Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Carlos Sperança

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Portal Gentedeopinião. E-mail: csperanca@enter-net.com.br

'22 de dezembro jamais será esquecido'

21/12/2007 - [22:30] - História

O dia 22 de dezembro de 1981, como narra o historiador Francisco Matias, jamais será esquecido pelo povo rondoniense. Naquela data, o estado de Rondônia foi criado, através da Lei Complementar n.º 41,sancionada pelo presidente da República João Figueiredo. Era o apogeu do Eldorado rondoniense que atraia milhares e milhares de migrantes de todo país. 

Na sua chegada de Brasília, onde fora acompanhar o ato presidencial, o governador Jorge Teixeira de Oliveira foi recebido nos braços do povo, ao desembarcar no aeroporto Belmont. A festa seguiu com numa inesquecível carreata pelas ruas de Porto Velho. 

Portanto, neste mês de dezembro o Estado de Rondônia comemora seus 26 anos de criação, reverenciando Teixeirão e sua luta pela transformação do território federal em estado. Coube a ele lançar as estacas do estado com a implantação da Assembléia Legislativa, carrear junto ao governo federal a pavimentação da BR 364, a construção da Hidrelétrica de Samuel, entre outras obras de vulto para o novo estado. 

Numa entrevista coletiva, ainda no aeroporto o governador Teixeira ressaltou os esforços para concretizar o sonho dos rondonienses destacando a importância do presidente João Figueiredo e do ministro Mário Andreazza na conquista. 

Desde as primeiras horas da manhã do dia 24 de dezembro, o dia da chegada do governador, milhares de pessoas se movimentavam defronte o Palácio Presidente Vargas, para comemorar o que foi considerado um “presente de natal” para a população. Teixeirão já tinha sido ovacionado por 5 mil pessoas no aeroporto e subiu num caminhão onde fez a saudação para as milhares de pessoas que o esperavam defronte o Palácio Presidente Vargas, sede do governo.
 
Em pronunciamento, a mais importante vereadora do estado (não existia Assembléia Legislativa naquela época) Marise Castiel destacou o trabalho do governo Jorge Teixeira e a missão cumprida. Ressaltou ainda vereadora situacionista que o povo “deve ser grato e reconhecer o trabalho realizado e elevar uma prece a Deus por já possuir um estado estruturado por ser mais uma estrela no azul da União, e ainda por receber o primeiro governador do estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira”. 

Outras autoridades se pronunciaram sobre o acompanhamento da tramitação do Projeto de Lei Complementar que criou o estado de Rondônia, como o deputado federal Isaac Newton Pessoa que mostrava-se plenamente realizado com a concretização do sonho rondoniense. 

“Não está fácil falar, hoje é um dia de grande alegria para mim, pois cumpri a promessa de criar o Estado. Ele está aí e será forte”, disse o governador Jorge Teixeira em seu discurso, agradecendo o calor humano da população. 

A visão de futuro de Teixeirão

Em rápidas palavras o governador Jorge Teixeira sintetizou a grande transformação em andamento para Rondônia. “Estamos asfaltando a BR-364; em ritmo acelerado vem aí a Hidrelétrica de Samuel: eis-nos com o Polonoroeste voltado para um sistema agrícola de Rondônia que estará beneficiando milhares de produtores rurais; conquistamos finalmente o Estado; resta, portanto, a todos nós trabalhar com afinco para transformar Rondônia num dos maiores estados do Brasil”. 

 

A visão de futuro de Teixeirão

Em rápidas palavras o governador Jorge Teixeira sintetizou a grande transformação em andamento para Rondônia. “Estamos asfaltando a BR-364; em ritmo acelerado vem aí a Hidrelétrica de Samuel: eis-nos com o Polonoroeste voltado para um sistema agrícola de Rondônia que estará beneficiando milhares de produtores rurais; conquistamos finalmente o Estado; resta, portanto, a todos nós trabalhar com afinco para transformar Rondônia num dos maiores estados do Brasil”.

 

O governador Jorge Teixeira desembarca no aeroporto Belmont em 24 de dezembro nos braços do povo
O governador Jorge Teixeira desembarca no aeroporto Belmont 
em 24 de dezembro nos braços do povo

Na entrevista a imprensa, Teixeirão agradeceu o presidente João Figueiredo e o ministro Mário Andreaza
 Na entrevista a imprensa, Teixeirão agradeceu o presidente João Figueiredo 
e o ministro Mário Andreaza 

 

Comemoração no Congresso

No Congresso Nacional, o deputado federal Isaac Newton Pessoa (PDS), da base aliada do governador Jorge Teixeira comemora a aprovação do projeto Rondônia estado. Ao lado, estava o deputado da oposição Jerônimo Santana (PMDB), o popular Bengala, que era contrário ao regime militar e a criação do estado, ladeados por outros parlamentares. Santana era contrário a criação do estado porque a medida tomada pelo Palácio do Planalto na época visava garantir maioria ao PDS, partido que sustentava o regime militar. Pagou caro pela sua posição: embora o político mais popular do estado não conseguiria se eleger ao Senado em 1982

Fonte: Revista Momento e Gentedeopinião

Tag's:


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados