prender corruptos. Que 2017 seja mais aprazível…

Via Direta

*** O PSDB de Rondônia terá encontros regionais em dezembro e janeiro para receber novos quadros em Ji-Paraná e Vilhena *** As promessas das barreiras de contenções no rio Madeira se transformaram em brisa e estão cada vez mais distantes por falta de recursos *** Na verdade, a União só manteve o compromisso de construir moradias para os flagelados em Porto Velho…

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)