Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

A PEDIDO DA SETUR, MPF VISTORIA ACERVO DA EFMM NO PRÉDIO DO RELÓGIO


 A PEDIDO DA SETUR, MPF VISTORIA ACERVO DA EFMM NO PRÉDIO DO RELÓGIO - Gente de Opinião

Após solicitação da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), a procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Gisele Dias de Oliveira Beggi Cunha visitou nesta terça-feira (29), o Prédio do Relógio para verificar as condições das peças do museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que estão guardadas no local provisoriamente.

A Setur cedeu o espaço temporariamente após a enchente histórica do Rio Madeira em 2014, com a garantia de que a Fundação Cultural da Prefeitura de Porto Velho (Funcultural) alugasse um espaço adequado para restaurar as peças, além de manter vigilantes e cuidar periodicamente da limpeza do acervo, o que não foi feito.

O lastimável o estado de degradação que se encontram as peças, correndo o risco de se extinguir, provocando perdas irreparáveis para o estado é preocupante, e a Setur não pode atuar na manutenção do patrimônio, pois foge de sua atividade-fim. Mesmo assim tem garantido cuidados com segurança e acondicionamento.

Atenta a situação, a Setur oficiou a Funcultural, cinco vezes, solicitando a retirada das peças e os contêineres, já que o Prédio do Relógio - que também é patrimônio histórico - passará por manutenção nos próximos dias, pois está com sérios problemas estruturais.

A procuradora vistoriou todo o acervo e elogiou o trabalho da Setur em fazer mais do que lhe cabia e garantiu que entrará em contato com o atual prefeito Mauro Nazif para buscar soluções para o problema de forma amigável, caso contrário tomará medidas judiciais para evitar que as peças se deteriorem cada dia mais por não receber a manutenção adequada.

Uma nova reunião será agendada entre o superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, MPF, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a nova administração da Prefeitura para definir um melhor local para acondicionar as peças para posteriormente serem transferidas para o Museu da Estrada de Ferro que será construído com recursos de compensação da Usina de Santo Antônio.

De acordo com Gisele Bleggi, as peças devem permanecer com a Setur, pois a princípio não existe uma solução para transferências das mesmas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)