Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A barbárie voltou. A violência já vinha batendo verdadeiros recordes no entorno de Porto Velho - Por Carlos Sperança


O Poder Feminino

Impressiona o hábito da população dos municípios da região do Triangulo do Café, entre Cacoal, Rolim e Pimenta Bueno, quanto a eleição de mulheres nas prefeituras. Pimenta Bueno, com Juliana A barbárie voltou. A violência já vinha batendo verdadeiros recordes no entorno de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoRoque (PSB), elegeu mulher pela segunda vez neste ano, assim como Cacoal com Glauciony Nery (PMDB), cidade que já teve Sueli Aragão nas rédeas do Paço do Café.

A região tem grande tendência ao matriarcado político. Espigão do Oeste já teve a prefeita Lucia Tereza, atual deputada: Rolim de Moura, a prefeita Milene Mota, Alta Floresta Nega Cassol. Nos pequenos municípios da região do café e Cone Sul também já tivemos prefeitas. Nos principais colégios eleitorais do estado, apenas Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena não elegeram mulheres, já que Ariquemes teve Daniela Amorim. Rosani Donadon em Vilhena seria a primeira prefeita em Vilhena, mas acabou inelegível. Jaru e Ouro Preto na Bacia Leiteira também já tiveram alcaidas eleitas e polarizaram no pleito de 3 de outubro.

Na capital a favorita deste ano era a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) que desistiu da peleja.
 


A barbárie

A violência já vinha batendo verdadeiros recordes no entorno de Porto Velho, Vale do Jamari e Cone Sul rondoniense. Só faltava uma chacina nos moldes daquela que ocorreu no Presídio Urso Branco, com cabeças rolando. Mas foi o que aconteceu na Penitenciária Enio Pinheiro com oito mortes e dezenas de feridos num confronto entre facções criminosas. A barbárie voltou.

A renovação
Gente de Opinião

O presidente regional do PDT Acir Gurgacz abre em meados do ano que vem uma série de encontros regionais do partido visando à eleição de diretórios definitivos. Com oito prefeitos eleitos e aumentando sensivelmente o numero de vereadores nas eleições de outubro, os pedetistas apostam na renovação dos quadros partidários para alcançar bons resultados em 2018.

Paz no campo

Esta difícil de Rondônia alcançar a tão sonhada paz no campo. O próprio INCRA admite que a violência seja alarmante nos imóveis rurais localizados ao longo da BR 429, no Vale do Jamari e Cone Sul rondoniense, motivada pelas disputas de terras onde existem pendências de regularização fundiária e ações judiciais. As esferas governamentais precisam fazer alguma já que a incidência de chacinas tende a aumentar.

Tomou gosto
Gente de Opinião

Nos bastidores já é tida como certa a presença do ex-secretário de Saúde Willians Pimentel - que teve um bom desempenho nas eleições municipais - na nominata de candidatos do PMDB a Assembleia Legislativa em 2018. Pimentel, que sempre foi técnico, tomou gosto pelos embates eleitorais, se saindo bem nos debates e no contato direto com o eleitorado.

A reeleição

A barbárie voltou. A violência já vinha batendo verdadeiros recordes no entorno de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Em visita a redação na semana passada, o deputado federal Marcos Rogério que assumiu o comando dos Democratas, desmentiu o que era dado como certo nos meios políticos, ou seja, que ele entraria na disputa de uma cadeira ao Senado em 2018. Ele ratificou o projeto de reeleição e vai se dedicar a partir de agora na organização do partido que elegeu três prefeitos e 23 vereadores.
 

Via Direta

*** A reforma política volta à berlinda a partir de novembro e têm deputados e senadores defendendo a redução de cadeiras no Congresso Nacional *** Com histórico de idas e vindas com secas e enchentes se alternando, Porto Velho tem que ficar de olho nos efeitos do fenômeno “El Nina” na virada do ano *** Com sua economia calcada no contracheque, o dinheiro some depois da primeira quinzena de cada mês na capital.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)